Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação

    jiraya
    jiraya
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Empty Aula 1: Conceitos Básicos de Programação

    Mensagem por jiraya Qua Dez 08, 2010 5:45 pm

    Autor=Anderson Porto l
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Aula1
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Lessoncw7COMEÇANDO:
    É de extrema importância que antes de começar a criar/editar scripts, você tenha alguns conceitos básicos sobre programação orientada à objetos. É sobre isso que trataremos na nossa primeira aula, que será bem breve, mas muito importante.
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Linhahreb7
    A linguagem RGSS é uma linguagem orientada à objetos, vamos assim ao nosso primeiro conceito.
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Lessoncw7O que são Objetos ?
    Definição geral: São as entidades que compõem um programa. (no nosso caso, scripts)
    Cada objeto é responsável por executar determinadas tarefas.
    O conjunto de tarefas que um objeto realiza define seu comportamento.
    Objetos são manipulados através de seus métodos.
    Um método consiste de uma seqüência de instruções que acessam dados.
    Quando se executa um método não é necessário conhecer seu conjunto de instruções. O importante é saber a tarefa que o método realiza.
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Importantxe7Traduzindo:
    Imagine um lápis, ele é o seu objeto, se o lápis é o objeto o que seriam os métodos? Escrever, apontar, por exemplo, a princípio você pode pensar que um objeto é como um lápis, uma cadeira, ou seja um objeto propriamente dito, já os métodos são instruções ou comandos do objeto, no caso do lápis, eu posso escrever ou posso apontar, esses são os métodos que o nosso lápis em questão disponibiliza.
    Consideramos como estado o modo que o nosso objeto se encontra, ou seja, se a lâmpada está acesa o estado dela é 'acesa', daí tiramos que:
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Lessoncw7Método: comando ou instrução que pode ou não (vamos deixar esse ou não pra mais tarde) modificar o estado do objeto.
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Lessoncw7Estado: é como o objeto está no momento, é como as características dele.
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Linhahreb7
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Lessoncw7Atributos são características dos objetos, no caso da lâmpada, temos uma característica, o estado dela, se está acesa ou não, em objetos mais complexos temos mais atributos, por exemplo em uma caixa temos a largura a altura etc... (em um char do RGSS, temos hp, sp, str...)
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Importantxe7Tipo danem-se as lâmpadas e as caixas, o que eu quero é RGSS
    Bom menos enrolação e mais conteúdo, se você está se perguntando o que são essas coisas ou pra que servem, vamos a uns exemplos práticos...
    Primeiro abra o seu editor de scripts, vamos analisar o que são objetos e quais são seus atributos e estados. Sempre que você encontrar class <alguma coisa>, esse alguma coisa é um objeto, veja que são muitos: Game_Character, Scene_Title, Spriteset_Map... Para os atributos, é bem fácil saber como identificá-los, basta procurar nomes com @ antes, todos eles são atributos, nos personagens temos, @hp, @sp, @maxhp, @str, @agi... E os estados? Um personagem pode estar morto não é? Isso pode ser considerado um estado (@hp == 0), mas não o único ^^. Não vou me aprofundar demasiadamente nessa parte pois isso nós aprendemos e compreendemos melhor com a prática! Após ler algumas aulas, voltem nesta e vejam como ficará mais claro!
    Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Linhahreb7
    Tags de Busca
      RGSS

      Curso

      Conceitos Básicos

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 10:38 am