Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados

    jiraya
    jiraya
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados Empty Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados

    Mensagem por jiraya Sáb Jan 08, 2011 12:54 pm

    [Autor: João Neto ]
    Na lição passada eu mostrei um pedacinho de como será o uso de banco de dados em nosso projeto de jogo online. Muito ainda está por vir e, para aqueles que se interessarem, eu tentarei responder a todas as dúvidas.
    Nesta lição eu vou mostrar como construir uma tela básica de Login, usando alguns scripts e Objetos e validando se o usuário digitou mesmo o usuário e a senha. Vamos lá.
    Se quiser montar este exemplo a parte, faça isso, ou agregue ao projeto da Aula 4. Tanto faz já que ainda não haverá comunicação com o banco.
    Antes de mais nada baixe Este Script.
    Após importá-lo para seu projeto, ele deve mostrar os seguintes Scripts:
    Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados 41873067nq1
    Vou Explicar: O GM por padrão não possui controles de formulário, como campos de texto e botões. Há várias engines, Dlls e outros complementos que adicionam estes controles ao GM. Eu optei pelos scripts, que já possuem uma modificação feita por mim, por serem mais leves e não dispensar mais Dlls para o projeto Online.
    Como metade do que precisa ser feito já foi, vamos agora construir os Objetos. Crie 3 objetos com os nomes abaixo:
    Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados 76908660zq0
    No objLogin e no ObjSenha, Adicione um evento Draw, um Execute Code e nele coloque os scripts abaixo:
    objLogin:
    Código:

    draw_text(x,y+5,"Login:");
    global.login=input_box(x+60,y,256,"",true,false);
    ObjSenha:
    Código:

    draw_text(x,y+5,"Senha:");
    global.senha=input_box(x+60,y,256,"",false,true);
    Observe que estamos usando variáveis globais.
    Essas Globais serão instanciadas na criação do próximo objeto.
    No ObjButton, adicione um evento Create e um Draw. Nos Dois um Execute Code e em cada um os scripts Abaixo:
    ObjButton - Evento Create:
    Código:

    global.login = "";
    global.senha = "";
    ObjButton - Evento Draw:
    Código:

    if(button(x,y,"Login")){
        if global.login == "" {
            show_message("Preencha seu Login.");
            exit;
        }
        if global.senha == "" {
            show_message("Preencha sua Senha.");
            exit;
        }
        show_message("Logou !");
    }
    Observando os código acima, fica bem fácil entender o que ele faz.
    Nos objetos de Login e senha, declaramos o script de inputBox(Caixa de texto) e passamos o valor retornado para as variáveis globais. No objeto Botão, declaramos o botão e validamos se ele foi clicado. Se sim, validamos se as variáveis globais possuem valor e caso não, abortamos o processo e devolvemos uma mensagem, caso sim apenas devolvemos uma mensagem de "Logou.".
    De início, apenas a construção dos campos e uma forma de validação do preenchimento dos mesmos. Bem simples. Agora, crie uma room, e adicione os objetos, como na imagem abaixo:
    Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados 41662939fv3
    E sua tela ao rodar o projeto ficará assim:
    Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados 69029910im9
    A construção da tela de Login foi bem simples. Agora teste. Tente Clicar em login sem escrever nada em algum dos campos. foi bem fácil.
    Na próxima lição, faremos a inclusão do GMSQL, conectaremos ao banco e validaremos o usuário.
    Até lá.

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 3:54 pm