Autor:Anderson Porto
Olá galera, bom, ja faz um mega tempo que eu não posto nenhum tópico aqui naMRM (risquinho por theo2010), isso é pq eu estou estudando 3D ^^, bom eu nem vou enrolar, tb não vou fazer um tópico muito bonitinho, me desculpem por isso, meu objetivo é trazer algumas engines para desenvolvimento de jogos em 3D, todas elas ja vêm com modelos prontos e encontrar mais resources não é muito difícil. Sei que a maioria de vcs pensa em criar um mega game com super gráficos algum dia, mas só de falar em meshes, textures, softbodies vcs ja tem arrepios né?! Bom, é claro que é um universo bem diferente do que estamos acostumados no 2D, mas não é algo impossível, só leva muito mais tempo pra fazer as coisas, o que é justo ja que os resultados são excepcionais :p
Vale salientar que as classificações foram feitas por mim, me baseei na minha própria experiência em cada uma das engines, na verdade, algumas das screens abaixo são de projetos meus (não jogos inteiros, claro, mas alguns treinamentos que fiz XD)
3D Rad
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Tipo de Jogo: a engine tem suporte nativo para jogos de corrida, mas da pra fazer qualquer tipo de game, tem alguns recursos para jogos online
Programação: possui alguns scripts em linguagem parecida com C, mas também tem eventos como no rmxp, só que é tudo muito limitado
Experiência Pessoal: ele usa modelos obj, bem fáceis de achar na net, mas ele vira tudo de lado então tem que usar o blender para desvirar, é bem fácil de usar, mas os gráficos são uma droga, principalmente nos efeitos de luz, é uma engine pra iniciantes, vale a pena experimentar para ter um 1º contato com o 3D
Score
Curva de Aprendizagem: 10
Interface: 8
Gráficos: 4
Programação: 2
Banco de Resources: 6
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 5
Requisitos de Hardware: 9
Documentação Disponível: 3
Screens:
Alice
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Tipo de Jogo: na verdade nenhum, essa é uma boa engine para criar animações, mas até que da pra criar alguns joguinhos, não suporta modo online
Programação: não tem como programar, essa engine só roda via eventos
Experiência Pessoal: essa engine é para iniciantes em 3D, é bem simples, mas bem bacana, ela ta ganhando uma nova versão com personagens do The Sims 2 e melhores gráficos o que com certeza deixa ela bem interessante. Ela também tem um banco de resources online acoplado na engine, isso é bom pq vc ja tem um monte de coisas a disposição, mas tb faz com que os gamers sejam meio preguiçosos pra criar mais resources por fora.
Score
Curva de Aprendizagem: 9
Interface: 7
Gráficos: 6
Programação: 5
Banco de Resources: 7
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 4
Requisitos de Hardware: 6
Documentação Disponível: 1
Screens:
FPS Creator
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Tipo de Jogo: apenas jogos de tiro em 1ª pessoa, suporta jogos em rede (até 4 jogadores)
Programação: tudo com base em eventos
Experiência Pessoal: essa engine é a 1ª dessa lista que ja é possível criar um jogo full, ela é simples de usar e tem efeitos muito rápidos, lembra muito o RMXP, os mapas são gerados com tilesets, da pra criar mundos complexos em muito pouco tempo, ela também tem muitos resources disponíveis, ela só peca pq da pau toda hora, então tem que ficar salvando o jogo sempre pra não perder o projeto.
Score
Curva de Aprendizagem: 10
Interface: 9
Gráficos: 6
Programação: 1
Banco de Resources: 4
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 9
Requisitos de Hardware: 5
Documentação Disponível: 9
Screens:
FPS Creator x10
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Tipo de Jogo: apenas jogos de tiro em 1ª pessoa, suporta jogos em rede (até 4 jogadores)
Programação: tudo com base em eventos
Experiência Pessoal: esse cara aqui faz qualquer game maker em 2D sair do 2D, os resultados são impressionantes e rápidos, a qualidade gráfica e a facilidade de encontrar resources fazem qualquer lado ruim não ser mais ruim. Essa engine tem requisitos de hardware muito altos, só com uma mega placa de vídeo vc pod criar e jogar os jogos, ela tb tem o problema do FPS normal de car crash toda a hora, então tem que salvar sempre. Pessoalmente, assim que eu comprar uma boa placa de vídeo pro meu pc, eu vou criar um jogo full com ela XD.
Score
Curva de Aprendizagem: 10
Interface: 9
Gráficos: 9
Programação: 1
Banco de Resources: 7
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 9
Requisitos de Hardware: 1
Documentação Disponível: 9
Screens:
3D Game Studio
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Tipo de Jogo: qualquer um (inclusive online)
Programação: tudo programado, essa é uma engine profissional usada por grandes empresas, a liguagem dela é parecida com C#
Experiência Pessoal: simplesmente não consegui fazer nada com ela, é muito complexa e demanda muito conhecimento na área, ela é recomendada para grandes equipes e para jogos comerciais, os resultados são fantásticos, mas o problema é chegar la...
Score
Curva de Aprendizagem: 1
Interface: 4
Gráficos: 10
Programação: 8
Banco de Resources: 1
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 5
Requisitos de Hardware: 2
Documentação Disponível: 7
Screens:
UDK
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Tipo de Jogo: ele vem pronto para se criar um FPS, mas ele suporta absolutamente qualquer tipo de jogo, inclusive online (MMORPGs são 100% compatíveis *-*)
Programação: possui eventos e programação (parecida com Java), denovo, é uma ferramenta profissional de alto nível que exige estudo para poder usar
Experiência Pessoal: quando abri a engine pela 1ª vez, não entendi nada mas quando descobri como abrir um mapa de exemplo meu queixo foi ao chão, essa é sem dúvidas a melhor, proporcionalmente mais fácil e mais doida engine desta lista, leva muito tempo pra aprender, mas mesmo sabendo pouco eu ja consigo fazer muita coisa nela e é incrível os resultados, nenhum projeto meu no rm chega perto do que essa belezinha aqui faz, pra quem não sabe, o UDK é uma versão free da Unreal Engine 3, essa é simplesmente a melhor engine atual do mercado, ela é usada por jogos de alto nível (PS3, XBOX 360 e afins), ela tem recursos gráficos delirantes e não precisa de uma máquina fodástica pra rodar. Ela vem com alguns resources de tirar o fôlego ja instalados, inclusive uma ferramenta para gerar plantas!
Score
Curva de Aprendizagem: 3
Interface: 7
Gráficos: 11
Programação: 7
Banco de Resources: 9
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 4
Requisitos de Hardware: 4
Documentação Disponível: 10
Screens:
Espero que minhas dicas tenham sido úteis, se eu aprender mais sobre o UDK eu posto alguns tutoriais, realmente é muiiiiito boa essa engine XD
Obs.: algumas engines são pagas, mas da pra arrumar elas na internet bem fácil, outras tem versões gratuitas ou licença livre pra uso não comercial!
Olá galera, bom, ja faz um mega tempo que eu não posto nenhum tópico aqui na
Vale salientar que as classificações foram feitas por mim, me baseei na minha própria experiência em cada uma das engines, na verdade, algumas das screens abaixo são de projetos meus (não jogos inteiros, claro, mas alguns treinamentos que fiz XD)
3D Rad
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Tipo de Jogo: a engine tem suporte nativo para jogos de corrida, mas da pra fazer qualquer tipo de game, tem alguns recursos para jogos online
Programação: possui alguns scripts em linguagem parecida com C, mas também tem eventos como no rmxp, só que é tudo muito limitado
Experiência Pessoal: ele usa modelos obj, bem fáceis de achar na net, mas ele vira tudo de lado então tem que usar o blender para desvirar, é bem fácil de usar, mas os gráficos são uma droga, principalmente nos efeitos de luz, é uma engine pra iniciantes, vale a pena experimentar para ter um 1º contato com o 3D
Score
Curva de Aprendizagem: 10
Interface: 8
Gráficos: 4
Programação: 2
Banco de Resources: 6
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 5
Requisitos de Hardware: 9
Documentação Disponível: 3
Screens:
Alice
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Tipo de Jogo: na verdade nenhum, essa é uma boa engine para criar animações, mas até que da pra criar alguns joguinhos, não suporta modo online
Programação: não tem como programar, essa engine só roda via eventos
Experiência Pessoal: essa engine é para iniciantes em 3D, é bem simples, mas bem bacana, ela ta ganhando uma nova versão com personagens do The Sims 2 e melhores gráficos o que com certeza deixa ela bem interessante. Ela também tem um banco de resources online acoplado na engine, isso é bom pq vc ja tem um monte de coisas a disposição, mas tb faz com que os gamers sejam meio preguiçosos pra criar mais resources por fora.
Score
Curva de Aprendizagem: 9
Interface: 7
Gráficos: 6
Programação: 5
Banco de Resources: 7
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 4
Requisitos de Hardware: 6
Documentação Disponível: 1
Screens:
FPS Creator
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Tipo de Jogo: apenas jogos de tiro em 1ª pessoa, suporta jogos em rede (até 4 jogadores)
Programação: tudo com base em eventos
Experiência Pessoal: essa engine é a 1ª dessa lista que ja é possível criar um jogo full, ela é simples de usar e tem efeitos muito rápidos, lembra muito o RMXP, os mapas são gerados com tilesets, da pra criar mundos complexos em muito pouco tempo, ela também tem muitos resources disponíveis, ela só peca pq da pau toda hora, então tem que ficar salvando o jogo sempre pra não perder o projeto.
Score
Curva de Aprendizagem: 10
Interface: 9
Gráficos: 6
Programação: 1
Banco de Resources: 4
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 9
Requisitos de Hardware: 5
Documentação Disponível: 9
Screens:
FPS Creator x10
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tipo de Jogo: apenas jogos de tiro em 1ª pessoa, suporta jogos em rede (até 4 jogadores)
Programação: tudo com base em eventos
Experiência Pessoal: esse cara aqui faz qualquer game maker em 2D sair do 2D, os resultados são impressionantes e rápidos, a qualidade gráfica e a facilidade de encontrar resources fazem qualquer lado ruim não ser mais ruim. Essa engine tem requisitos de hardware muito altos, só com uma mega placa de vídeo vc pod criar e jogar os jogos, ela tb tem o problema do FPS normal de car crash toda a hora, então tem que salvar sempre. Pessoalmente, assim que eu comprar uma boa placa de vídeo pro meu pc, eu vou criar um jogo full com ela XD.
Score
Curva de Aprendizagem: 10
Interface: 9
Gráficos: 9
Programação: 1
Banco de Resources: 7
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 9
Requisitos de Hardware: 1
Documentação Disponível: 9
Screens:
3D Game Studio
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tipo de Jogo: qualquer um (inclusive online)
Programação: tudo programado, essa é uma engine profissional usada por grandes empresas, a liguagem dela é parecida com C#
Experiência Pessoal: simplesmente não consegui fazer nada com ela, é muito complexa e demanda muito conhecimento na área, ela é recomendada para grandes equipes e para jogos comerciais, os resultados são fantásticos, mas o problema é chegar la...
Score
Curva de Aprendizagem: 1
Interface: 4
Gráficos: 10
Programação: 8
Banco de Resources: 1
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 5
Requisitos de Hardware: 2
Documentação Disponível: 7
Screens:
UDK
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tipo de Jogo: ele vem pronto para se criar um FPS, mas ele suporta absolutamente qualquer tipo de jogo, inclusive online (MMORPGs são 100% compatíveis *-*)
Programação: possui eventos e programação (parecida com Java), denovo, é uma ferramenta profissional de alto nível que exige estudo para poder usar
Experiência Pessoal: quando abri a engine pela 1ª vez, não entendi nada mas quando descobri como abrir um mapa de exemplo meu queixo foi ao chão, essa é sem dúvidas a melhor, proporcionalmente mais fácil e mais doida engine desta lista, leva muito tempo pra aprender, mas mesmo sabendo pouco eu ja consigo fazer muita coisa nela e é incrível os resultados, nenhum projeto meu no rm chega perto do que essa belezinha aqui faz, pra quem não sabe, o UDK é uma versão free da Unreal Engine 3, essa é simplesmente a melhor engine atual do mercado, ela é usada por jogos de alto nível (PS3, XBOX 360 e afins), ela tem recursos gráficos delirantes e não precisa de uma máquina fodástica pra rodar. Ela vem com alguns resources de tirar o fôlego ja instalados, inclusive uma ferramenta para gerar plantas!
Score
Curva de Aprendizagem: 3
Interface: 7
Gráficos: 11
Programação: 7
Banco de Resources: 9
Facilidade para encontrar Resources Adicionais: 4
Requisitos de Hardware: 4
Documentação Disponível: 10
Screens:
Espero que minhas dicas tenham sido úteis, se eu aprender mais sobre o UDK eu posto alguns tutoriais, realmente é muiiiiito boa essa engine XD
Obs.: algumas engines são pagas, mas da pra arrumar elas na internet bem fácil, outras tem versões gratuitas ou licença livre pra uso não comercial!