por: Jh0nny
Bom galera eu sou o Jhonny, e nesse tutorial pretendo mostra um jeito fácil de se criar mapas Normal para se usar na game engine ou mesmo para outros fins, o normal map serve para dar sensação de relevo em um modelo low poly, é muito utilizado em games atuais como Gears of War etc. Utilizarei meu modelo de testes, a ombreira em formato de dragão/touro (você decide :laugh: ), vamos lá:
dificuldade: intermediário
1) Você precisará de dois modelos, um em high poly, de onde será tirado os detalhes para o mapa, e um low poly, que receberá esse mapa:
High
Low
2) O modelo low poly deverá estar com a malha aberta no UV editor (apenas o low):
obs.: separe a 3d view em duas, e deixe uma das janelas com o UV editor aberto.
3) Posicione o modelo high poly exatamente sobre o low poly, de forma que as bordas dos dois se toquem:
4) Selecione primeiro o high poly, segure shift e selecione o low poly, essa ordem é importante, a seguir entre em modo de edição, a malha deverá aparecer aberta no UV editor:
5) No UV editor, crie uma nova imagem clicando em image>new:
6) Na janela de botões, acesse o painel "scene", e clique na aba "bake", selecione "normals", "selected to active" e mude onde está "camera" para "tangent":
7) Clique em "Bake", após alguns segundos o normal map será gerado nao UV editor:
não esqueça de salvar essa imagem:
8) Agora vamos colocar esse mapa no modelo, delete o high poly se preferir, ele não será mais necessário. Selecione o low poly e crie um novo material. A seguir, crie uma nova textura do tipo "image":
carregue o normal map criado, e ligue o botão "normal m":
9) No painel de materiais, deixe o "map imput" como UV:
na aba "map to", desmarque o botão "col" e marque o "nor", o slider "nor" ajusta a intensidade do relevo:
10) Está terminado, você ja possui um normal map criado e funcionando:
obs.: não esqueça de ligar os shaders GLSL, caso contrário não verá o modelo corretamente.
download dos arquivos usados no tutorial (.obj, tamanho total=3,6mb): [url][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Low-Poly.rar[/url]
Obrigado e até a proxima!
Bom galera eu sou o Jhonny, e nesse tutorial pretendo mostra um jeito fácil de se criar mapas Normal para se usar na game engine ou mesmo para outros fins, o normal map serve para dar sensação de relevo em um modelo low poly, é muito utilizado em games atuais como Gears of War etc. Utilizarei meu modelo de testes, a ombreira em formato de dragão/touro (você decide :laugh: ), vamos lá:
dificuldade: intermediário
1) Você precisará de dois modelos, um em high poly, de onde será tirado os detalhes para o mapa, e um low poly, que receberá esse mapa:
High
Low
2) O modelo low poly deverá estar com a malha aberta no UV editor (apenas o low):
obs.: separe a 3d view em duas, e deixe uma das janelas com o UV editor aberto.
3) Posicione o modelo high poly exatamente sobre o low poly, de forma que as bordas dos dois se toquem:
4) Selecione primeiro o high poly, segure shift e selecione o low poly, essa ordem é importante, a seguir entre em modo de edição, a malha deverá aparecer aberta no UV editor:
5) No UV editor, crie uma nova imagem clicando em image>new:
6) Na janela de botões, acesse o painel "scene", e clique na aba "bake", selecione "normals", "selected to active" e mude onde está "camera" para "tangent":
7) Clique em "Bake", após alguns segundos o normal map será gerado nao UV editor:
não esqueça de salvar essa imagem:
8) Agora vamos colocar esse mapa no modelo, delete o high poly se preferir, ele não será mais necessário. Selecione o low poly e crie um novo material. A seguir, crie uma nova textura do tipo "image":
carregue o normal map criado, e ligue o botão "normal m":
9) No painel de materiais, deixe o "map imput" como UV:
na aba "map to", desmarque o botão "col" e marque o "nor", o slider "nor" ajusta a intensidade do relevo:
10) Está terminado, você ja possui um normal map criado e funcionando:
obs.: não esqueça de ligar os shaders GLSL, caso contrário não verá o modelo corretamente.
download dos arquivos usados no tutorial (.obj, tamanho total=3,6mb): [url][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Low-Poly.rar[/url]
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