po: denis L.
Tutorial: Tornando Texturas Encaixáveis
Nível: Fácil
Ferramenta: Camaleão Beta 1.0
Comandos:
Ctrl+MouseLeft:Seleciona uma região da textura para ser copiada
MouseLeft: Carimba a imagem com a parte copiada
Ctrl+Z: Corrige caso erre alguma coisa, só volta um STEP !
MouseWheel: Aumenta e diminui o tamanho da área de seleçãoda cópia !
DOWNLOAD: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Não é necessário instalar no PC !
Eu uso muito o Blender para fazer sprites 2D para fazer jogos no Game Maker, então para retribuir, usando o Game Maker fiz um programinha para a edição de texturas, e também já estava cansado de esperar 10 minutos até o Gimp abrir, que no meu PC ensiste em não funcionar direito, eu uso o Gimp apenas para 2 funções, e para mim não era necessário ter o um programa pesadão na hora que o executa !
Então usei meus conhecimentos no GM e criei esse programinha com as duas funções que mais usava no Gimp para editar minhas texturas !
Vou disponibilizá-lo para download gratuitamente, e nesse tuto vou ensinar o que muitos daqui talvez não saibam fazer, como tornar suas texturas encaixáveis, para quando aplicar ela em um plane por exemplo, ela ficar uma em cima e ao lado da outra encaixadinha sem aqueles cortes chatos que possuem a maioria das texturas que se encontram na net !
Informações Importantes: O limite de dimensões da imagem deve ser no máximo de 1024x1024, isso é o limite que pode ser usado em surfaces no GM, e se a imagem tiver alpha possivelmente ocorrerá problemas, meu programa não se dá muito bem com o alpha, mas como a maioria das texturas não possuem alpha não tem muita importância !
Só funciona no WINDOWS, pois usa o DirectX !
Após ter baixado o meu programa Camaleão, é só dar um duplo click no executável dele para abrir, não é necessário instalar nada no PC, ele funciona sem instalação !
TUTORIAL
Primeiramente será necessário baixar essa textura para poder acompanharem o tutorial, ela foi retirada do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Após ter feito isso, abra o programa Camaleão, vai aparecer apenas a janela do programa com o fundo todo preto e uma janelinha de ferramentas, abaixo explicarei o que cada um dos ícones nela faz !
1º: É a ferramenta "CARIMBO", serve para copiar certa região da imagem e colar em outra parte !
2º: Com o ícone de uma engrenagem não faz nada nesta versão, será um filtro de "encaixar automático" !
3º: Com um ícone de ciclo, desloca a textura para poder ser feita a edição do encaixe !
4º: Com o ícone de uma pasta, carrega uma textura do computador !
5º: Quadradinho com o nome smooth, por em quanto só visualiza a textura na tela com um allising, nada mais !
6º: Sinais "POSITIVO" e "NEGATIVO" é nada mais nada mesno que o "ZOOM" !
7º: Ícone de um "disquete", salva a imagem em um lugar expecífico no formato "PNG" apenas !
1º:Não é bem um bug, mas quando vocês abrirem a textura salva no GM, ou em algum outro editor, nos locais onde foi editado vai ficar totalmente transparente, não sei o motivo disso acontecer, deve ser o modo que o GM salva as surfaces, mas se abrir devolta no Camaleão, vai aparecer normal, mas não se preocupem, quando a textura é apliacada no modelador 3D ela fica certinho com o alpha voltando ao normal, isso é só na visualização mesmo, na verdade o alpha continua certo como foi editado, não sei o motivo disso !
2º: Algumas vezes a imagem pode não abrir, também não sei porque isso ocorre, talvez seja por algum erro de criação de surface, então está programado para não abrir mesmo a imagem para não trancar o programa !
Perguntem qualquer dúvida que tiverem sobre o uso do programa, e se não aparecer alguma imagem me avise, pois fiz o upload em uma porcaria de site, os outros não queriam funcionar !
Me avisem de BUGS no programa, pois ele ainda está em fase de testes, e nas próximas versões quero colocar muito mais opições e ferramentas !
[EDITADO] Esqueci de dizer que os ícones são fotos que eu peguei na net e editei dando uns efeitos do GM que deixa desenhado, as janelinhas foram feitas por mim mesmo. Editei aqui para avisar, senão alguém aparece me acusando de plágio ! Não posso dar créditos, pois onde elas estavam não pedia e nem dizia nada a respeito e também nem sei mais de onde é cada uma !
Sei que esqueci de colocar alguma coisa no tuto, mas se lembrar edito ele !
Té + !!!
Tutorial: Tornando Texturas Encaixáveis
Nível: Fácil
Ferramenta: Camaleão Beta 1.0
Comandos:
Ctrl+MouseLeft:Seleciona uma região da textura para ser copiada
MouseLeft: Carimba a imagem com a parte copiada
Ctrl+Z: Corrige caso erre alguma coisa, só volta um STEP !
MouseWheel: Aumenta e diminui o tamanho da área de seleçãoda cópia !
DOWNLOAD: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Não é necessário instalar no PC !
Eu uso muito o Blender para fazer sprites 2D para fazer jogos no Game Maker, então para retribuir, usando o Game Maker fiz um programinha para a edição de texturas, e também já estava cansado de esperar 10 minutos até o Gimp abrir, que no meu PC ensiste em não funcionar direito, eu uso o Gimp apenas para 2 funções, e para mim não era necessário ter o um programa pesadão na hora que o executa !
Então usei meus conhecimentos no GM e criei esse programinha com as duas funções que mais usava no Gimp para editar minhas texturas !
Vou disponibilizá-lo para download gratuitamente, e nesse tuto vou ensinar o que muitos daqui talvez não saibam fazer, como tornar suas texturas encaixáveis, para quando aplicar ela em um plane por exemplo, ela ficar uma em cima e ao lado da outra encaixadinha sem aqueles cortes chatos que possuem a maioria das texturas que se encontram na net !
Informações Importantes: O limite de dimensões da imagem deve ser no máximo de 1024x1024, isso é o limite que pode ser usado em surfaces no GM, e se a imagem tiver alpha possivelmente ocorrerá problemas, meu programa não se dá muito bem com o alpha, mas como a maioria das texturas não possuem alpha não tem muita importância !
Só funciona no WINDOWS, pois usa o DirectX !
Após ter baixado o meu programa Camaleão, é só dar um duplo click no executável dele para abrir, não é necessário instalar nada no PC, ele funciona sem instalação !
TUTORIAL
Primeiramente será necessário baixar essa textura para poder acompanharem o tutorial, ela foi retirada do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Após ter feito isso, abra o programa Camaleão, vai aparecer apenas a janela do programa com o fundo todo preto e uma janelinha de ferramentas, abaixo explicarei o que cada um dos ícones nela faz !
2º: Com o ícone de uma engrenagem não faz nada nesta versão, será um filtro de "encaixar automático" !
3º: Com um ícone de ciclo, desloca a textura para poder ser feita a edição do encaixe !
4º: Com o ícone de uma pasta, carrega uma textura do computador !
5º: Quadradinho com o nome smooth, por em quanto só visualiza a textura na tela com um allising, nada mais !
6º: Sinais "POSITIVO" e "NEGATIVO" é nada mais nada mesno que o "ZOOM" !
7º: Ícone de um "disquete", salva a imagem em um lugar expecífico no formato "PNG" apenas !
Carregue a textura que você baixou, apertando no ícone da "pastinha" e depois aperte no ícone de deslocar
Note que você pode mover a jenela de ferramentas para que ela não te atrapalhe, podendo também há "MINIMIZAR" e "MAXIMIZAR", não tente arrasta-la para fora da tela que ela sempre volta heh heh heh ! E não se assuste quando a textura sumir em quanto você move a jenela de ferramentas, isso é proposital para esconder um defeito muito feio do GM, quando você parar de mover a janela a textura vai voltar ao normal !
Agora sua textura deve ter ficado assim como mostra a imagem abaixo, certo ?
Vejam como as partes não se encaixam, ficou com uns cortes muito feios não acham ???
Depois de deslocada a textura, vai mudar automaticamente para a ferramenta "CARIMBO", caso ela não esteja selecionada, então aperte no ícone de um carimbo !
Você deve ter reparado que apareceu um circulo verde em volta do mouse, por ele que você selecionará a saberá a região afetada da textura quando copiar !
Mas não basta só selecionar o "CARIMBO", também é necessário primeiro escolher uma região da textura que será copiada para funcionar !
Então mova o mouse para uma região da textura que não pegue o corte que deu nela após ter sido deslocada. Fique "SEGURANDO" a tecla "Ctrl" e de um "CLICK" com o botão esquerdo do mouse !
Repare que apareceu outro circulo, este com a cor azul certo ? Então tudo o que estiver dentro dele será copiado e quando você clicar com o botão esquerdo do mouse novamente "SEM" estar apertando a tecla "Ctrl", você estará carimbando a textura com aquela parte copiada !
Para aumentar ou diminuir o tamanho da área de seleção, basta girar a rodinha do mouse para cima ou para baixo !
Agora é só ir escolhendo uma parte da textura que mais se adeque com a região onde estão os cortes e ir carimbando em cima, que os cortes vão sendo mascarados e se "camaleando" com a textura. Faça isso até que não seja mais possivel identificar os cortes na textura, uma dica é ir carimbando diverssas vezes o mesmo local, que vai ficando cada vez mais nítido !
Depois é só salvar e aplicar ela em seu modelo 3D, que ela vai ficar encaixável, pois não vai mais ter aqueles cortes quando elas ficarem uma em cima e ao lado da outra !
Textura "antes" da edição com o deslocamento, vejam como estão os cortes !
Textura depois de editada no "Camaleão", vejam como não se vê nem sinal dos cortes !
Bom uso do Programa para vocês, espero que sirva para alguém, assim como vai servir para mim !
BUGS:Note que você pode mover a jenela de ferramentas para que ela não te atrapalhe, podendo também há "MINIMIZAR" e "MAXIMIZAR", não tente arrasta-la para fora da tela que ela sempre volta heh heh heh ! E não se assuste quando a textura sumir em quanto você move a jenela de ferramentas, isso é proposital para esconder um defeito muito feio do GM, quando você parar de mover a janela a textura vai voltar ao normal !
Agora sua textura deve ter ficado assim como mostra a imagem abaixo, certo ?
Vejam como as partes não se encaixam, ficou com uns cortes muito feios não acham ???
Depois de deslocada a textura, vai mudar automaticamente para a ferramenta "CARIMBO", caso ela não esteja selecionada, então aperte no ícone de um carimbo !
Você deve ter reparado que apareceu um circulo verde em volta do mouse, por ele que você selecionará a saberá a região afetada da textura quando copiar !
Mas não basta só selecionar o "CARIMBO", também é necessário primeiro escolher uma região da textura que será copiada para funcionar !
Então mova o mouse para uma região da textura que não pegue o corte que deu nela após ter sido deslocada. Fique "SEGURANDO" a tecla "Ctrl" e de um "CLICK" com o botão esquerdo do mouse !
Repare que apareceu outro circulo, este com a cor azul certo ? Então tudo o que estiver dentro dele será copiado e quando você clicar com o botão esquerdo do mouse novamente "SEM" estar apertando a tecla "Ctrl", você estará carimbando a textura com aquela parte copiada !
Para aumentar ou diminuir o tamanho da área de seleção, basta girar a rodinha do mouse para cima ou para baixo !
Agora é só ir escolhendo uma parte da textura que mais se adeque com a região onde estão os cortes e ir carimbando em cima, que os cortes vão sendo mascarados e se "camaleando" com a textura. Faça isso até que não seja mais possivel identificar os cortes na textura, uma dica é ir carimbando diverssas vezes o mesmo local, que vai ficando cada vez mais nítido !
Depois é só salvar e aplicar ela em seu modelo 3D, que ela vai ficar encaixável, pois não vai mais ter aqueles cortes quando elas ficarem uma em cima e ao lado da outra !
Textura "antes" da edição com o deslocamento, vejam como estão os cortes !
Textura depois de editada no "Camaleão", vejam como não se vê nem sinal dos cortes !
Bom uso do Programa para vocês, espero que sirva para alguém, assim como vai servir para mim !
1º:Não é bem um bug, mas quando vocês abrirem a textura salva no GM, ou em algum outro editor, nos locais onde foi editado vai ficar totalmente transparente, não sei o motivo disso acontecer, deve ser o modo que o GM salva as surfaces, mas se abrir devolta no Camaleão, vai aparecer normal, mas não se preocupem, quando a textura é apliacada no modelador 3D ela fica certinho com o alpha voltando ao normal, isso é só na visualização mesmo, na verdade o alpha continua certo como foi editado, não sei o motivo disso !
2º: Algumas vezes a imagem pode não abrir, também não sei porque isso ocorre, talvez seja por algum erro de criação de surface, então está programado para não abrir mesmo a imagem para não trancar o programa !
Perguntem qualquer dúvida que tiverem sobre o uso do programa, e se não aparecer alguma imagem me avise, pois fiz o upload em uma porcaria de site, os outros não queriam funcionar !
Me avisem de BUGS no programa, pois ele ainda está em fase de testes, e nas próximas versões quero colocar muito mais opições e ferramentas !
[EDITADO] Esqueci de dizer que os ícones são fotos que eu peguei na net e editei dando uns efeitos do GM que deixa desenhado, as janelinhas foram feitas por mim mesmo. Editei aqui para avisar, senão alguém aparece me acusando de plágio ! Não posso dar créditos, pois onde elas estavam não pedia e nem dizia nada a respeito e também nem sei mais de onde é cada uma !
Sei que esqueci de colocar alguma coisa no tuto, mas se lembrar edito ele !
Té + !!!