Criando um Jogo Básico no Game Maker

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    Criando um Jogo Básico no Game Maker

    Mensagem por CLS em Seg Fev 07, 2011 6:17 am

    Nome:Criando um Jogo Básico no Game Maker.
    Descrição:Neste tutorial,você aprenderá a fazer um jogo básico no game maker.

    Começando:

    Primeiro,crie 8 sprites para o player:

    spr_player_dir
    spr_player_esq
    spr_player_cima
    spr_player_baixo
    spr_player_dir_par
    spr_player_esq_par
    spr_player_cima_par
    spr_player_baixo_par


    Você pode usar estes sprites:
    Player Sprites

    Agora,crie um sprite para a parede e nomei-o de spr_parede.
    Você pode usar este:
    Sprite de Parede

    Agora,crie um sprite e nomei-o de spr_ponto.
    Esse sprite será o nosso score.
    Você pode usar este:
    Sprite de Score

    Começando a Programar:

    Depois dos sprites,vamos para os objetos.Primeiro,crie um objeto e nomei-o de obj_player:
    O.B.S.:Coloque o spr_player_cima_par nele.

    No evento CREATE,coloque o seguinte código:

    Código:

    score = 0
    lives = 3 //Esse valor pode ser alterado.

    Explicação:Esse código definirá o valor inicial do score e das vidas do player.

    No evento Keyboard:Left coloque esse código:

    Código:

    x-=5
    sprite_index=spr_player_esq

    Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à esquerda e o sprite será mudado para o spr_player_esq,que está virado para a esquerda.

    No evento Keyboard:Right coloque esse código:

    Código:

    x+=5
    sprite_index=spr_player_dir


    Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à direita e o sprite será mudado para o spr_player_dir,que está virado para a direita.

    No evento Keyboard:Up coloque esse código:

    Código:

    y-=5
    sprite_index=spr_player_cima


    Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels acima e o sprite será mudado para o spr_player_cima,que está virado para cima.

    No evento Keyboard:Down coloque esse código:

    Código:

    y+=5
    sprite_index=spr_player_baixo


    Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à baixo e o sprite será mudado para o spr_player_baixo,que está virado para baixo.

    No evento Keyboard Released:Left coloque esse código:

    Código:

    speed = 0
    sprite_index=spr_player_esq_par

    Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado esquerda,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_esq_par,que está parado e virado para a esquerda.

    No evento Keyboard Released:Right coloque esse código:

    Código:

    speed = 0
    sprite_index=spr_player_dir_par

    Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado direita,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_dir_par,que está parado e virado para a direita.

    No evento Keyboard Released:Up coloque esse código:

    Código:

    speed = 0
    sprite_index=spr_player_cima_par

    Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado cima,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_cima_par,que está parado e virado para cima.

    No evento Keyboard Released:Down coloque esse código:

    Código:

    speed = 0
    sprite_index=spr_player_baixo_par

    Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado baixo,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_baixo_par,que está parado e virado para baixo.

    Bom,criamos o movimento do Player,agora vamos programar as outras partes:

    No evento Collision:obj_parede do obj_player coloque esse código:

    Código:

    speed = 0

    Explicação:Esse código serve para que o obj_player fique parado.

    O.B.S.:No obj_parede marque a opção Solid.

    Agora crie outro objeto e nomei-o de obj_ponto e coloque nele o sprite [/color=red]spr_ponto[/color].

    No evento Collision:obj_player do obj_ponto coloque esse código:

    Código:

    score +=10
    instance_destroy()

    Explicação:Esse código serve para que quando o obj_player colidir com o obj_ponto acrescentará 10 pontos a mais,e o obj_ponto será destruído.

    Bom,agora crie um objeto e nomei-o de obj_controle e no evento DRAW coloque o código:

    Código:

    draw_text_color(10,10,"Pontos: "+string(score),c_red,c_white,c_green,c_blue,0.7)
    draw_text_color(320,10,"Vidas: "+string(lives),c_red,c_white,c_green,c_blue,0.7)

    Explicação:Esse código mostrará na room a quantiade de pontos e vidas do jogador,assim:

    PONTOS:Valor do score do jogador.
    VIDAS:Valor das vidas do jogador.

    Agora no evento NO MORE LIVES coloque o seguinte código:

    Código:

    show_message('Você Perdeu!')
    game restart()

    Explicação:Esse código servirá para quando o jogador não estiver com vidas,a seguite mensage será mostrada:"Você Perdeu!",e o jogo voltará ao começo.

    Bom,terminamos aqui nosso tutorial!
    Aproveitem!




      Data/hora atual: Seg Dez 05, 2016 9:52 pm