Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    Aulas de eventos do cristianoforce: Aula 1 Switchs e Switchs Locais

    jiraya
    jiraya
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    Aulas de eventos do cristianoforce: Aula 1 Switchs e Switchs Locais Empty Aulas de eventos do cristianoforce: Aula 1 Switchs e Switchs Locais

    Mensagem por jiraya Qui Out 14, 2010 8:33 pm

    Aulas por:cristianoforce
    Aulas de eventos do cristianoforce: Aula 1 Switchs e Switchs Locais Aulasdeeventosdocristia

    Design da Logo: BielLadislau

    Aulas de eventos do cristianoforce: Aula 1 Switchs e Switchs Locais Sings

    Aprenda o que é uma switch:


    Uma switch basicamente é um interruptor, que serve para impedir ou parar os comandos feitos por você em uma página de evento, é como se você botasse para uma máquina exercer certas funções e logo após ela parar, interromper aquilo que ela fazia antes.
    Uma switch também é usada para se transferir de uma página para outra, como exemplo abra seu RPG Maker XP e crie uma página de eventos onde o NPC fale “Olá”, aplique e de OK, logo depois crie uma switch qualquer e a nomeie como quiser, então a ative no final do seu comando de vento, em seguida crie uma nova página e bote em condições de eventos a switch que acaba de criar e nos comandos de eventos desta nova página bote uma fala dizendo “Como vai?”, aplique e de OK. Salve seu “jogo” e o teste. Veja o que aconteceu. Na primeira vez com que você fala com o NPC aparece a fala “Olá” certo? Mas quando você volta a falar com o NPC a fala muda para “Como vai?”, porém porque isto acontece? É simples você simplesmente com a switch que acabou de criar fez com que o interrompesse as funções da primeira página e começasse a transmitir as informações dadas no comando de eventos da segunda página criada. Contudo como foi transferido para esta segunda página? Simples, quando adicionou em suas condições de eventos a switch que criou o evento passou a entender que quando a switch for ativada ele deve passar a transmitir as informações que a página com que ela foi botada como condição fornece para o sistema.[/i]


    Dúvidas que podem surgir:

    Eu posso fazer vários eventos com que são ativados switchs que estão como condição em outro evento totalmente diferente?
    R: Sim, contudo que estejam no mesmo mapa.

    Eu posso usar a mesma switch para vários eventos diferentes?
    R: Até pode, mas teria que ter uma serie de outras condições que impedem com que sejam ativadas duas coisas diferentes ao mesmo tempo, ou seja, acabaria tendo que usar mais switchs da mesma forma.

    Existe uma ordem exata com que as páginas de eventos devem ficar na hora de ativar e desativar switchs?
    R: Sim, pode fazer o teste faça o exemplo dado acima mas ao invés de a primeira página ser a do “Olá”, bote sendo como a do “Como vai?” com a condição citada, o que acontecerá? Simplesmente depois da fala do “Olá” não passará para a página do “Como vai?”, o NPC continuará dizendo “Olá”.


    Desativando uma switch:


    Assim como você pode ativar o seu interruptor você também pode desativá-lo. Mas como? Pegue o mesmo exemplo citado acima, no entanto acrescente uma coisa na segunda página que diz “Como vai?”, bote para que depois da fala a switch que acabará de ativar seja desativada, ou seja, bote para que ela fique OFF, aplique, de OK, salve seu game e o teste . O que aconteceu? Depois da fala do “Como vai?” o evento voltou para a primeira página, pois foi interrompida a função que o evento exercia com a switch ativada e voltou a fornecer os dados que o evento possuía antes dela ser ativado, ou seja, sem a switch ativada voltasse para o que era feito antes dela estar ON.



    Dúvidas que podem surgir:

    Posso desativar uma switch em um evento diferente de onde ela esta como condição?
    R: Sim, ela desativará da mesma forma, isto estando todos os eventos no mesmo mapa.

    Eu posso ativar a desativar uma switch quantas vezes eu quiser, conforme o que eu for precisando durante o jogo?
    R: Sim, fazendo isto de maneira correta não haverá problemas.

    Atenção: Tenha cuidado para nunca desativar uma switch antes do que você precisa que aconteça ocorra, pois se botar para interromper antes do evento exercer sua função com a switch ON não dará tempo para o evento funcionar dependendo do que for feito.



    Switch Locais:


    Não tem segredo, são basicamente idênticas as switchs comuns, mas com apenas um porém, elas podem ser repetidas em cada mapa novo que for criado, ou seja, você pode usar a switch local A no Mapa1 e depois usá-lo de novo no Mapa 2 sem problemas nenhum.[/i]


    Dúvidas que podem surgir:

    Eu posso usar a mesma switch local no mesmo mapa várias vezes?
    R: Sim, estando as duas em eventos diferentes.




    Termino:



    Bem galera espero que tenham gostado da primeira aula e tenham aprendido tudo, qualquer dúvida perguntem a vontade e pratiquem bastante o uso destas switchs em vários sistemas.
    Falou :ok:

      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 8:10 am