Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    Aula Básica de Composição #1

    Theo.GB
    Theo.GB
    Membro Experiente
    Membro Experiente


    Mensagens : 138
    Credibilidade : 6

    Aula Básica de Composição #1 Empty Aula Básica de Composição #1

    Mensagem por Theo.GB Ter Jan 25, 2011 11:33 pm

    Autor: preischadt-mau3000

    Olá para todos! Estou aqui hoje para dar uma aulinha básica sobre composição para o pessoal do Fórum ;D
    Introdução
    Mas afinal... O que é composição? Bem... compor, trata de unir vários componentes da música, a fim de formar uma melodia e (ocasionalmente) uma letra.


    O Que Requere?
    Conhecimentos sobre Arranjos, Harmonia e Acordes (Não Tão Necessário)
    Um Instrumento ou Programa de Composição
    Força de Vontade e Muita Paciência

    Vamos Por a Mão na Massa?
    Certo, então vamos logo ao que interessa. Na hora de compor algo, procure ficar sozinho em um lugar silencioso. Evite escutar quaisquer tipo de música antes de começar a compor, pois normalmente, as músicas escutadas acabam "ficando na cabeça" o que vem a ser uma coisa incrivelmente chata na hora de compor, pelo fato daquilo ficar "latejando" na sua cabeça quando você está "procurando a melodia".
    Iniciando:
    Certo, vamos começar:
    Passo 1) Abra seu programa de composição (estou usando o Guitar PRO, mas você pode usar qualquer outro) Caso você não tenha um programa de composição, recomendo o Guitar PRO, que pode ser baixado aqui.
    Passo 2) Escolha algo na qual se inspirar, como uma pessoa, um acontecimento da sua vida, ou nada.
    Passo 3) Deixe sua música sem nome, isso você faz depois.
    Passo 4) Escolha o tempo da sua música. Recomendo 80 ou 120, que são os mais comuns.
    Passo 5) Escolha o primeiro instrumento, aquele que fará base para os outros.
    Fazendo o Primeiro Som
    Bem... é aqui que tudo começa a complicar... Colocar a sua primeira nota. Em primeiro lugar você tem que imaginar como quer que seja seu primeiro som. Se vai ser grave ou agudo, se vai ser longo ou curto, se vai ser baixo ou alto. Para assim, poder à partir dessa nota, criar outras que entrem em harmonia com a mesma, podendo assim, montar o seu arranjo.
    Conclusão:
    Bem... sei que não é muita coisa, mas nessa aula, vimos as noções mais básicas de composição, como começar e por onde. Na próxima aula, farei um pequeno exercício com vocês, falarei um pouco sobre as notas e a harmonia entre elas, sobre a combinação de notas em um Piano e em uma Guitarra, coisas que facilitam na composição. Espero ter sido uma boa aula, mandem suas dúvidas, críticas e sugestões! Até a próxima aula!

    PS por theo2010: Agora já sabem porque apaguei minha aula sobre sonoplastia, não sabe? Não da para fazer aulas desse tipo sem plagiar grande parte das coisas, pelo menos eu não consegui...

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 5:01 am