Nome:Criando um Jogo Básico no Game Maker.
Descrição:Neste tutorial,você aprenderá a fazer um jogo básico no game maker.
Primeiro,crie 8 sprites para o player:
spr_player_dir
spr_player_esq
spr_player_cima
spr_player_baixo
spr_player_dir_par
spr_player_esq_par
spr_player_cima_par
spr_player_baixo_par
Você pode usar estes sprites:
Player Sprites
Agora,crie um sprite para a parede e nomei-o de spr_parede.
Você pode usar este:
Sprite de Parede
Agora,crie um sprite e nomei-o de spr_ponto.
Esse sprite será o nosso score.
Você pode usar este:
Sprite de Score
Depois dos sprites,vamos para os objetos.Primeiro,crie um objeto e nomei-o de obj_player:
O.B.S.:Coloque o spr_player_cima_par nele.
No evento CREATE,coloque o seguinte código:
Explicação:Esse código definirá o valor inicial do score e das vidas do player.
No evento Keyboard:Left coloque esse código:
Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à esquerda e o sprite será mudado para o spr_player_esq,que está virado para a esquerda.
No evento Keyboard:Right coloque esse código:
Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à direita e o sprite será mudado para o spr_player_dir,que está virado para a direita.
No evento Keyboard:Up coloque esse código:
Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels acima e o sprite será mudado para o spr_player_cima,que está virado para cima.
No evento Keyboard:Down coloque esse código:
Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à baixo e o sprite será mudado para o spr_player_baixo,que está virado para baixo.
No evento Keyboard Released:Left coloque esse código:
Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado esquerda,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_esq_par,que está parado e virado para a esquerda.
No evento Keyboard Released:Right coloque esse código:
Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado direita,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_dir_par,que está parado e virado para a direita.
No evento Keyboard Released:Up coloque esse código:
Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado cima,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_cima_par,que está parado e virado para cima.
No evento Keyboard Released:Down coloque esse código:
Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado baixo,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_baixo_par,que está parado e virado para baixo.
Bom,criamos o movimento do Player,agora vamos programar as outras partes:
No evento Collision:obj_parede do obj_player coloque esse código:
Explicação:Esse código serve para que o obj_player fique parado.
O.B.S.:No obj_parede marque a opção Solid.
Agora crie outro objeto e nomei-o de obj_ponto e coloque nele o sprite [/color=red]spr_ponto[/color].
No evento Collision:obj_player do obj_ponto coloque esse código:
Explicação:Esse código serve para que quando o obj_player colidir com o obj_ponto acrescentará 10 pontos a mais,e o obj_ponto será destruído.
Bom,agora crie um objeto e nomei-o de obj_controle e no evento DRAW coloque o código:
Explicação:Esse código mostrará na room a quantiade de pontos e vidas do jogador,assim:
PONTOS:Valor do score do jogador.
VIDAS:Valor das vidas do jogador.
Agora no evento NO MORE LIVES coloque o seguinte código:
Explicação:Esse código servirá para quando o jogador não estiver com vidas,a seguite mensage será mostrada:"Você Perdeu!",e o jogo voltará ao começo.
Bom,terminamos aqui nosso tutorial!
Aproveitem!
Descrição:Neste tutorial,você aprenderá a fazer um jogo básico no game maker.
Começando:
Primeiro,crie 8 sprites para o player:
spr_player_dir
spr_player_esq
spr_player_cima
spr_player_baixo
spr_player_dir_par
spr_player_esq_par
spr_player_cima_par
spr_player_baixo_par
Você pode usar estes sprites:
Player Sprites
Agora,crie um sprite para a parede e nomei-o de spr_parede.
Você pode usar este:
Sprite de Parede
Agora,crie um sprite e nomei-o de spr_ponto.
Esse sprite será o nosso score.
Você pode usar este:
Sprite de Score
Começando a Programar:
Depois dos sprites,vamos para os objetos.Primeiro,crie um objeto e nomei-o de obj_player:
O.B.S.:Coloque o spr_player_cima_par nele.
No evento CREATE,coloque o seguinte código:
- Código:
score = 0
lives = 3 //Esse valor pode ser alterado.
Explicação:Esse código definirá o valor inicial do score e das vidas do player.
No evento Keyboard:Left coloque esse código:
- Código:
x-=5
sprite_index=spr_player_esq
Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à esquerda e o sprite será mudado para o spr_player_esq,que está virado para a esquerda.
No evento Keyboard:Right coloque esse código:
- Código:
x+=5
sprite_index=spr_player_dir
Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à direita e o sprite será mudado para o spr_player_dir,que está virado para a direita.
No evento Keyboard:Up coloque esse código:
- Código:
y-=5
sprite_index=spr_player_cima
Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels acima e o sprite será mudado para o spr_player_cima,que está virado para cima.
No evento Keyboard:Down coloque esse código:
- Código:
y+=5
sprite_index=spr_player_baixo
Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à baixo e o sprite será mudado para o spr_player_baixo,que está virado para baixo.
No evento Keyboard Released:Left coloque esse código:
- Código:
speed = 0
sprite_index=spr_player_esq_par
Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado esquerda,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_esq_par,que está parado e virado para a esquerda.
No evento Keyboard Released:Right coloque esse código:
- Código:
speed = 0
sprite_index=spr_player_dir_par
Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado direita,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_dir_par,que está parado e virado para a direita.
No evento Keyboard Released:Up coloque esse código:
- Código:
speed = 0
sprite_index=spr_player_cima_par
Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado cima,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_cima_par,que está parado e virado para cima.
No evento Keyboard Released:Down coloque esse código:
- Código:
speed = 0
sprite_index=spr_player_baixo_par
Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado baixo,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_baixo_par,que está parado e virado para baixo.
Bom,criamos o movimento do Player,agora vamos programar as outras partes:
No evento Collision:obj_parede do obj_player coloque esse código:
- Código:
speed = 0
Explicação:Esse código serve para que o obj_player fique parado.
O.B.S.:No obj_parede marque a opção Solid.
Agora crie outro objeto e nomei-o de obj_ponto e coloque nele o sprite [/color=red]spr_ponto[/color].
No evento Collision:obj_player do obj_ponto coloque esse código:
- Código:
score +=10
instance_destroy()
Explicação:Esse código serve para que quando o obj_player colidir com o obj_ponto acrescentará 10 pontos a mais,e o obj_ponto será destruído.
Bom,agora crie um objeto e nomei-o de obj_controle e no evento DRAW coloque o código:
- Código:
draw_text_color(10,10,"Pontos: "+string(score),c_red,c_white,c_green,c_blue,0.7)
draw_text_color(320,10,"Vidas: "+string(lives),c_red,c_white,c_green,c_blue,0.7)
Explicação:Esse código mostrará na room a quantiade de pontos e vidas do jogador,assim:
PONTOS:Valor do score do jogador.
VIDAS:Valor das vidas do jogador.
Agora no evento NO MORE LIVES coloque o seguinte código:
- Código:
show_message('Você Perdeu!')
game restart()
Explicação:Esse código servirá para quando o jogador não estiver com vidas,a seguite mensage será mostrada:"Você Perdeu!",e o jogo voltará ao começo.
Bom,terminamos aqui nosso tutorial!
Aproveitem!