Criador: Madajuv
Gênero: Ação / Shooter
Iniciado em: 04/05/10
Finalizado em: Indeterminado: 25/05/10
O jogo 21 Minutos foi feito inicialmente para a rodada final da
Maratona MRM. Uma competição de 12 rodadas em que eram testadas as
habilidades dos concorrentes no RPG Maker. Eu escolhi o RPG Maker XP
para participar e a tarefa da última rodada era desenvolver um joguinho
que durasse exatamente (ou algo muito próximo) de 21 minutos. Nunca
tinha feito um jogo na vida e fui bem empolgado para fazer este. Me
dediquei tanto que o resultado, na minha opinião, ficou muito bom,
levando em conta que o jogo deveria ter 21 minutos e deveria ser feito
em apenas 17 dias.
Resolvi então, que assim que eu entregasse o
jogo na competição daria uma pequena melhorada nele para poder postá-lo
como sendo o meu primeiro projeto terminado em RMXP. Nesta versão de
projeto diferentemente da primeira há mais um nível de dificuldade, o
qual chamei de INSANO (nome sugerido por Utiru), neste nível você começa
o jogo sem balas, não há regeneração de vida e os inimigos são mais
rápidos e mais fortes do que os da dificuldade normal. Contudo, a
dificuldade normal foi mantida no jogo. E, além disso, cada vez que você
zera o jogo ganha uma nota. Nessa nota está avaliado do tempo que você
levou para zerar o jogo, a precisão dos seus tiros, quantas vezes você
morreu para chegar ao final, quantos inimigos matou e quantos tiros
tomou.
A
história do jogo é relativamente simples, porém não pode ser detalhada
no In-game, veja como tudo foi pensado, o cenário em que se passa a
história:
Alguns anos no futuro o poder dos EUA subiu à cabeça,
fazendo com que eles declarassem guerra contra qualquer um que
simplesmente discordasse deles por qualquer motivo, não importando o
quão banal fosse. Durante anos os outros países viveram com medo, até
que uma hora a Onu resolveu se rebelar contra os EUA. A Onu, que antes
era um instrumento de controle dos EUA reuniu os países com maior
tecnologia bélica de época, o que incluía o Brasil graças à revolta de
2016 "O nióbio é nosso!", e treinou grupos especiais de atiradores, que
seriam enviados aos EUA para assassinar o presidente e derrubar a
estátua da liberdade, e assim, colocar medo no país e mostrar que eles
não são deuses.
Contudo, uma guerra civil se iniciou nos EUA e
ao fim dela um novo presidente entrou no poder, seu primeiro decreto
acabou com esta cultura de domínio global. A Onu, abortou a missão, mas
continuou com um pé atrás, colocou os EUA em um embargo e não desfez o
grupo especial. De fato, ela estava certa. A guerra civil não passava de
um teatro para fingir uma mudança. Para se vingar, o governo dos EUA
bolou um grande esquema de pirataria na televisão em que faziam
programas que lavavam as mentes das pessoas, transformando-as em pessoas
amargas e violentas. Eles fizeram estes programas aparecerem nas
televisões de todo o mundo clandestinamente, graças ao monopólio das
redes de comunicação das empresas estadunidenses (houve uma "reciclagem"
de satélites).
O que era mais usado para fazer estas lavagens cerebrais eram os Reality Shows
estupidamente desumanos. Pegavam condenados à morte do país e os
colocavam para participar de jogos em que somente um sobrevivia e os
outros morriam. Algumas pessoas resistentes achavam estes jogos
absurdos, não se brinca com a vida de seres humanos deste jeito. Porém a
maioria das pessoas gostaram dos jogos e se viciaram neste tipo de
entreterimento.
Reality Shows mortais viraram mania global. E
aqui no Brasil, uma das redes de TVs não ficou atrás e resolveu criar o
seu próprio Reality Show. Chamado de A Maratona da Morte, cem corredores correm em uma pista de corrida cheia de armas de fogo, que podem e devem ser usadas para matar os concorrentes.
Anos se passaram e o mundo ficou fora de controle, a violência
tornou-se rotina na vida de todos e o caos era constante nas ruas. E
neste terrível cenário a corrupção já presente cresceu ainda mais, o que
fez com que estes shows fossem legalizados, desde que o prêmio ao vencedor fosse alto o bastante para valer a vida.
Corredor 21
O corredor 21, ou simplesmente 21 é o personagem principal do jogo.
Apesar de muitas pessoas o verem pelas ruas, ninguém sabe ao certo o
nome dele. Tudo o que se sabe é que ele gosta de fazer justiça com as
próprias mãos: mata sem pena quem tentar matar um inocente na frente
dele. Sabe-se também que toda sexta feira ele vai até a biblioteca pegar
algum livro de filosofia. Segundo a bibliotecaria, o filósofo preferido
do homem misterioso é Noam Chomsky. Para alguns aquele ser na verdade é
o espírito de revolta das pessoas em forma de homem. Outros dizem que
isso é besteira, pois há registros que comprovam que ele é só um cara
que atira bem e não gosta do mundo como está. De fato, o corredor 21 fez
parte do grupo especial de atiradores treinados pela Onu para matar o
presidente dos EUA. Frio e com poucas emoções resolve participar da
Maratona da Morte por estar entediado e insatisfeito com o mundo em que
vive, e se morresse, pouco ligava. Contudo ao chegar lá, descobre que
uma bomba é plantada na cabeça de cada competidor para que eles corram e
matem com ainda mais vontade. Para ele, isto foi a gota da água, e
portanto, resolve fugir da corrida para tirar satisfações com o dono da
emissora de TV. Ninguém brinca com a vida dos outros na frente dele,
muito menos com a dele.
O pistoleiro do bar
Personagem bizarro que o corredor 21 conhece no bar, enquanto toma sua Última Bebida
(uma tradição entre os pistoleiros da época, consiste em uma dose
correta de vodka que faz com que as dores provenientes dos tiros sejam
mais suportáveis, só é tomada antes de missões que possam levar à
morte). O sujeito escuta atentamente à história do corredor e apoia a
causa pela qual ele matará alguém. É um homem bem humorado e muito bom
atirador. No decorrer da trama, o corredor 21 acaba se surpreendendo com
uma segunda aparição dele em sua jornada.
O cozinheiro
Para o corredor 21, o que parece um inocente cozinheiro acaba virando
uma grande dor de cabeça. Infelizmente o corredor se esqueceu que nunca
devemos subestimar nossos inimigos. Depois de passar por este
cozinheiro, ele nunca mais se esqueceu dessa importante lição.
O personal trainer
Grande, forte e rápido seria uma ameaça à vida de muitas pessoas,
porém, sem armas, o grandão não representa grande perigo ao personagem
principal. Ele é o personal trainer do dono da emissora de TV e passa a
maior parte do tempo em um ginásio.
Os seguranças
Os seguranças da mansão são atiradores bem treinados e que matam
qualquer um que tente invadir a mansão. Eles podem ser encontrados
usando uma dentre três armas diferentes: Uma pistola, uma doze ou uma
Ak-47. Todos usam armas especiais: o gatilho tem um detector de digital
(do dedo) e portanto as armas deles só funcionam nas mãos deles e as
balas são trancadas na arma pelo mesmo sistema. Só se tira o cartucho da
arma o dono da mesma.
O dono da emissora de TV
Um homem corrompido pelo poder que detem. Narcisita e sedento por
poder, controla a maior emissora de TV da cidade e devido ao lucro que a
mesma gera controla por corrupção a prefeitura e a polícia da cidade.
Nada contece lá sem que ele saiba, e se ele quiser que algo não ocorra
simplesmente não ocorrerá. Ele é o inventor do Reality Show Mortal
brasileiro e do método usado para os corredores darem o máximo de si.
Este homem deu o azar de cruzar o caminho do corredor 21. Ao ver pelas
câmeras o corredor fugindo da pista de corrida se prepara para
recebe-lo: Contrata de última hora um pistoleiro e organiza seus
seguranças. Contudo, como ele percebe tarde demais, nada poderia
detê-lo.
O jogo conta com diversos sistemas totalmente novos, feitos para o jogo:
- SABS(Shooter Action Battle System):
Para
se movimentar são usadas as teclas WASD e para atirar nos inimigos é
usado o mouse. As balas aparecem fazendo o trajeto do tiro e os inimigos
também atiram de volta, além de possuírem uma certa IA. E há mudanças
de gráficos de acordo com a arma usada.
Screen:
- Spoiler:
- Sistema de HUD com sinais vitais e manchas nos personagens:
Para
saber como anda a vida do seu personagem ou dos inimigos no mapa foi
criado um sistema de manchas, conforme alguém leva tiros este alguém
fica com manhcas de sangue, além disso você pode checar sua vida em
porcentagem na HUD que fica no canto esquerdo inferior do mapa. A HUD se
reposiciona no último chefão para não atrapalhar a visibilidade, além
disso a HUD contém a quantidade de balas da arma que está sendo usada.
Screen:
- Spoiler:
- Mensagens em quadrinhos:
Os diálogos do jogo aparecem em forma de
mensagens em quadrinhos, que se fecham automaticamente passado um tempo
razoável para ler a mensagem.
Screen:
- Spoiler:
- Checkpoint:
Quando você morre pode escolher entre começar o jogo de
novo ou carregar o checkpoint. Carregando o checkpoint você volta ao
início do mapa em que morreu.
Screen:
- Spoiler:
- Tela de título personalizada:
A tela de título foi totalmente personalizada, tanto no visual quanto nas opções da mesma.
Screen:
- Spoiler:
- Dois níveis de dificuldade:
Tem normal e tem difícil. =]
- Avaliação:
Quando você zera o jogo é avaliado, recebe uma nota de acordo com o seu desempenho.
- Design Anti-Lag:
Na realidade não é um script nem nada. xD
É
que todos os sistemas do jogo foram feitos de modo que alguma coisa só é
atualizada se necessário e os sensores dos inimigos realizam testes
"mais leves" antes dos pesados para não ficar fazendo contas maiores o
tempo todo, se o sensor já informar que o herói está longe no teste
simples o pesado não é feito. Além disso eu dei uma boa editada nos
scripts padrões para tirar alguns excessos...
Além
das screens acima, fiz um vídeo do gameplay do jogo. Como o jogo é
curto o vídeo tem só 2 minutos, para não mostrar o jogo todo.
- Spoiler:
Download do jogo:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Não precisa do RTP.
- Spoiler:
- Este apesar de ser um jogo solo (criação), recebeu ajuda
de várias pessoas, as quais eu gostaria de agradecer.
Programação:
PRCoders:
Captar movimento do scroll do mouse
Cybersam:
Captar clique do mouse
PARA:
Mensagem em quadrinhos
BruunoxD:
Esconder/exibir cursor do mouse
Terg:
Desenhar um ícone por cima do mouse
Enterbrain:
RTP RGSS
Pixel Art:
RZ:
Personagem principal com pistola Ak-47 e Doze.
Seguranças com Ak-47 e Doze.
Seguranças mortos.
Cozinheiro atirando facas
Cozinheiro acendendo azulejos especiais
Lucas Kich:
Cozinheiro Morto
Seguranças de pistola
Seguranças mortos
Nocredit:
Seguranças mortos
Raul_the_lord:
Seguranças mortos
Axel Steel:
O chefão
Sithjester:
Os seguranças
Cara do bar
Chars de base para o personagem principal
Terg:
Mira
Enterbrain:
Mechas
Autotiles de parede
Portas
Bartender
Tsukurushirizu:
Tilesets (Gráficos dos Mapas)
?????:
Bartender com pano
Maleta de alumínio
Músicas:
NickKaedalus:
Rogue's Ballad - Música do Título
Another Gambler in Town - Música dos créditos
Outras músicas:
Ripadas do youtube... =p (Autores desconhecidos)
Efeitos sonoros:
Armas:
Baixadas em um pack de modificação para CS (Autor desconhecido)
Vidro quebrando:
Findsounds.com
Todos os outros:
Enterbrain
Testers e ideias deles:
Utiru:
Fases mais fáceis
Regeneração de vida
Tutorial
Ajudou à idealizar a tela de resultado
Lucas Kich:
Fases mais fáceis
Mais plantas no jardim da mansão
RZ:
Dicas para o mini-chefe Cozinheiro
Roke:
Tela piscar vermelha ao tomar tiro
Checkpoint depois das conversas
Recarregar arma automaticamente
Nocredit:
Reportagem dos bugs da cozinha
Parede da Fama
Se
você zerar o jogo tire uma foto da tela de resultado e poste no tópico.
Dependendo do seu resultado você entra na parede da fama! \o/
Porém, para você aparecer, você precisa mandar a foto no tópico oficial na Mundo RPG Maker.