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    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake

    jiraya
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    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Empty Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake

    Mensagem por jiraya Qui Jan 27, 2011 6:27 pm

    por: Jh0nny
    Bom galera eu sou o Jhonny, e nesse tutorial pretendo mostra um jeito fácil de se criar mapas Normal para se usar na game engine ou mesmo para outros fins, o normal map serve para dar sensação de relevo em um modelo low poly, é muito utilizado em games atuais como Gears of War etc. Utilizarei meu modelo de testes, a ombreira em formato de dragão/touro (você decide :laugh: ), vamos lá:
    dificuldade: intermediário
    1) Você precisará de dois modelos, um em high poly, de onde será tirado os detalhes para o mapa, e um low poly, que receberá esse mapa:
    High
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto2
    Low
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto1
    2) O modelo low poly deverá estar com a malha aberta no UV editor (apenas o low):
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto3
    obs.: separe a 3d view em duas, e deixe uma das janelas com o UV editor aberto.
    3) Posicione o modelo high poly exatamente sobre o low poly, de forma que as bordas dos dois se toquem:
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto4
    4) Selecione primeiro o high poly, segure shift e selecione o low poly, essa ordem é importante, a seguir entre em modo de edição, a malha deverá aparecer aberta no UV editor:
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto5
    5) No UV editor, crie uma nova imagem clicando em image>new:
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto7
    6) Na janela de botões, acesse o painel "scene", e clique na aba "bake", selecione "normals", "selected to active" e mude onde está "camera" para "tangent":
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto6
    7) Clique em "Bake", após alguns segundos o normal map será gerado nao UV editor:
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto8
    não esqueça de salvar essa imagem:
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto9
    8) Agora vamos colocar esse mapa no modelo, delete o high poly se preferir, ele não será mais necessário. Selecione o low poly e crie um novo material. A seguir, crie uma nova textura do tipo "image":
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto14
    carregue o normal map criado, e ligue o botão "normal m":
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto13
    9) No painel de materiais, deixe o "map imput" como UV:
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto11
    na aba "map to", desmarque o botão "col" e marque o "nor", o slider "nor" ajusta a intensidade do relevo:
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Normalmaptuto15
    10) Está terminado, você ja possui um normal map criado e funcionando:
    Tutorial: como fazer Normal Maps usando Bake Th_normalmaptuto10
    obs.: não esqueça de ligar os shaders GLSL, caso contrário não verá o modelo corretamente.
    download dos arquivos usados no tutorial (.obj, tamanho total=3,6mb): [url][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Low-Poly.rar[/url]
    Obrigado e até a proxima!

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