[Multimedia Fusion]Tutorial Plataformas Invisíveis

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    jiraya
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    [Multimedia Fusion]Tutorial Plataformas Invisíveis

    Mensagem por jiraya em Ter Set 20, 2011 6:01 pm

    Tutorial Plataformas Invisíveis

    Nível: Iniciante
    Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory

    Sobre o Tutorial:

    Olá
    galera! Hoje estou aqui para ensinar a vocês algo BEEM, mas BEEM básico
    e ao mesmo tempo BEEM, BEEM útil. Sabem aquelas plataformas do Megaman
    X6 da fase daquele doidinho das conchas? Aquelas logo do começo, que
    são invisiveis, e quando você pula nelas elas aparecem. Então, vou
    ensinar a fazer elas aqui. É fácil.

    P.S.: Dou créditos também ao Silas por me ensinar a fazer a animação de piscar só se repetir novamente quando pular na plataforma novamente, ou algo semelhante...

    Material Necessário:

    Uh, isso tá parecendo é aqueles programas de culinária XD

    * Uma sprite de Plataforma
    * Um dos programas citados no início da Matéria XD

    Procedimento:

    É
    fácil. Primeiro crie um novo Active Object (Objeto Ativo). Aqui vai uma
    foto dele no Multimedia Fusion 2. Não se preocupe, porque o Active
    Object do Multimedia Fusion 2 é BEM parecido com o do The Games
    Factory. Então, aí vai a foto: (só vou colocar isso porque pode ser que
    venham iniciantes ver essa matéria né XD)

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Multimedia Fusion 2

    Agora
    edite as animações dele. Na verdade, basta colocar na Standing a sprite
    da plataforma, e na Walking coloque uma sprite da plataforma, e em
    seguida, uma sprite transparente. Repita esse processo. Cada vez que
    fizer isso, a plataforma vai piscar uma vez quando o personagem subir
    nela. Então, fique a vontade para escolher quantas vezes vai repetir
    esse processo. Mas tem um detalhe: a animação tem que terminar com a
    sprite da plataforma. Se ela terminar com uma sprite transparente, vai
    bugar tudo. Veja como tem que terminar:

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

    Você
    também pode definir a velocidade da animação se quiser (aconselho a
    velocidade em 10, mas não posso te obrigar a nada, afinal, o jogo é seu
    né, não meu XD). ATENÇÃO: NÃO MARQUE A OPÇÃO LOOP!!

    Agora crie
    outro Active Object. Pinte ele de uma cor qualquer, e mude o tamanho
    para uma linha nem tão fina nem tão grossa. Essa linha é que vai fazer
    o personagem não cair quando encostar na plataforma. Vamos chamá-lo de
    Detector de Cima. Certo, crie mais 2 detectores de colisão e coloque
    nas laterais. Vamos chamá-los de Detector Lateral 1 e Detector Lateral
    2. Posicione os Detectores Laterais na lateral da plataforma, e o
    Detector de Cima, em cima da plataforma. Mas não cubra totalmente a
    plataforma com os detectores. Deixe no mínimo, um pixel fora da linha
    traçada pelos detectores. Assim:

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Se
    você notar bem, nas laterais e em cima, eu deixei os detectores em
    baixo do primeiro pixel, tanto os das laterais quanto os da
    horizontal...


    Enquanto isso, no Event Editor:

    Nossa,
    eu amo essa frase XD! Agora vem a parte mais importante. A edição dos
    eventos. Para não ficar muito confuso, crie um grupo, coloque o nome
    "PLATAFORMA INVISÍVEL" (sem aspas, e não precisa ser necessáriamente
    esse, mas é aconselhável).

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

    Agora vá adicionando as condições nele. Adicione as seguintes condições: (em Negrito, as condições, em Itálico, as explicações)

    START
    OF FRAME > MAKE OBJECT INVISIBLE (PLATAFORMA), MAKE OBJECT INVISIBLE
    (DETECTOR DE CIMA), MAKE OBJECT INVISIBLE (DETECTOR LATERAL 1) E
    (DETECTOR LATERAL 2)

    Bem, isso fará que com o início do nível, a plataforma fique invisível]

    (PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE OBJECT REAPPEAR
    Quando o personagem colidir com a plataforma, a plataforma aparece

    (PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE INVISIBLE
    Atenção:
    Ponha um negate nessa condição! Para colocar um Negate, clique com o
    botão direito do mause no número da condição e selecione a opção
    "Negate". Se tiver dado certo, tem que ter ficado deste jeito:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Nem
    em todas as condições, o Negate pode ser usado! Isso fará com que
    quando o personagem não estiver colidindo com plataforma, a plataforma
    ficar invisível


    (PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) CHANGE ANIMATION SEQUENCE TO WALKING
    Isso vai fazer com que quando o personagem pisar na plataforma, ela aparecer, piscar, e ficar parada.

    (PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR DE CIMA) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
    Quando
    o personagem colidir com o Detector de Cima, o movimento para. Se você
    usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo
    a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...


    (PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 1) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
    Quando
    o personagem colidir com o Detector Lateral 1, o movimento para. Se
    você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou
    aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer
    pelo mesmo...


    (PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 2) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
    Quando
    o personagem colidir com o Detector Lateral 2, o movimento para. Se
    você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou
    aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer
    pelo mesmo...


    Meu Resultado:

    Bem, tá aí, foi assim que ficou o MEU resultado:

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Redução da imagem: 76% do seu tamanho original [ 673 x 315 ]
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

    Finalizando:

    Pronto, tá aí sua Plataforma Invsível feita! Espero que gostem, e aqui acaba meu tutorial.

    Abraços!

    Creditos:Eskyz (Tutorial Retirado do Brasil Game Forum)

      Data/hora atual: Dom Maio 20, 2018 1:52 pm