[Autor: João Neto ]
Na lição passada eu mostrei um pedacinho de como será o uso de banco de dados em nosso projeto de jogo online. Muito ainda está por vir e, para aqueles que se interessarem, eu tentarei responder a todas as dúvidas.
Nesta lição eu vou mostrar como construir uma tela básica de Login, usando alguns scripts e Objetos e validando se o usuário digitou mesmo o usuário e a senha. Vamos lá.
Se quiser montar este exemplo a parte, faça isso, ou agregue ao projeto da Aula 4. Tanto faz já que ainda não haverá comunicação com o banco.
Antes de mais nada baixe Este Script.
Após importá-lo para seu projeto, ele deve mostrar os seguintes Scripts:
Vou Explicar: O GM por padrão não possui controles de formulário, como campos de texto e botões. Há várias engines, Dlls e outros complementos que adicionam estes controles ao GM. Eu optei pelos scripts, que já possuem uma modificação feita por mim, por serem mais leves e não dispensar mais Dlls para o projeto Online.
Como metade do que precisa ser feito já foi, vamos agora construir os Objetos. Crie 3 objetos com os nomes abaixo:
No objLogin e no ObjSenha, Adicione um evento Draw, um Execute Code e nele coloque os scripts abaixo:
objLogin:
Essas Globais serão instanciadas na criação do próximo objeto.
No ObjButton, adicione um evento Create e um Draw. Nos Dois um Execute Code e em cada um os scripts Abaixo:
ObjButton - Evento Create:
Nos objetos de Login e senha, declaramos o script de inputBox(Caixa de texto) e passamos o valor retornado para as variáveis globais. No objeto Botão, declaramos o botão e validamos se ele foi clicado. Se sim, validamos se as variáveis globais possuem valor e caso não, abortamos o processo e devolvemos uma mensagem, caso sim apenas devolvemos uma mensagem de "Logou.".
De início, apenas a construção dos campos e uma forma de validação do preenchimento dos mesmos. Bem simples. Agora, crie uma room, e adicione os objetos, como na imagem abaixo:
E sua tela ao rodar o projeto ficará assim:
A construção da tela de Login foi bem simples. Agora teste. Tente Clicar em login sem escrever nada em algum dos campos. foi bem fácil.
Na próxima lição, faremos a inclusão do GMSQL, conectaremos ao banco e validaremos o usuário.
Até lá.
Na lição passada eu mostrei um pedacinho de como será o uso de banco de dados em nosso projeto de jogo online. Muito ainda está por vir e, para aqueles que se interessarem, eu tentarei responder a todas as dúvidas.
Nesta lição eu vou mostrar como construir uma tela básica de Login, usando alguns scripts e Objetos e validando se o usuário digitou mesmo o usuário e a senha. Vamos lá.
Se quiser montar este exemplo a parte, faça isso, ou agregue ao projeto da Aula 4. Tanto faz já que ainda não haverá comunicação com o banco.
Antes de mais nada baixe Este Script.
Após importá-lo para seu projeto, ele deve mostrar os seguintes Scripts:
Vou Explicar: O GM por padrão não possui controles de formulário, como campos de texto e botões. Há várias engines, Dlls e outros complementos que adicionam estes controles ao GM. Eu optei pelos scripts, que já possuem uma modificação feita por mim, por serem mais leves e não dispensar mais Dlls para o projeto Online.
Como metade do que precisa ser feito já foi, vamos agora construir os Objetos. Crie 3 objetos com os nomes abaixo:
No objLogin e no ObjSenha, Adicione um evento Draw, um Execute Code e nele coloque os scripts abaixo:
objLogin:
- Código:
draw_text(x,y+5,"Login:");
global.login=input_box(x+60,y,256,"",true,false);
- Código:
draw_text(x,y+5,"Senha:");
global.senha=input_box(x+60,y,256,"",false,true);
Essas Globais serão instanciadas na criação do próximo objeto.
No ObjButton, adicione um evento Create e um Draw. Nos Dois um Execute Code e em cada um os scripts Abaixo:
ObjButton - Evento Create:
- Código:
global.login = "";
global.senha = "";
- Código:
if(button(x,y,"Login")){
if global.login == "" {
show_message("Preencha seu Login.");
exit;
}
if global.senha == "" {
show_message("Preencha sua Senha.");
exit;
}
show_message("Logou !");
}
Nos objetos de Login e senha, declaramos o script de inputBox(Caixa de texto) e passamos o valor retornado para as variáveis globais. No objeto Botão, declaramos o botão e validamos se ele foi clicado. Se sim, validamos se as variáveis globais possuem valor e caso não, abortamos o processo e devolvemos uma mensagem, caso sim apenas devolvemos uma mensagem de "Logou.".
De início, apenas a construção dos campos e uma forma de validação do preenchimento dos mesmos. Bem simples. Agora, crie uma room, e adicione os objetos, como na imagem abaixo:
E sua tela ao rodar o projeto ficará assim:
A construção da tela de Login foi bem simples. Agora teste. Tente Clicar em login sem escrever nada em algum dos campos. foi bem fácil.
Na próxima lição, faremos a inclusão do GMSQL, conectaremos ao banco e validaremos o usuário.
Até lá.