Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis .

    jiraya
    jiraya
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Empty [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis .

    Mensagem por jiraya Sáb Jan 22, 2011 12:08 pm

    [Autor: Tiozim]
    <> Opções de Switch: [0001:Descrição] = ON
    <> Comentário: Olá pessoal! Andei observando que essa área precisava de mais tutoriais, então decidi montar algumas aulas aqui . Não vou prometer nada, mas vou tentar postar uma aula nova à cada semana porque estou meio que ocupado com algumas coisas.
    A aula de hoje vai ser bem light e explicará o máximo possível sobre as Variáveis .
    Variáveis e Switches, são fundamentais para que você faça sistemas em eventos . Mas eu decidi por escolha iniciar com as Variáveis e na aula seguinte prosseguir com Switches .

    <> Opções de Switch: [0001:Descrição] = OFF
    <> Opções de Switch: [0002: Aula] = ON
    <> Opções de Switch: [0003: Introdução] = ON
    <> Comentário: Para entender variáveis eu comecei imaginando Dinheiro . Vamos imaginar que as variáveis são feitas para administrar o dinheiro do Player ( O que não é verdade, mas vamos imaginar ) . Depois, podemos ver que variáveis não são feitas só para isso, como podem até substituir Swtiches! ^^
    Então paremos de enrolar e vamos lá!

    <> Opções de Switch: [0003: Introdução] = OFF
    <> Opções de Switch: [0004: 1- Criando variáveis] = ON
    <> Comentário: De início, vamos abrir um projeto novo no RPG Maker VX . Após isso, aperte F6 ou selecione o ícone abaixo:
    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial1p
    Ícone de Eventos
    <> Comentário: Dê um duplo clique no chão e aparecerá uma janela . Clique na linha de comandos e aperte Enter .
    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial2m
    Linha de Comandos
    <> Comentário: E então abrirá outra janela . Selecione "Opções de Variáveis" .
    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial3b
    Selecione "Opções de Variáveis"
    <> Comentário: E novamente, uma nova janela será aberta . Bem, selecione o menu de Operação de Variáveis para renomear a primeira variável .
    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial4g
    Em outras palavras, clique nos "..."
    <> Comentário: Você perceberá que todas as variáveis já foram criadas . Tudo o que você precisa fazer é renomeá-las para ter uma melhor organização . Por isso, renomeie a primeira variável para podemos estuda-la e dê "Ok" .
    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial5
    Como eu havia dito antes, vamos fingir que variáveis são a mesma coisa que dinheiro .
    <> Opções de Switch: [0004: 1- Criando variáveis] = OFF
    <> Opções de Switch: [0005: 2- Matemática!] = ON
    <> Comentário: Então, agora que temos nossa variável em mãos, vamos estuda-la . Como eu falei na descrição da aula, vamos fingir que a variável é a mesma coisa que dinheiro, ou seja, ela pode ser subtraída, multiplicada,dividida, etc... . Para isso, vamos analisar esse pedacinho:
    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial6
    [i]"... ela pode ser subtraída, multiplicada, dividida..."
    <> Comentário: Agora vamos ver os comandos . Lembrando que todas as variáveis começam com o número 0 ( e.e ) .
    Substituir: Substitui o número da variável atual por outro . Suponhamos que temos 5 reais, com esse comando eu posso substituir os 5 reais por 10 reais .
    +: Acrescenta ao número atual em um valor x . Suponhamos que temos 5 reais, com esse comando, eu posso acrescentar x reais à nossa quantia atual, ou seja, se x for equivalente à 3, ficaremos com 8 reais .
    -: Subtrai o número atual em um valor x . Suponhamos que temos 5 reais, com esse comando, eu posso subtrair x reais à nossa quantia atual, ou seja, se x for equivalente à 3, ficaremos com 2 reais .
    *: Multiplica ao número atual em um valor x . Suponhamos que temos 5 reais, com esse comando, eu posso multiplicar x reais à nossa quantia atual, ou seja, se x for equivalente à 3, ficaremos com 15 reais .
    /: Divide o número atual em um valor x . Suponhamos que temos 5 reais, com esse comando, eu posso dividir x reais à nossa quantia atual, ou seja, se x for equivalente à 5, ficaremos com 1 real .
    Resto: Divide o número atual em um valor x, mas, ao invés de ele mostrar o resultado, ele substitui o número atual pelo resto da conta . Suponhamos que temos 5 reais, com esse comando, eu posso dividir x reais à nossa quantia atual, ou seja, se x for equivalente à 5, o resto será 0 ( Porque é uma divisão exata ), ou seja, a variável será 0 .
    Entendeu claro?
    Agora vamos ver os métodos que podemos usar para aplicar à isso!

    <> Opções de Switch: [0005: 2- Matemática!] = OFF
    <> Opções de Switch: [0006: 3- Métodos] = ON
    <> Comentário: Prosseguindo, para substituir, adicionar, subtrair, etc.., você precisa de uma maneira para isso . O RPG Maker dispõe várias formas de você fazer, por isso, explicarei aqui como .
    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial7
    <> Comentário:
    Constante: No caso, esse é o "x", do qual eu estava falando acima . Ou seja, o número que você colocar nessa caixinha poderá ser [i]adicionado, subtraído, multiplicado, dividido e pode substituir
    o número atual .
    Variável: Essa maneira copia o número de outra variável . Então, vamos supor que vamos copiar o número da variável 0002 para substituir o número da variável 0001 . O número da variável 2 é igual à 8 e a variável 1 é igual à 7 . Como colocamos para substituir, o número da variável 1 passará a ser 8, assim como a variável 2 .
    Aleatório: Sorteia um número dentro dos números que você colocou . Ou seja, se você coloca 1 ~ 10 e coloca para adicionar, ele vai adicionar um número aleatório entre 1 ~ 10 à sua variável .
    Item: Esse serve para mostrar o número de um determinado item que você tem em seu inventário . Ou seja, se você coloca o item "Potion" e coloca para subtrair, suponhamos que você tenha 10 Potions em seu inventario e o número da variável seja 11 . Ela passará à ser 1 .
    Herói: Esse serve para mostrar o parâmetro de um determinado herói . Suponhamos que você escolha o "Herói: Adam ~ Nível" e coloque para multiplicar . Agora imaginemos que o nível do Adam é 2 e a variável esteja com um número de 8, seu número novo será 16! Você pode fazer isso com outros parâmetros também, como EXP, ataque, etc...
    Inimigo: O mesmo do Herói só que com um inimigo .
    Evento: Esse é o mais complicadinho . Você vai ter que ter uma noção do que é Coordenada X e Coordenada Y . Mas isso é uma aula, então vou explicar isso também .
    Temos o seguinte mapa:

    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial8
    <> Comentário:
    Agora, usando os tiles que eu coloquei, podemos definir:
    Os tijolos Cinzas estão na coordenada 000,000 .
    Os tijolos Verdes estão na coordenada 000,001 .
    Os tijolos Brancos estão na coordenada 001,000 .
    Com essa base, podemos definir que o personagem está na coordenada 002,002 ,certo?
    O número à esquerda da virgula é o que chamamos de Coordenada X e o número à direita da virgula é o que chamamos de Coordenada Y .
    E então, se você colocar "Personagem ~ Coordenada X" e colocar para substituir, a variável 1 será equivalente à 002 ( Ou "2" ._.' )
    Outros::
    - ID do Mapa: É a ID do mapa atual, ou seja, se você colocar "ID do Mapa" e colocar para substituir, o número da variável será o número do mapa .
    - Número de personagens: Se você colocar "Número de personagens" e colocar para substituir, o número da variável será o número dos personagens na party ( E não os personagens totais ) .
    - Dinheiro: Se você colocar "Dinheiro" e colocar para substituir, o número da variável será o mesmo que a quantidade de dinheiro que você tem .
    - Número de Passos: Se você colocar "Número de Passos" e colocar para substituir, o número da variável será o mesmo que a quantidade de passos que você deu .
    - Tempo de jogo: Se você colocar "Tempo de jogo" e colocar para substituir, o número da variável será o mesmo que o número do tempo de jogo percorrido .
    - Timer: Se você colocar "Timer" e colocar para substituir, o número da variável será o mesmo que o número atual do Timer ( Vamos ver isso depois ) .
    - Número de Saves: Se você colocar "Número de Saves" e colocar para substituir, o número da variável será o mesmo que a quantidade de slots que você usou .
    Ufa, acabou...

    <> Opções de Switch: [0006: 3- Métodos] = OFF
    <> Opções de Switch: [0007: 4- Outra maneira de administrar variáveis] = ON
    <> Comentário: Você também pode usar a opção "Desde x ~ y", para usar o mesmo comando para varias variáveis de uma vez .
    Ou seja, você pode selecionar "Desde 1 ~ 3" para mandar o mesmo comando para as variáveis 1,2,3!

    [ Aula #1 ] Aulas para Iniciantes ~ Variáveis . Tutorial9d
    <> Opções de Switch: [0007: 4- Outra maneira de administrar variáveis] = OFF
    <> Opções de Switch: [0002: Aula] = OFF
    <> Opções de Switch: [0008: Considerações Finais] = ON
    <> Comentário: Bom, então é isso .
    Espero que tenham gostado ^^
    Qualquer dúvida em relação à aula pode postar aí para ver se eu resolvo >.<
    Um abraço e um...
    Até .

    <> Opções de Switch: [0008: Considerações Finais] = OFF

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 3:35 am