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    Aula 7 - Operação de Tempo/Condições

    Sasuke_Uchiha
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    Mensagem por Sasuke_Uchiha Seg Jul 19, 2010 8:59 am

    Aula 7 - Operação de Tempo/Condições
    Código:
    Criado por Keven Fongaro Fonseca (Sasuke_Uchiha)

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    Introdução

    Esta é mais uma de minhas aulas sobre os comandos de eventos, mas dessa vez a aula irá tratar sobre dois comandos, Operação de Tempo, e o "super comando" Condições.

    Operação de Tempo

    Esse comando simplesmente cria um Contador Regrassivo, em que o tempo definido por você irá diminuindo, esse tempo nao é contado em frames, e sim em minutos e segundos.Veja:

    Aula 7 - Operação de Tempo/Condições Asdsda

    1 ===> Essa é a operação a ser feita, 'Iniciar' para começar a contar o tempo, e 'Parar' para parar o contador.
    2 ===> Tempo que será usado no regressor, por exemplo: se você colocar 1 e 10, você irá esperar 1 minuto e 10 segundos.

    Defina com um tempo de 30 segundos, e de 'OK', agora teste o jogo, ao interagir com o evento que ativa o comando um contador irá começar a regressar o tempo que você escolheu, ele estará no canto superior direito.

    Agora você se pergunta: Como colocar para algo acontecer quando esse tempo acabar?
    Ai eu te respondo: Com condições, e elas nao sao usadas apenas com o comando 'Operação de Tempo', mas com quase todos os outros.

    Condições

    Não se tem muito o que explicar sobre esse comando, o própri nome, "Condições", ja explica quase tudo. Mas, enfim, esse comando cria uma condição, obviamente, e caso você queira uma exeção.
    Um exemplo em que podemos usar as condições são usando em conjunto com as "Switchs" e "Switchs Locais" (aula 2 e 3). Lendo a aula 2, aprendemos que as switchs sao interruptores, que quando ligadas algo será ativado.
    Vou dar um exemplo, crie um evento com "Processo Paralelo" e nele coloque uma condição, marque "Switch", escolha alguma switch e a nomeie como "Teste", e na caixa ao lado, marque "On".Vai ficar mais ou menos assim:

    Aula 7 - Operação de Tempo/Condições Aasddasd

    Agora dentro da condição, colocaremos uma mensagem, coloque algo como: "A switch 001 está ligada".

    Agora crie um outro evento, nesse coloque o gráfico de algum char, um char qualquer, e marque "Precionar Tecla", e nesse evento, simplesmente ative a switch usada na condição, no nosso caso, a switch "Teste".
    Agora teste o jogo, fale com o NPC que ativa a switch, ao falar com ele, a mensagem definida na condição aparece.Simples assim.

    Nas condições também podemos usar as variaveis, o dinheiro, itens, e outros.

    Um outro exemplo, é um sistema de pousada, você pode criar um evento com uma mensagem do tipo "Quer dormir?Custara 30 de gosd" e depois as escolhas "Sim" e "Não", e dentro da escolha sim, coloque uma condição, va na 4º pagina das condições e marque "Dinheiro", coloque 30 e escolha "Maior/Igual", e dentro da condição você pode colocar os comandos "Mudar HP" e "Mudar MP" e um "Mudar Dinheiro" com um diminuir 30 de gold.
    Com isso você cria uma condição para o caso de o personagem tiver 30 de gold, ou mais ele irá ganhar HP e MP e perde dinheiro.

    Você também pode usar o comando "Operação de Tempo", basta marcar a caixa "Tempo", e definir da maneira desejada.

    Exeção

    Na exeção fica tudo que irá acontecer caso a condição nao seja cumprida. Por exemplo, numa condição de Switch ligada, na exeção você põe o que quer que aconteça caso a switch nao esteja ligada.
    Você também pode optar por nao usar as Exeções, é muito simples: Quando for colocar uma condição. desmarque a caixa "Adicionar exeção se nao cumprida as condições".


    Fim de mais uma aula, nao tinha muito o que explicar sobre as condições depois do nome do comando.

      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 2:09 am