[Autor: João Neto ]
Se você não é do ramo do desenvolvimento do Software, com certeza não sabe de uma verdade latente:
Não existe NADA que se compare a arquivar dados, de forma organizada, consistente e de fácil recuperação, do que os Bancos de Dados.
No mercado hoje, existem milhares, desde os mais simples, baseados em arquivos texto criptografados, como o SQLite, intermediários com criação de interface como o Access e o DataFlex, até grandes engines servidoras, como o SQL Server, Oracle e Sybase. A maioria delas, como são pagas, além de ser extremamente caro, é dispendioso, pois há Servidores de dados gratuitos(os chamados OpenSource) como o PostgreSQL e com permissões restritas, como o MySQL.
Das engines de banco citadas acima, trabalharemos com o MySQL. Porque? Porque foi a única engine de banco para GM que foi extremamente bem construída, estável e de uso com mediana dificuldade.
Há o seguintes casos a se pensar:
Uma verdade precisa ser dita: Com o GM, não importa se você usará MySQL, SQLite ou um arquivo INI para guardar dados, pois vai depender de como você pretende recuperar estes dados. Uma das vantagens do uso do MySQL seria a de que os dados poderiam ficar em um servidor web, onde haveria um site para criação de Contas, mas isso com certeza faria seu jogo se tornar uma “carroça” já que o acesso Banco -> Listener -> Client seria todo via TCP e de locais completamente distintos, o que com certeza comprometeria a performance.
Eu iniciarei nosso estudo de banco de Dados com o MySQL. Com o passar das aulas, talvez eu ensine a usar o SQLite, para aqueles que pretender ter “pequenos jogos” sem criação de contas e outras coisas.
Antes de mais nada, Baixe o MySQL 5.*, aqui.
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Baixe também o MySQL Yog, aqui.
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Para aprender a Instalar o MySQL, clique aqui
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DICA: na hora de configurar a senha do administrador(Root) marque o item “Enable Root Access from Remote Machines”. Este site também possui muitos tutoriais de PHP, para quem quiser fazer seus sites nessa linguagem.
Após todas as instalações, a Primeira coisa a fazer é criar uma tabela de Login. Saiba que, se você não tem conhecimento nenhum de banco de dados, pode ser meio “complicado” fazer um jogo usando o mesmo. Procure aprender sobre tabelas, tipos de dados, modelagem, etc. para que você possa usufruir melhor desta arma.
Abra o SQLYog. A primeira tela será a de configuração da conexão ao banco. Coloque a senha que você cadastrou na configuração do Servidor, a porta(se não foi mudada) é a 3306 e não escreva nada em database, como na figura.
Ao configurar, clique em Connect. Agora, na árvore da esquerda, aonde apareceu [email=root@localhost]root@localhost[/email], clique com o botão direito -> Create Database.
Agora de o nome de db_game, selecione as configurações como da figura e clique em Create.
Agora criaremos nossa tabela de login. Clique com o botão direito sobre o database -> Create table.
Agora, crie uma tabela como a da figura, e nomeie-a como tb_user.
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Tendo nossa tabela criada, podemos fazer o primeiro teste. Na janela escrito Query, Digite a linha abaixo:
Na janela abaixo da janela query, você verá que retornarão os campos criados na tb_user. O problema é que vieram vazios. Isso porque nossa tabela ainda está vazia. Vamos alimentar nossa tabela com um registro, para que nossos testes iniciais funcionem. Para isso, usaremos o SQLYog para colocar um registro na tabela. Para isso, mude o combo logo acima do retorno da query para o nome da tabela, e clique no botão ao lado, “Insert New Row”.
Não coloque nada no primeiro campo, coloque apenas nos outros, e clique em Save changes, como na figura.
Agora, se rodarmos a query novamente, ela retornará nosso registro inserido. Para quem nunca viu banco de dados você até que está indo bem não é?? ^^
A primeira parte de nosso “Login” está completa. Na segunda e terceira parte desta aula, eu darei os primeiros passos de como se construir um formuário de login no GM, como configurar o GMSQL e como fazer uma validação de login diretamente no banco.
Até lá.
Se você não é do ramo do desenvolvimento do Software, com certeza não sabe de uma verdade latente:
Não existe NADA que se compare a arquivar dados, de forma organizada, consistente e de fácil recuperação, do que os Bancos de Dados.
No mercado hoje, existem milhares, desde os mais simples, baseados em arquivos texto criptografados, como o SQLite, intermediários com criação de interface como o Access e o DataFlex, até grandes engines servidoras, como o SQL Server, Oracle e Sybase. A maioria delas, como são pagas, além de ser extremamente caro, é dispendioso, pois há Servidores de dados gratuitos(os chamados OpenSource) como o PostgreSQL e com permissões restritas, como o MySQL.
Das engines de banco citadas acima, trabalharemos com o MySQL. Porque? Porque foi a única engine de banco para GM que foi extremamente bem construída, estável e de uso com mediana dificuldade.
Há o seguintes casos a se pensar:
[li]Podemos usar a conexão TCP para carregar e enviar dados ao banco. Com isso, o mesmo poderia ser local, não havendo ainda necessidade de se usar aplicações pesadas, como o servidor de dados do MySQL.
[/li]
[li]Usando um “Servidor de dados” você pode fazer acesso direto a ele, sem usar a conexão TCP do jogo.
[/li]
Uma verdade precisa ser dita: Com o GM, não importa se você usará MySQL, SQLite ou um arquivo INI para guardar dados, pois vai depender de como você pretende recuperar estes dados. Uma das vantagens do uso do MySQL seria a de que os dados poderiam ficar em um servidor web, onde haveria um site para criação de Contas, mas isso com certeza faria seu jogo se tornar uma “carroça” já que o acesso Banco -> Listener -> Client seria todo via TCP e de locais completamente distintos, o que com certeza comprometeria a performance.
Eu iniciarei nosso estudo de banco de Dados com o MySQL. Com o passar das aulas, talvez eu ensine a usar o SQLite, para aqueles que pretender ter “pequenos jogos” sem criação de contas e outras coisas.
Antes de mais nada, Baixe o MySQL 5.*, aqui.
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Baixe também o MySQL Yog, aqui.
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Para aprender a Instalar o MySQL, clique aqui
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DICA: na hora de configurar a senha do administrador(Root) marque o item “Enable Root Access from Remote Machines”. Este site também possui muitos tutoriais de PHP, para quem quiser fazer seus sites nessa linguagem.
Após todas as instalações, a Primeira coisa a fazer é criar uma tabela de Login. Saiba que, se você não tem conhecimento nenhum de banco de dados, pode ser meio “complicado” fazer um jogo usando o mesmo. Procure aprender sobre tabelas, tipos de dados, modelagem, etc. para que você possa usufruir melhor desta arma.
Abra o SQLYog. A primeira tela será a de configuração da conexão ao banco. Coloque a senha que você cadastrou na configuração do Servidor, a porta(se não foi mudada) é a 3306 e não escreva nada em database, como na figura.
Ao configurar, clique em Connect. Agora, na árvore da esquerda, aonde apareceu [email=root@localhost]root@localhost[/email], clique com o botão direito -> Create Database.
Agora de o nome de db_game, selecione as configurações como da figura e clique em Create.
Agora criaremos nossa tabela de login. Clique com o botão direito sobre o database -> Create table.
Agora, crie uma tabela como a da figura, e nomeie-a como tb_user.
[img width=684 height=119][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tendo nossa tabela criada, podemos fazer o primeiro teste. Na janela escrito Query, Digite a linha abaixo:
- Código:
Select * from tb_user;
Na janela abaixo da janela query, você verá que retornarão os campos criados na tb_user. O problema é que vieram vazios. Isso porque nossa tabela ainda está vazia. Vamos alimentar nossa tabela com um registro, para que nossos testes iniciais funcionem. Para isso, usaremos o SQLYog para colocar um registro na tabela. Para isso, mude o combo logo acima do retorno da query para o nome da tabela, e clique no botão ao lado, “Insert New Row”.
Não coloque nada no primeiro campo, coloque apenas nos outros, e clique em Save changes, como na figura.
Agora, se rodarmos a query novamente, ela retornará nosso registro inserido. Para quem nunca viu banco de dados você até que está indo bem não é?? ^^
A primeira parte de nosso “Login” está completa. Na segunda e terceira parte desta aula, eu darei os primeiros passos de como se construir um formuário de login no GM, como configurar o GMSQL e como fazer uma validação de login diretamente no banco.
Até lá.