por: NewbieBlender
Oi pessoal, como todos sabem criar Sprite Sheet(Aquela imagem feita com varias imagens sequenciada e perfeitamente alinhada) é uma coisacansativa e chata, até tentei criar um programa capaz de criar essas imagens, mas não fui bem sucedido, então achei um programa que faz isso de modo pratico e rapido, vamos lá:
Nivel:
Intermediario
(estou fazendo esse tutorial com base de que você ja saiba animar uma textura, caso não saiba Clique aqui)
Programas:
Paint/Photoshop/Gimp (O que achar melhor)
ssm beta1 (esse é o programa responsavel por agrupar as imagens)
Java (necessario ter o Java instalado no computador)
Opcionais:
(Aqui estão alguns Geradores de Particulas, eles podem criar imagens sequenciada que dão otimos efeitos especiais para seu jogo/animação)
Particle Illusion (sómente versão paga, porém o melhor que ja encontrei)
ExGen (sómente versão paga)
Magic Particles (encontrei esse em duas versões, paga e gratuita)
Criação:
Tendo todos os programas baixados e instalados
1º - Abra o ssm beta1;
2º - Clique em "Open"
3º - Ache o diretório das imagens(deixe as imagens com nomes sequenciados,EX: img001, img002 ...) e com CTRL ou SHIFT selecione as imagens e clique em "Abrir";
4º - o "Frame width" e "Frame heigth" irão se adaptar automaticamente as imagens, preencha os campos "Tiles Wide"(Nº de imagens na Horizontal) e "Tiles High"(Nº de imagens na Vertical) de modo proporcional ao Nº de imagens que você inseriu,EX: se inseriu 100 imagens, faça 10x10, 60 imagens, 10x6;
5º - Clique em "Process", seu Sprite Sheet será criado em poucos segundos, como pode perceber o Sprite Sheet foi criado de uma maneira que o blender não reconhece, do canto superior esquerdo até o canto inferior direito, para corrigir isso utilize o Paint/Photoshop/Gimp para dar um Flip na vertical(Deicha-la de ponta-cabeça ou de pés pra cima);
6º - Sua imagem no momento esta invertida e não queremos que nossa animação saia ao contrario, você tem duas opções, ou inverte o plane, ou inverte o mapeamento do plane no Blender;
Apesar do Tutorial não ter nenhuma imagem tenho certeza de que será capaz de entender.
Espero que tenham gostado :laugh:
Até
Oi pessoal, como todos sabem criar Sprite Sheet(Aquela imagem feita com varias imagens sequenciada e perfeitamente alinhada) é uma coisacansativa e chata, até tentei criar um programa capaz de criar essas imagens, mas não fui bem sucedido, então achei um programa que faz isso de modo pratico e rapido, vamos lá:
Nivel:
Intermediario
(estou fazendo esse tutorial com base de que você ja saiba animar uma textura, caso não saiba Clique aqui)
Programas:
Paint/Photoshop/Gimp (O que achar melhor)
ssm beta1 (esse é o programa responsavel por agrupar as imagens)
Java (necessario ter o Java instalado no computador)
Opcionais:
(Aqui estão alguns Geradores de Particulas, eles podem criar imagens sequenciada que dão otimos efeitos especiais para seu jogo/animação)
Particle Illusion (sómente versão paga, porém o melhor que ja encontrei)
ExGen (sómente versão paga)
Magic Particles (encontrei esse em duas versões, paga e gratuita)
Criação:
Tendo todos os programas baixados e instalados
1º - Abra o ssm beta1;
2º - Clique em "Open"
3º - Ache o diretório das imagens(deixe as imagens com nomes sequenciados,EX: img001, img002 ...) e com CTRL ou SHIFT selecione as imagens e clique em "Abrir";
4º - o "Frame width" e "Frame heigth" irão se adaptar automaticamente as imagens, preencha os campos "Tiles Wide"(Nº de imagens na Horizontal) e "Tiles High"(Nº de imagens na Vertical) de modo proporcional ao Nº de imagens que você inseriu,EX: se inseriu 100 imagens, faça 10x10, 60 imagens, 10x6;
5º - Clique em "Process", seu Sprite Sheet será criado em poucos segundos, como pode perceber o Sprite Sheet foi criado de uma maneira que o blender não reconhece, do canto superior esquerdo até o canto inferior direito, para corrigir isso utilize o Paint/Photoshop/Gimp para dar um Flip na vertical(Deicha-la de ponta-cabeça ou de pés pra cima);
6º - Sua imagem no momento esta invertida e não queremos que nossa animação saia ao contrario, você tem duas opções, ou inverte o plane, ou inverte o mapeamento do plane no Blender;
Apesar do Tutorial não ter nenhuma imagem tenho certeza de que será capaz de entender.
Espero que tenham gostado :laugh:
Até