Autor=Higor Huann
Essa parte é muito importante, sem ela é impossivel prosseguir na criação de um jogo. vamos lá.
1° crie um frame, tendo um total de dois agora:
e logo depois clique em "Edit this Frame" e depois clique me "Frame Editor" agora você entrou no seu frame, logicamente está tudo em branco, esse lugar é onde se edita os graficos do frame, ou seja "Frame Editor"
é usado para construir graficos, coloca-los e etc. agora quando eu disser "vá para o Frame Editor do Frame X" você deve fazer esse procedimento anterior.
Agora, vamos direto criar nosso primeiro Logo, vou ensina-lo a importar uma imagem:
1° clique nessa caixinha [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] é aqui que você clikará para criar os mais diversos objetos, não explicarei os outros objetos aqui, somente o "Backdrop Objet". Depois de ter clicado na caixinha, vá na aba "general" e clique em Backdrop Objet:
Agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Escolha uma imagem para seu logo que seja em BMP, qualquer formato BMP, JPG e etc. esse programa so não aceita imagens PNG mas o resto sempre aceitou normal aqui. Depois de escolher a imagem abrira essa caixa com sua imagem:
Clique em "Capture" depois em "Full Window" depois em "OK" ai abrirá o editor de imagens do programa, se quiser editar a imagem vá em frente, se não apenas clique em "OK" e pronto, posicione a imagem no centro do frame, e agora vamos programar a Passagem de Frame.Para entrar no modo programação do Frame apenas clique nessa caixa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Ela serve para editar os Eventos, quase igual ao RPG Maker, só que aqui as coisas são um pouco mais complicadas, depois de clicar vai aparecer essa tela:
Clique em "New Codition" Aparecerão os objetos atuais do Frame, agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] esse é o editor de eventos de tempo, ele controla todos os eventos temporais, agora vá e clique em ''Is the Timer equal a Certain Value?", aparecera uma janela nova com minutos e segundos, escolha quanto tempo o frame do LOGO ira ficar ativo, por exemplo, bote uns 5 segundos, acho que ja basta. Agora clique na grade abaixo deste botão [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Esse é o Storyboard Control, ele controla os Scrolls e tambem as passagens de Frame, clique com o botão direito e escolha "Next Frame"
provavelmente você não entendeu nada, mas o evento esta assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em outras palavras, quando o valor do Timer for igual a 5 segundos ele ira passar deste frame para o proximo.
Agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] para voltar para o menu inicial, chamado de Storyboard Editor. Clique na opção "RUN" depois Clique em "Run Application", se em 5sec o seu logo passar para uma tela em branco, parabens você conseguiu!
Até a proxima aula, nela você criara o seu primeiro personagem para um jogo de Plataforma!
MFX - Aula 004 Criando uma passagem de Frames
Essa parte é muito importante, sem ela é impossivel prosseguir na criação de um jogo. vamos lá.
Criando uma passagem de Frames
Oque é isso? Facil, apenas uma passagem de um frame para outro, vamos botar na cabeça o seguinte, você esta jogando um Super Mario World do SNES, qual é a primeira coisa que você vê? isso mesmo "NINTENDO", suponhamos que o nome NINTENDO seja nosso primeiro frame, então esse frame passa para a escolha de arquivo para começar o jogo, entendeu? Isso é a passagem de frame, quando um frame passa para outro, vamos entrar de cabeça no nosso primeiro frame.1° crie um frame, tendo um total de dois agora:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
e logo depois clique em "Edit this Frame" e depois clique me "Frame Editor" agora você entrou no seu frame, logicamente está tudo em branco, esse lugar é onde se edita os graficos do frame, ou seja "Frame Editor"
é usado para construir graficos, coloca-los e etc. agora quando eu disser "vá para o Frame Editor do Frame X" você deve fazer esse procedimento anterior.
Agora, vamos direto criar nosso primeiro Logo, vou ensina-lo a importar uma imagem:
1° clique nessa caixinha [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] é aqui que você clikará para criar os mais diversos objetos, não explicarei os outros objetos aqui, somente o "Backdrop Objet". Depois de ter clicado na caixinha, vá na aba "general" e clique em Backdrop Objet:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Escolha uma imagem para seu logo que seja em BMP, qualquer formato BMP, JPG e etc. esse programa so não aceita imagens PNG mas o resto sempre aceitou normal aqui. Depois de escolher a imagem abrira essa caixa com sua imagem:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Clique em "Capture" depois em "Full Window" depois em "OK" ai abrirá o editor de imagens do programa, se quiser editar a imagem vá em frente, se não apenas clique em "OK" e pronto, posicione a imagem no centro do frame, e agora vamos programar a Passagem de Frame.Para entrar no modo programação do Frame apenas clique nessa caixa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Ela serve para editar os Eventos, quase igual ao RPG Maker, só que aqui as coisas são um pouco mais complicadas, depois de clicar vai aparecer essa tela:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Clique em "New Codition" Aparecerão os objetos atuais do Frame, agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] esse é o editor de eventos de tempo, ele controla todos os eventos temporais, agora vá e clique em ''Is the Timer equal a Certain Value?", aparecera uma janela nova com minutos e segundos, escolha quanto tempo o frame do LOGO ira ficar ativo, por exemplo, bote uns 5 segundos, acho que ja basta. Agora clique na grade abaixo deste botão [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Esse é o Storyboard Control, ele controla os Scrolls e tambem as passagens de Frame, clique com o botão direito e escolha "Next Frame"
provavelmente você não entendeu nada, mas o evento esta assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em outras palavras, quando o valor do Timer for igual a 5 segundos ele ira passar deste frame para o proximo.
Agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] para voltar para o menu inicial, chamado de Storyboard Editor. Clique na opção "RUN" depois Clique em "Run Application", se em 5sec o seu logo passar para uma tela em branco, parabens você conseguiu!
Até a proxima aula, nela você criara o seu primeiro personagem para um jogo de Plataforma!