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MisaMisa
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    Baú com itens aleatórios

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    Baú com itens aleatórios  Empty Baú com itens aleatórios

    Mensagem por MisaMisa Ter Fev 08, 2011 10:35 am

    Baú Aleatório
    Por:Thoorin



    Neste tópico, como o nome já diz, vamos aprender a fazer um
    baú que dá prêmios aleatórios ao personagem. Assim motiva mais o jogador a abrir logo o baú,
    porque ele não sabe o que vai ganhar... Quem nunca pensou... “vou ali pegar aquele baú porque
    nele tem um pote de HP”, ou seja, o cara vai lá Já sabendo o que tem no baú é capaz até de dizer
    “pra que perder tempo pra pegar 100$...”.

    Bem, acho que já deu pra entender, vou para de encher lingüiça e ir direto ao que interessa.

    1. Abra o RPGMXP, crie um novo projeto pra você não correr o risco de ficar perdido.
    2. Agora crie um evento e coloque nele o gráfico 174-Chest01, como você pode ver,
    há 4 opções para escolher, escolha na primeira fileira o segundo baú da esquerda pra direita, marque as opções
    Animação (Movi.) e Direção Fixa, Se você fez tudo certo está como na imagem abaixo.
    Baú com itens aleatórios  001-bau
    3. Em comandos de evento na aba 1 clique em Opções de Variável...
    Baú com itens aleatórios  Comandodeeventovariavel
    Vai abrir a Opções de Variável, em Variável selecione Individual, escolha a variável 0001, dê a ela
    O nome de Aleatório, em Operação deixe em Substituir, em Operando, marque a opção Aleatório,
    No primeiro campo coloque o valor 1 e no segundo coloque 3 (Você pode colocar quanto quiser,
    mas nos vamos trabalhar apenas com 3 valores diferentes), se você fez tudo certo deve estar como
    Na imagem abaixo
    Baú com itens aleatórios  002-bau
    Clique em OK... em comando de evento deve estar assim
    <>Operações de Variável : [0001: Aleatório] = Aleatório (1..3)
    <>

    4. Em Comandos de Eventos,clique em Condições...
    Baú com itens aleatórios  Comandodeeventocondicoes
    Abriu a janela de Condições e Efeitos, aba 1, marque a opção Variável e selecione a variável 0001: Aleatório
    Que criamos anteriormente no item 3, abaixo de variável, marque a opção constante, deixe seu
    Valor 1 e mais abaixo selecione a opção Igual a, desmarque a opção Adicionar exceção se não cumpridas
    as condições, compare com a imagem abaixo, se tiver certo de OK...
    Baú com itens aleatórios  003-bau
    Em comando de eventos agora está assim
    <>Operações de Variável : [0001: Aleatório] = Aleatório (1..3)
    <>Condição : Variável [0001: Aleatório] == 1
    <>
    : FIM

    5. Agora dentro de condições abra o comando de eventos, na aba 2 clique em Mover Evento...
    Baú com itens aleatórios  004-bau
    Vai abrir a janela Mover Evento, fique atento à imagem abaixo...
    Baú com itens aleatórios  005-bau
    No quadro vermelho selecione Este Evento, tudo que for feito nesta janela vai aparecer na área do quadro roxo.
    Clique na opção Reproduzir SE, como mostra o quadro azul na imagem acima, selecione 044-Chest01,
    agora clique em Mudar Gráfico, como mostra o quadro verde na imagem acima selecione 174-Chest01,
    escolha o baú da segunda coluna da esquerda pra direita e segundo de cima pra baixo, ele está tipo abrindo, de ok,
    Repita este procedimento mais duas vezes, porém você deve escolher o baú que fica abaixo do que você escolheu
    anteriormente, ele está quase todo aberto, de ok, agora você repete o procedimento e escolhe o ultimo baú,
    ele está totalmente aberto. Clique na opção Esperar... como mostra o quadro amarelo na imagem acima,
    vai abrir uma janela com o nome de “Esperar”, em Tempo coloque o valor 10, de ok.
    Clique novamente em Reproduzir SE, como mostra o quadro azul na imagem acima, selecione 056-Right02.
    Se você fez tudo certo deve estar como a imagem abaixo...
    Baú com itens aleatórios  006-bau
    Clique em OK.

    6. Em comando eventos, a visualização deve estar parecida com esta
    <>Operações de Variável : [0001: Aleatório] = Aleatório (1..3)
    <>Condição : Variável [0001: Aleatório] == 1
    <>Mover Evento : Este Evento
    : :<>SE : ‘044-Chest01’, 80, 100
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 4, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 6, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 8, 1
    : :<>Esperar : 10 frames
    : :<>SE : ‘056-Right02’, 80, 100
    <>
    : FIM

    7. Novamente em comandos de evento, dentro de condição, clique em Mudar Itens...
    Baú com itens aleatórios  007-bau
    Em Item, selecione 001: Poção (no meu é poção, no seu pode ser outro nome), em
    Operação marque Adicionar e em Operando marque Constante, e deixe o valor 1.
    Se você fez certo, deve estar como na imagem abaixo...
    Baú com itens aleatórios  008-bau
    Clique em ok.

    8. Agora você deve estar tendo esta vizualização...
    <>Operações de Variável : [0001: Aleatório] = Aleatório (1..3)
    <>Condição : Variável [0001: Aleatório] == 1
    <>Mover Evento : Este Evento
    : :<>SE : ‘044-Chest01’, 80, 100
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 4, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 6, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 8, 1
    : :<>Esperar : 10 frames
    : :<>SE : ‘056-Right02’, 80, 100
    <>Mudar Item : [Poção] + 1
    <>
    : FIM
    Agora faça mais duas Condição, como mostra o item 4, porém uma com o valor constante 2 e outra com o
    valor constante 3 (O Mover Evento será o mesmo em todas as condições, não muda nada),
    Na condição 2 mude apenas o Item, selecione o item 004: Tônico
    (no meu é Tônico, no seu pode ser outro nome), como mostra o item 7.
    Na condição 3 mude apenas o Item, selecione o item 007: Elixir
    (no meu é Elixir, no seu pode ser outro nome), como mostra o item 7.

    9. Abra novamente Comando de Evento e clique em Controle de Switch Local...
    Baú com itens aleatórios  009-bau
    Em Switch selecione A, em Operação marque ON
    Ficou mais ou menos assim...
    <>Operações de Variável : [0001: Aleatório] = Aleatório (1..3)
    <>Condição : Variável [0001: Aleatório] == 1
    <>Mover Evento : Este Evento
    : :<>SE : ‘044-Chest01’, 80, 100
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 4, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 6, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 8, 1
    : :<>Esperar : 10 frames
    : :<>SE : ‘056-Right02’, 80, 100
    <>Mudar Item : [Poção] + 1
    <>
    : FIM
    <>Condição : Variável [0001: Aleatório] == 2
    <>Mover Evento : Este Evento
    : :<>SE : ‘044-Chest01’, 80, 100
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 4, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 6, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 8, 1
    : :<>Esperar : 10 frames
    : :<>SE : ‘056-Right02’, 80, 100
    <>Mudar Item : [Tônico] + 1
    <>
    : FIM
    <>Condição : Variável [0001: Aleatório] == 3
    <>Mover Evento : Este Evento
    : :<>SE : ‘044-Chest01’, 80, 100
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 4, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 6, 1
    : :<>Gráficos : ‘174-Chest01’, 0, 8, 1
    : :<>Esperar : 10 frames
    : :<>SE : ‘056-Right02’, 80, 100
    <>Mudar Item : [Elixir] + 1
    <>
    : FIM
    <>Operação de Switch Local : A = ON
    <>

    10. Agora no evento clique em Nova Página...


    Baú com itens aleatórios  010-bau
    Como você pode ver, criou-se outra página de Nº2, tudo o que você fez está na página Nº1.
    Na página 2 que acabamos de criar, marque a opção Switch Local, selecione A, em gráfico,
    Mude o gráfico do evento, escolha o gráfico 174-Chest01, escolha o baú que está totalmente aberto,
    da segunda fileira da esquerda pra direita, marque as opções Animação (Mov.) e Direção Fixa.
    Se você fez tudo certo, vai estar como na imagem abaixo...


    Baú com itens aleatórios  011-bau
    Clique em ok. Pronto, agora é só testar.


    É isso aí pessoal.
    Pra quem não conseguiu, vou colocar o link da demo que fiz neste tópico, estude como
    O evento foi feito.
    Donwload no link abaixo
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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    Mensagem por lleogame Qui Jan 19, 2012 1:37 pm

    Fique curioso e dei uma olhada no projeto sem ler acima pra tentar entender por mim mesmo e fazer, mas eu não consigo, nao faz o menor sentido pra mim, que tipo de bruxaria é essa xD
    Vou ler...
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    Baú com itens aleatórios  Empty Re: Baú com itens aleatórios

    Mensagem por Darkin Qui Jan 19, 2012 5:22 pm

    É... Usa variaveis...Vou baixar akie...

    Tô um pouco ruim no RMXP e em Variaveis...Então isso foi igual à um tutor de variavel...




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    Mensagem por MakervxUser Sex Jan 20, 2012 8:46 am

    sistema muito complicado e d+ acho que e justo

    Spoiler:
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    Mensagem por Samara Sex Jan 20, 2012 1:22 pm

    Eu não intendo isso estou perdidinha Baú com itens aleatórios  2581939889
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    Mensagem por Alucard Sex Mar 16, 2012 4:08 pm

    Muito show depois vo da uma olhada

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