[Autor: makeriniciante ]
Autor: Isaias
A Falta de tempo (e preguiça), não estavam deixando eu fazer a ultima parte, mais vamos lá xD~
nas outras partes do tutorial nóis tratamos da arma e do controle de tiro, agora vamos fazer o personagem
Crie Um Objeto Chamado, Obj_colisor, e use uma sprite qualquer(de preferencia 32x32) e marque como sólido
Criemos o Objeto do Player(se não criou ainda), e coloque a sprite do retângulo pretin ...colocaremos um salto triplo no nosso bonequin!
Vamos Colocar no Create:
Agora coloque na colisão com o obj_colisor:
Autor: Isaias
A Falta de tempo (e preguiça), não estavam deixando eu fazer a ultima parte, mais vamos lá xD~
nas outras partes do tutorial nóis tratamos da arma e do controle de tiro, agora vamos fazer o personagem
Crie Um Objeto Chamado, Obj_colisor, e use uma sprite qualquer(de preferencia 32x32) e marque como sólido
Criemos o Objeto do Player(se não criou ainda), e coloque a sprite do retângulo pretin ...colocaremos um salto triplo no nosso bonequin!
Vamos Colocar no Create:
- Código:
max_tiros = 20;
tiros=0;
pulos=0
- Código:
if place_free(x,y+1){ // isso serve para detectar colisão com algum obj
gravity_direction=270;gravity=0.5; // se ele não está colidindo ele seta a gravidade 0.5
}else{ //senão
gravity_direction=120;gravity=0; // a gravidade é nda, ele vai ficar parado
}
if (keyboard_check(ord('A')) and place_free(x-5,y)){x -=5;} // andar para esquerda detectando colisão
if (keyboard_check(ord('D')) and place_free(x+5,y)){x +=5;}// andar para direita detectando colisão
if (keyboard_check_released(ord('W'))){if(pulos<3){vspeed=-10;pulos+=1;}} // observe o "3", ele é a quantidade máxima de pulos que o player pode dar
direcao=obj_arma.image_angle;//pega a direção do mouse
if(direcao >90 and direcao<270){image_xscale=-1;}else{ image_xscale=1;} // isso vai virar o personagem pra a direção certa(esquerda ou direita) de acordo com a posição do mouse
Agora coloque na colisão com o obj_colisor:
- Código:
move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;
pulos=0;