Tutorial Plataformas Invisíveis
Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory
Sobre o Tutorial:
Olá
galera! Hoje estou aqui para ensinar a vocês algo BEEM, mas BEEM básico
e ao mesmo tempo BEEM, BEEM útil. Sabem aquelas plataformas do Megaman
X6 da fase daquele doidinho das conchas? Aquelas logo do começo, que
são invisiveis, e quando você pula nelas elas aparecem. Então, vou
ensinar a fazer elas aqui. É fácil.
P.S.: Dou créditos também ao Silas por me ensinar a fazer a animação de piscar só se repetir novamente quando pular na plataforma novamente, ou algo semelhante...
Material Necessário:
Uh, isso tá parecendo é aqueles programas de culinária XD
* Uma sprite de Plataforma
* Um dos programas citados no início da Matéria XD
Procedimento:
É
fácil. Primeiro crie um novo Active Object (Objeto Ativo). Aqui vai uma
foto dele no Multimedia Fusion 2. Não se preocupe, porque o Active
Object do Multimedia Fusion 2 é BEM parecido com o do The Games
Factory. Então, aí vai a foto: (só vou colocar isso porque pode ser que
venham iniciantes ver essa matéria né XD)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Multimedia Fusion 2
Agora
edite as animações dele. Na verdade, basta colocar na Standing a sprite
da plataforma, e na Walking coloque uma sprite da plataforma, e em
seguida, uma sprite transparente. Repita esse processo. Cada vez que
fizer isso, a plataforma vai piscar uma vez quando o personagem subir
nela. Então, fique a vontade para escolher quantas vezes vai repetir
esse processo. Mas tem um detalhe: a animação tem que terminar com a
sprite da plataforma. Se ela terminar com uma sprite transparente, vai
bugar tudo. Veja como tem que terminar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Você
também pode definir a velocidade da animação se quiser (aconselho a
velocidade em 10, mas não posso te obrigar a nada, afinal, o jogo é seu
né, não meu XD). ATENÇÃO: NÃO MARQUE A OPÇÃO LOOP!!
Agora crie
outro Active Object. Pinte ele de uma cor qualquer, e mude o tamanho
para uma linha nem tão fina nem tão grossa. Essa linha é que vai fazer
o personagem não cair quando encostar na plataforma. Vamos chamá-lo de
Detector de Cima. Certo, crie mais 2 detectores de colisão e coloque
nas laterais. Vamos chamá-los de Detector Lateral 1 e Detector Lateral
2. Posicione os Detectores Laterais na lateral da plataforma, e o
Detector de Cima, em cima da plataforma. Mas não cubra totalmente a
plataforma com os detectores. Deixe no mínimo, um pixel fora da linha
traçada pelos detectores. Assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se
você notar bem, nas laterais e em cima, eu deixei os detectores em
baixo do primeiro pixel, tanto os das laterais quanto os da
horizontal...
Enquanto isso, no Event Editor:
Nossa,
eu amo essa frase XD! Agora vem a parte mais importante. A edição dos
eventos. Para não ficar muito confuso, crie um grupo, coloque o nome
"PLATAFORMA INVISÍVEL" (sem aspas, e não precisa ser necessáriamente
esse, mas é aconselhável).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora vá adicionando as condições nele. Adicione as seguintes condições: (em Negrito, as condições, em Itálico, as explicações)
START
OF FRAME > MAKE OBJECT INVISIBLE (PLATAFORMA), MAKE OBJECT INVISIBLE
(DETECTOR DE CIMA), MAKE OBJECT INVISIBLE (DETECTOR LATERAL 1) E
(DETECTOR LATERAL 2)
Bem, isso fará que com o início do nível, a plataforma fique invisível]
(PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE OBJECT REAPPEAR
Quando o personagem colidir com a plataforma, a plataforma aparece
(PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE INVISIBLE
Atenção:
Ponha um negate nessa condição! Para colocar um Negate, clique com o
botão direito do mause no número da condição e selecione a opção
"Negate". Se tiver dado certo, tem que ter ficado deste jeito:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nem
em todas as condições, o Negate pode ser usado! Isso fará com que
quando o personagem não estiver colidindo com plataforma, a plataforma
ficar invisível
(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) CHANGE ANIMATION SEQUENCE TO WALKING
Isso vai fazer com que quando o personagem pisar na plataforma, ela aparecer, piscar, e ficar parada.
(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR DE CIMA) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando
o personagem colidir com o Detector de Cima, o movimento para. Se você
usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo
a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...
(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 1) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando
o personagem colidir com o Detector Lateral 1, o movimento para. Se
você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou
aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer
pelo mesmo...
(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 2) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando
o personagem colidir com o Detector Lateral 2, o movimento para. Se
você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou
aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer
pelo mesmo...
Meu Resultado:
Bem, tá aí, foi assim que ficou o MEU resultado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Redução da imagem: 76% do seu tamanho original [ 673 x 315 ]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Finalizando:
Pronto, tá aí sua Plataforma Invsível feita! Espero que gostem, e aqui acaba meu tutorial.
Abraços!
Creditos:Eskyz (Tutorial Retirado do Brasil Game Forum)
Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory
Sobre o Tutorial:
Olá
galera! Hoje estou aqui para ensinar a vocês algo BEEM, mas BEEM básico
e ao mesmo tempo BEEM, BEEM útil. Sabem aquelas plataformas do Megaman
X6 da fase daquele doidinho das conchas? Aquelas logo do começo, que
são invisiveis, e quando você pula nelas elas aparecem. Então, vou
ensinar a fazer elas aqui. É fácil.
P.S.: Dou créditos também ao Silas por me ensinar a fazer a animação de piscar só se repetir novamente quando pular na plataforma novamente, ou algo semelhante...
Material Necessário:
Uh, isso tá parecendo é aqueles programas de culinária XD
* Uma sprite de Plataforma
* Um dos programas citados no início da Matéria XD
Procedimento:
É
fácil. Primeiro crie um novo Active Object (Objeto Ativo). Aqui vai uma
foto dele no Multimedia Fusion 2. Não se preocupe, porque o Active
Object do Multimedia Fusion 2 é BEM parecido com o do The Games
Factory. Então, aí vai a foto: (só vou colocar isso porque pode ser que
venham iniciantes ver essa matéria né XD)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Multimedia Fusion 2
Agora
edite as animações dele. Na verdade, basta colocar na Standing a sprite
da plataforma, e na Walking coloque uma sprite da plataforma, e em
seguida, uma sprite transparente. Repita esse processo. Cada vez que
fizer isso, a plataforma vai piscar uma vez quando o personagem subir
nela. Então, fique a vontade para escolher quantas vezes vai repetir
esse processo. Mas tem um detalhe: a animação tem que terminar com a
sprite da plataforma. Se ela terminar com uma sprite transparente, vai
bugar tudo. Veja como tem que terminar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Você
também pode definir a velocidade da animação se quiser (aconselho a
velocidade em 10, mas não posso te obrigar a nada, afinal, o jogo é seu
né, não meu XD). ATENÇÃO: NÃO MARQUE A OPÇÃO LOOP!!
Agora crie
outro Active Object. Pinte ele de uma cor qualquer, e mude o tamanho
para uma linha nem tão fina nem tão grossa. Essa linha é que vai fazer
o personagem não cair quando encostar na plataforma. Vamos chamá-lo de
Detector de Cima. Certo, crie mais 2 detectores de colisão e coloque
nas laterais. Vamos chamá-los de Detector Lateral 1 e Detector Lateral
2. Posicione os Detectores Laterais na lateral da plataforma, e o
Detector de Cima, em cima da plataforma. Mas não cubra totalmente a
plataforma com os detectores. Deixe no mínimo, um pixel fora da linha
traçada pelos detectores. Assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se
você notar bem, nas laterais e em cima, eu deixei os detectores em
baixo do primeiro pixel, tanto os das laterais quanto os da
horizontal...
Enquanto isso, no Event Editor:
Nossa,
eu amo essa frase XD! Agora vem a parte mais importante. A edição dos
eventos. Para não ficar muito confuso, crie um grupo, coloque o nome
"PLATAFORMA INVISÍVEL" (sem aspas, e não precisa ser necessáriamente
esse, mas é aconselhável).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora vá adicionando as condições nele. Adicione as seguintes condições: (em Negrito, as condições, em Itálico, as explicações)
START
OF FRAME > MAKE OBJECT INVISIBLE (PLATAFORMA), MAKE OBJECT INVISIBLE
(DETECTOR DE CIMA), MAKE OBJECT INVISIBLE (DETECTOR LATERAL 1) E
(DETECTOR LATERAL 2)
Bem, isso fará que com o início do nível, a plataforma fique invisível]
(PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE OBJECT REAPPEAR
Quando o personagem colidir com a plataforma, a plataforma aparece
(PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE INVISIBLE
Atenção:
Ponha um negate nessa condição! Para colocar um Negate, clique com o
botão direito do mause no número da condição e selecione a opção
"Negate". Se tiver dado certo, tem que ter ficado deste jeito:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nem
em todas as condições, o Negate pode ser usado! Isso fará com que
quando o personagem não estiver colidindo com plataforma, a plataforma
ficar invisível
(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) CHANGE ANIMATION SEQUENCE TO WALKING
Isso vai fazer com que quando o personagem pisar na plataforma, ela aparecer, piscar, e ficar parada.
(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR DE CIMA) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando
o personagem colidir com o Detector de Cima, o movimento para. Se você
usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo
a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...
(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 1) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando
o personagem colidir com o Detector Lateral 1, o movimento para. Se
você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou
aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer
pelo mesmo...
(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 2) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando
o personagem colidir com o Detector Lateral 2, o movimento para. Se
você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou
aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer
pelo mesmo...
Meu Resultado:
Bem, tá aí, foi assim que ficou o MEU resultado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Redução da imagem: 76% do seu tamanho original [ 673 x 315 ]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Finalizando:
Pronto, tá aí sua Plataforma Invsível feita! Espero que gostem, e aqui acaba meu tutorial.
Abraços!
Creditos:Eskyz (Tutorial Retirado do Brasil Game Forum)