[FIXO]Aprendendo Utilizar RM XP [parte 1 A interface e parte 2 mapas ]

    Compartilhe
    avatar
    jiraya
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    Eventos [Parte 3 ]

    Mensagem por jiraya em Sab Jan 22, 2011 11:12 am

    Eventos!
    Conhecendo o editor de eventos

    Em qualquer jogo é indispensável o uso de eventos. Seja para criar uma vendedora de poções, uma porta de uma casa ou qualquer outra coisa; você terá sempre que usá-los. Então vamos aprender a mexer com eles!

    Na quarta camada de mapeamento (camada para eventos) clique duas vezes num quadrado qualquer do mapa e uma janela irá aparecer. Vejamos para que serve cada parte dela.

    Lá em cima é o local onde será colocado o nome do evento, opcional (é útil para você indentificá-lo mais facilmente, mais tarde). Comecemos então por conhecer os botões do topo:

    1. Nova Página: Cria uma página nova dentro do mesmo evento, para executar novas operações. É como se você tivesse dois ou mais eventos em um só.
    2. Copiar Página: Copia a página atual para que depois possa ser colada uma igual.
    3. Colar Página: Cola uma página copiada.
    4. Deletar Página: Remove a página que está sendo vista.
    5. Limpar Página: Limpa a página atual por completo, deixando ela vazia.
    Agora, dentro das Condições do Evento, temos as seguintes opções:


    1. Switch [X] ON: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a switch X esteja ligada.
    2. Switch [X] ON: Serve para o mesmo que a opção acima.
    3. Variável [X] Maior/Igual que: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a variável X seja maior ou igual a um determinado valor.
    4. Switch Local [X] ON: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a switch local X esteja ligada.

    Se você não entendeu nada desta parte, não se preocupe; isto será explicado mais detalhadamente em uma próxima parte do tutorial de iniciantes.

    Mais abaixo temos o Gráfico (clique duas vezes na caixa e escolha o gráfico do evento), o Movimento, as Opções e o Iniciar Quando, do evento.
    Comecemos pelo Movimento:



    1. Tipo: Aqui você escolhe o tipo de movimento que o evento irá ter. Se quer que ele ande pelo mapa aleatoriamente, escolha Aleatório. Se não quer que ele ande, escolha Fixo. Pode também escolher uma rota pré-definida para ele, dentre outras opções.
    2. Velocidade: Escolha aqui a velocidade com que o evento se movimentará no mapa.
    3. Frequência: Aqui você define a frequência com que o personagem se movimentará no mapa, “dará passos”. Se quer que ele fique andando sem parar, defina Altíssima. Se quer que ele só dê uns passos de alguns em alguns segundos, defina aqui uma frequência baixa.

    Nas Opções podemos ver:



    1. Animação (Mov.): Marque esta opção se quiser que o evento mude a sua animação ao movimentar-se.
    2. Animação (Fixa): Marque esta opção se quiser que o evento esteja sempre mudando a sua animação mesmo quando está parado.
    3. Direção Fixa: Se marcar esta opção, o evento ficará sempre na mesma posição, sem mudar a animação, quer ande, quer não.
    4. Atravessar: Marque esta opção para que o evento possa atravessar tudo o que está no mapa, incluindo os objetos não-atravessáveis.
    5. Alta Prioridade: Se marcar esta opção, o evento irá aparecer por cima de todo o resto que está no mapa. Irá sobrepor-se a tudo. Esta opção é útil para criar aves, que voarão por cima de casas e outros objetos.

    E, por fim, no Iniciar Quando, temos:



    1. Pressionar tecla: O evento só irá fazer o que você programou nos Comandos de Evento quando o jogador interagir com ele, pressionando a tecla de ação (C; ENTER; Barra de espaços).
    2. Ao Tocar Herói: Com esta opção marcada, o evento irá fazer o que você programou nos Comandos de Evento quando o jogador encostar nele.
    3. Ao Tocar (Evento): Esta opção permite que o evento faça o que você programou assim que o jogador toque nele e também quando ele toque no jogador. É quase o mesmo que o “Ao Tocar Herói”, com esta pequena diferença.
    4. Início Automático: O evento irá fazer a ação programada no instante em que o jogador entrar no mapa em que ele se encontra. Ele irá agir antes de todo o resto, chegando até mesmo a bloquear o movimento do personagem.
    5. Processo Paralelo: O evento irá agir da mesma maneira que no “Início Automático”, ou seja, no momento em que você entra no mapa em que o evento se encontra. Porém, com esta opção, o evento vai agindo ao mesmo tempo que todos os outros, não bloqueando o movimento no personagem, por exemplo.

    Sem dúvida a parte mais importante dos eventos são os Comandos de Evento. É aí que tudo acontece. Isto é explicado na próxima parte do tutorial.


    ______________________________________________________________________________

    Editando mais ....

      Data/hora atual: Sab Jun 24, 2017 1:23 am