Por: Ducky
A modelagem de alguns tipos específicos de objetos podem apresentar desafios interessantes para muitos artistas 3d, como é o caso da criação de móveis e objetos para compor cenas destinadas a visualização em arquitetura. Sempre que peço esse tipo de exercício em minhas aulas, os alunos acabam achando que objetos como sofás não oferecem o nível desejado de desafio para criar superfícies em 3d. Mas, quando apresento as imagens de referência e principalmente, os requisitos para completar os exercícios, os mesmos alunos acabam mudando rapidamente de opinião.
Esses tipos de objetos apresentam detalhes que podem fazer a diferença na criação de imagens, como é o caso de coisas simples como a modelagem de poltronas para sofás. Sim, pode parecer um tipo de objeto simples de criar, mas com detalhes como as ranhuras e costuras na superfície do tecido, você pode passar por problemas para criar esses elementos.
Caso o seu objetivo seja praticar a modelagem 3d no Blender, encontrei nesse final de semana um tutorial muito interessante que mostra exatamente como criar esse tipo de objeto. O autor do vídeo usa a técnica da modelagem por polígonos, que é a mais usada no Blender.
[video][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
No vídeo são feitas diversas referências para ferramentas do Cinema 4D e 3dsmax, pois o artista está tentando produzir um guia para pessoas que gostariam de migrar dessas ferramentas para o Blender. Isso pode até ser uma excelente oportunidade para que pessoas sem conhecimento do Blender, possam comparar o funcionamento de algumas ferramentas, principalmente do Cinema 4D.
O processo é bem simples e consiste na criação de um volume inicial que serve como base para a forma da almofada. Como é de costume para esse tipo de projeto, o autor usa uma fotografia que pode muito bem ser referenciada de mecanismos de busca como o próprio Google.
O diferencial para o tutorial é a existência do pequeno detalhe da costura que circunda a almofada, e que dependendo da iluminação aplicada sobre o modelo 3d, acaba atribuindo um efeito de realismo muito bom na cena. Uma almofada no sofá sem esse tipo de detalhe retira boa parte do efeito.
O mais legal é que as técnicas usadas podem ser reproduzidas sem maiores problemas, até mesmo por usuários sem experiência.
Fonte: allan brito
A modelagem de alguns tipos específicos de objetos podem apresentar desafios interessantes para muitos artistas 3d, como é o caso da criação de móveis e objetos para compor cenas destinadas a visualização em arquitetura. Sempre que peço esse tipo de exercício em minhas aulas, os alunos acabam achando que objetos como sofás não oferecem o nível desejado de desafio para criar superfícies em 3d. Mas, quando apresento as imagens de referência e principalmente, os requisitos para completar os exercícios, os mesmos alunos acabam mudando rapidamente de opinião.
Esses tipos de objetos apresentam detalhes que podem fazer a diferença na criação de imagens, como é o caso de coisas simples como a modelagem de poltronas para sofás. Sim, pode parecer um tipo de objeto simples de criar, mas com detalhes como as ranhuras e costuras na superfície do tecido, você pode passar por problemas para criar esses elementos.
Caso o seu objetivo seja praticar a modelagem 3d no Blender, encontrei nesse final de semana um tutorial muito interessante que mostra exatamente como criar esse tipo de objeto. O autor do vídeo usa a técnica da modelagem por polígonos, que é a mais usada no Blender.
[video][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
No vídeo são feitas diversas referências para ferramentas do Cinema 4D e 3dsmax, pois o artista está tentando produzir um guia para pessoas que gostariam de migrar dessas ferramentas para o Blender. Isso pode até ser uma excelente oportunidade para que pessoas sem conhecimento do Blender, possam comparar o funcionamento de algumas ferramentas, principalmente do Cinema 4D.
O processo é bem simples e consiste na criação de um volume inicial que serve como base para a forma da almofada. Como é de costume para esse tipo de projeto, o autor usa uma fotografia que pode muito bem ser referenciada de mecanismos de busca como o próprio Google.
O diferencial para o tutorial é a existência do pequeno detalhe da costura que circunda a almofada, e que dependendo da iluminação aplicada sobre o modelo 3d, acaba atribuindo um efeito de realismo muito bom na cena. Uma almofada no sofá sem esse tipo de detalhe retira boa parte do efeito.
O mais legal é que as técnicas usadas podem ser reproduzidas sem maiores problemas, até mesmo por usuários sem experiência.
Fonte: allan brito