Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    MFX - Aula 004 (Criando uma passagem de Frames)

    jiraya
    jiraya
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    MFX - Aula 004 (Criando uma passagem de Frames)  Empty MFX - Aula 004 (Criando uma passagem de Frames)

    Mensagem por jiraya Ter Set 20, 2011 5:30 pm

    Autor=Higor Huann



    MFX - Aula 004 Criando uma passagem de Frames




    Essa parte é muito importante, sem ela é impossivel prosseguir na criação de um jogo. vamos lá.

    Criando uma passagem de Frames
    Oque é isso? Facil, apenas uma passagem de um frame para outro, vamos botar na cabeça o seguinte, você esta jogando um Super Mario World do SNES, qual é a primeira coisa que você vê? isso mesmo "NINTENDO", suponhamos que o nome NINTENDO seja nosso primeiro frame, então esse frame passa para a escolha de arquivo para começar o jogo, entendeu? Isso é a passagem de frame, quando um frame passa para outro, vamos entrar de cabeça no nosso primeiro frame.
    1° crie um frame, tendo um total de dois agora:
    Spoiler:
    Ponha no Title "Logo" e deixe o password em branco, depois de nomeado, clique 2x no frame com nome "logo"
    e logo depois clique em "Edit this Frame" e depois clique me "Frame Editor" agora você entrou no seu frame, logicamente está tudo em branco, esse lugar é onde se edita os graficos do frame, ou seja "Frame Editor"
    é usado para construir graficos, coloca-los e etc. agora quando eu disser "vá para o Frame Editor do Frame X" você deve fazer esse procedimento anterior.

    Agora, vamos direto criar nosso primeiro Logo, vou ensina-lo a importar uma imagem:
    1° clique nessa caixinha [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] é aqui que você clikará para criar os mais diversos objetos, não explicarei os outros objetos aqui, somente o "Backdrop Objet". Depois de ter clicado na caixinha, vá na aba "general" e clique em Backdrop Objet:
    Spoiler:
    Agora vai abrir uma janela igual essa:
    Spoiler:
    Esse é o editor de graficos do MFX, que por sinal é uma Very Shit, como diz o nosso amigo Victoream Sama
    Agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Escolha uma imagem para seu logo que seja em BMP, qualquer formato BMP, JPG e etc. esse programa so não aceita imagens PNG mas o resto sempre aceitou normal aqui. Depois de escolher a imagem abrira essa caixa com sua imagem:
    Spoiler:
    Se tiver uma setinha em cima da opção "Transparent Mode" em "capture" clique para desativar, essa opção captura imagens e adere transparência automaticamente, em outras palavras, se a imagem tiver bordas brancas, o programa adere a transparência automaticamente, a uma altura dessas você ja deve saber oque transparencia certo?
    Clique em "Capture" depois em "Full Window" depois em "OK" ai abrirá o editor de imagens do programa, se quiser editar a imagem vá em frente, se não apenas clique em "OK" e pronto, posicione a imagem no centro do frame, e agora vamos programar a Passagem de Frame.Para entrar no modo programação do Frame apenas clique nessa caixa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Ela serve para editar os Eventos, quase igual ao RPG Maker, só que aqui as coisas são um pouco mais complicadas, depois de clicar vai aparecer essa tela:
    Spoiler:
    Não irei explicar detalhadamente os Eventos aqui, você ira aprender melhor quando for vendo aulas e mais aulas, ai saberá fazer os eventos facinho.
    Clique em "New Codition" Aparecerão os objetos atuais do Frame, agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] esse é o editor de eventos de tempo, ele controla todos os eventos temporais, agora vá e clique em ''Is the Timer equal a Certain Value?", aparecera uma janela nova com minutos e segundos, escolha quanto tempo o frame do LOGO ira ficar ativo, por exemplo, bote uns 5 segundos, acho que ja basta. Agora clique na grade abaixo deste botão [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Esse é o Storyboard Control, ele controla os Scrolls e tambem as passagens de Frame, clique com o botão direito e escolha "Next Frame"
    provavelmente você não entendeu nada, mas o evento esta assim:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Em outras palavras, quando o valor do Timer for igual a 5 segundos ele ira passar deste frame para o proximo.
    Agora clique aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] para voltar para o menu inicial, chamado de Storyboard Editor. Clique na opção "RUN" depois Clique em "Run Application", se em 5sec o seu logo passar para uma tela em branco, parabens você conseguiu!
    Até a proxima aula, nela você criara o seu primeiro personagem para um jogo de Plataforma!

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 6:44 am