[Tutorial]De Drag and Drop para GML: Aba "Main 1"

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    jiraya
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    [Tutorial]De Drag and Drop para GML: Aba "Main 1"

    Mensagem por jiraya em Sab Jan 08, 2011 1:48 pm

    [Autor: makeriniciante ]

    :mrm=linha:
    Create Instance:
    Essa função serve para criar uma instância* na room.
    Código:
    Código:
    instance_create(x,y,objeto)
    Exemplo:
    Código:
    if keyboard_check(vk_space) //Se a tecla ESPAÇO for pressionada
    {
    instance_create(x,y,obj_bala) //Cria o objeto obj_bala
    }
    Create Moving:
    Essa função serve para criar uma instância e ao mesmo tempo fazê-la se mover em uma posição e velocidade determinada pela pessoa.
    Código:
    var obj;
    obj=instance_create(x,y,objeto)
    with(obj)motion_set(direção,velocidade)
    Exemplo:
    Código:
    if keyboard_check(vk_space)
    {
    var obj;
    obj=instance_create(x,y,obj_tiro)
    with(obj)motion_set(global.direcao,10)
    }
    Create Random:
    Essa função serve para criar vários objetos de uma vez. Esses objetos são escolhidos pela pessoa.
    O.B.S.: No choose você só poderá escolher 16 objetos.
    Código:
    Código:
    instance_create(x,y,choose(objeto1,objeto2,objeto3,objeto4))
    Exemplo:
    Código:
    if score =1500
    {
    instance_create(10,10,choose(obj_bonus1,obj_bonus2,obj_bonus3,obj_bonus4))
    }
    Change Instance:
    Essa função serve para fazer uma troca entre objetos. Você poderá por exemplo fazer uma troca de personagem.
    Código:
    Código:
    instance_change(objeto,habilitar as funções do outro objeto)
    Exemplo:
    Código:
    instance_change(obj_player2,true)
    Destroy Instance:
    Basicamente essa função serve para destruir a instância do objeto.
    Código:
    Código:
    instance_destroy()
    exemplo:
    Código:
    if lives <=0
    {
    instance_destroy()
    }
    Destroy at Position:
    Essa função serve para destruir todos os objetos que estiverem na posição determinada.
    Código:
    Código:
    position_destroy(x,y)
    Exemplo:
    Código:
    if global.chave = 1
    {
    positon_destroy(25,477)
    }
    Change Sprite:
    Essa função serve para trocar o sprite atual do objeto por outro.
    Código:
    Código:
    sprite_index = nome do novo sprite
    Exemplo:
    Código:
    if keyboard_check(vk_up)
    {
    sprite_index = spr_player_cima
    }
    Transform Sprite:
    Essa função serve para transformar o sprite do objeto.
    Código:
    image_angle:
    Código:
    image_angle = valor
    Exemplo:
    Código:
    image_angle = direction
    //Ou
    image_angle = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y
    Código:
    image_xscale:
    Código:
    image_xscale=  valor
    Exemplo:
    Código:
    if direita = true
    {image_xscale = 1}
    else
    {image_xscale =-1}
    Código:
    image_yscale:
    Código:
    image_yscale = valor
    Exemplo:
    Código:
    if baixo = false
    {image_yscale = 1}
    else
    {image_yscale = 0.25}

    Color Sprite:
    Essa função serve para alterar a cor e a transparência do sprite.
    Código:
    Código:
    image_blend = nova cor
    image_alpha= valor da trasparência
    Exemplo:
    Código:
    image_blend = c_red
    image_alpha = 1
    Play Sound:
    Essa função serve para tocar um som.
    Código:
    sound_play(nome do som)
    Exemplo: (Evento: Collision with: obj_score)
    Código:
    sound_play(snd_score)
    Stop Sound:
    Essa função serve para parar um som que está tocando no momento.
    Código:
    Código:
    sound_stop(nome do som)
    Exemplo: (Evento: Mouse Left Button: obj_mudo)
    Código:
    sound_stop(snd_musica)
    Check Sound:
    Essa função serve para checar se um som está tocando. Se essa expressão for verdadeira acontece algo determinado pela pessoa.
    Código:
    Código:
    if sound_isplaying(nome do som)
    {
    Ações
    }
    Exemplo:
    Código:
    if sound_isplaying(snd_musica1)
    {
    sound_play(snd_musica2)
    }
    Previous Room:
    Essa função serve para voltar à room anterior.
    Código:
    Código:
    room_goto_previous()
    Exemplo:
    Código:
    if room = rm_final and lives = 9
    {
    room_goto_previous()
    }
    Next Room:
    Essa função serve para ir à room seguinte.
    Código:
    Código:
    room_goto_next()
    Exemplo:
    Código:
    if !instance_exists(obj_inimigo)
    {
    room_goto_next()
    }
    Restart Room:
    Essa função serve para reiniciar a room.
    Código:
    Código:
    room_restart()
    Exemplo: (Evento: Collision with: obj_inimigo)
    Código:
    room_restart()
    Different Room:
    Essa função serve para ir à uma room determinada.
    Código:
    Código:
    room_goto(número da room)
    Exemplo:
    Código:
    if room = rm_gameover
    {
    room_goto(7)
    }
    Check Previous:
    Essa função serve para checar se há uma room anterior a atual.
    Código:
    Código:
    if (room_next(nome da room)<>-1)
    {
    Ações
    }
    Exemplo:
    Código:
    if (room_next(room2)<>-1)
    {
    room_goto_previous()
    }
    Check Next:
    Essa função serve para checar se há uma room depois da atual.
    Código:
    if (room_previous(room)<>-1)
    {
    Ações
    }

    Exemplo:
    Código:
    if (room_previous(room)<>-1)
    {
    room_goto_next()
    }
    Créditos: Primeiramente a mim, por ter feito o tutorial, e ao Isaias, eu peguei as imagens do tutorial dele, estava com preguiça de recortar todos os ícones! x-D
    Até o próximo tutorial pessoal!

      Data/hora atual: Seg Dez 05, 2016 9:49 pm