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    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2

    jiraya
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    Mensagem por jiraya Qua Dez 08, 2010 6:31 pm

    Autor=Anderson Porto
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Aula5
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Lessoncw7Fazendo um Cheat Script
    Vamos pensar no seguinte problema, quero fazer um script de cheat, nele certas variáveis precisam assumir certos valores, caso contrário, o cheat não funciona! No nosso script de cheat, iremos definir um Master Code, se o jogador não sabe esse código, o nenhum outro cheat funciona!
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Linhahreb7
    Hoje faremos a primeira versão desse script, algo bem simples, mais adiante nós iremos refazê-lo, porém bem mais avançado.
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Lessoncw71º Como sempre vamos criar a nossa classe! Vou chamá-la de Game_Cheats.
    Lembre-se, se eu colocar como nome de classe, por exemplo Game Cheats, sem o _, o programa só vai ler o Game e vai tentar descobrir o que é o Cheats, como não vai saber, vai dar pau. (Por que Cheats não é nenhum comando ou variável conhecida) Por isso sempre que eu quero dar um nome para alguma classe, método, variavel... eu junto os nomes com _.
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Lessoncw72º Vamos estabelecer um método de verificar, esse método vai procurar nas variáveis do jogo se há ou não a ocorrência de códigos cheat, se tiver ele vai adicionar vantagens no game! Para usar isso, vamos criar por condições (if, elsif e else). Crie um método, eu irei chamá-lo de verificar.
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Lessoncw73º Vamos estabelecer as condições, para isso precisamos estabeler quais serão os códigos! Vou colocar a lista que eu vou usar...
    o master code será 6325
    força infinita será 1845
    agilidade infinita será 9430
    Estabelecidos os cheats, vamos agora criar as condições:
    if $game_variables[1] == 6325
    Bom agora temos um impasse, é claro que poderíamos criar um "if" dentro de outro "if" e ai ficaria:
    if $game_variables[1] == 6325
    if $game_variables[2] == 1845
    Só para lembrar, notem que estou utilizando as variáveis 1 e 2 para armazenar os códigos.
    Mas eu não quer utilizar 2 linhas na minha condição e sim 1, como fazer???
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Linhahreb7
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Lessoncw7OPERADORES LÓGICOS
    CONJUNÇÃO> a conjunção é um operador que só será válido quando os dois operandos forem válidos...
    Traduzindo:
    Para que minha condição (aquela do cheat script) seja válida as variáveis 1 e 2 precisam estar, ao mesmo tempo, valendo um certo número, assim eu uso o comando "and", minha condição fica então:
    if $game_variables[1] == 6325 and $game_variables[2] == 1845
    Com esse comando, a condição só será válida se as duas variáveis tiverem os valores que eu estabeleci!
    DISJUNÇÃO> outro operador lógico, você pode usá-lo quando quer que não seja nescessário que as duas verificações sejam verdadeiras.
    Traduzindo: se em meu código basta que uma das variáveis seja verdadeira para que funcione, então uso o comando "or":
    if $game_variables[1] == 6325 or $game_variables[2] == 1845
    Com esse comando, basta que uma das variáveis tenha o valor que eu estabeleci para que funcione a condição.
    Existem outros operadores, mas vamos ficar com estes por enquanto...
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Linhahreb7
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Lessoncw7Voltando ao que interessa
    Nessas alturas, já sabemos o nome da classe, do método, quais serão os códigos cheat e como criar as condições, porém não sabemos como dar aos personagens o que nosso cheat precisa dar.
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Linhahreb7
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Lessoncw7Básicos da classe Game_Actors
    Aqui não é novidade para ninguém, todos sabemos que os personagens possuem hp, sp, exp, força, agilidade etc. porém o que muitos não sabem é que esses valores são variáveis dentro da classe Game_Actors, quando temos esse tipo de situação, nós dizemos que o hp, sp, exp... são características da classe ou ATRIBUTOS, nem todos os atributos podem ser modificados, mas na classe que estamos, podem!
    Como acessar os personagens?
    Você sabe que os personagens ficam ordenados pela database, assim como você usa as $game_variables, você pode usar os personagens que ficam no objeto $game_actors, assim como você coloca um $game_variables[1] para mudar a variável 1 da database, você vai colocar $game_actors[1] pra mexer nos atributos do 1º char da database.
    Como acessar os atributos?
    Nas variáveis você só coloca $game_variables[id] = (= ou +=, os de sempre, vocês sabem do que eu falo), porém com os personagens não pode ser feito assim, afinal, imagine colocar $game_actors[2] += 5! Como vou somar 5 em um personagem? Para isso utilizamos os atributos, que nessa classe podem ser acessados como métodos.
    Para acessar o força:
    $game_actors[id].str
    Para acessar a agilidade:
    $game_actors[id].agi
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Linhahreb7
    Nosso código deve ficar mais ou menos assim:
    class Game_Cheats
    def verificar
    if $game_variables[1] == 6325 and $game_variables[2] == 1845
    $game_actors[1].str = 999
    elsif $game_variables[1] == 6325 and $game_variables[2] == 9430
    $game_actors[1].agi = 999
    end
    end
    end
    Crie agora um evento no mapa, nele, mande pra que o jogador digite um número, e ai armazena um na variável 1 e o outro na 2, depois crie o objeto Game_Cheats e execute o método de verificação!
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Dicavd3Criando mais cheats:
    Vou listar alguns atributos dos personagens:
    dex > dextreza
    maxhp > hp máximo
    maxsp > sp máximo
    int > inteligencia
    exp > experiência
    ...
    Para saber mais procure na classe Game_Actors do seu banco de scripts
    Aula 5: As Operações Lógicas parte 2 Dicavd3Como adicionar ou remover ítens?!
    Para executar estes comandos, nós não utilizamos a classe Game_Actors e sim a Game_Party, assim temos:
    $game_party.gain_gold(quantidade)
    $game_party.lose_gold(quantidade)
    Para ganhar ou perder dinheiro> gain: ganhar, lose>perder
    $game_party.gain_weapon(id, quantidade)
    $game_party.lose_weapon(id, quantidade)
    $game_party.gain_armor(id, quantidade)
    $game_party.lose_armor(id, quantidade)
    $game_party.gain_item(id, quantidade)
    $game_party.lose_item(id, quantidade)
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    Tags de busca

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      [li]Criar Cheat Script[/li]
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