Oi vim postar aki um tutorial que eu vi a muito tempo na internet espero que voceis gostem e aproveitem...
Curiosidade: a cada nova versão do Blender é realizado um concurso onde é escolhido a imagem da tela de splash (tela de apresentação) do software. A desta versão você pode ver acima, na Figura 01. Caso queira ver outras, visite o texto Blender Splash Screens Since 2.01 do Blender Total.
Com o Blender aberto, você verá a sua interface (Figura 02) (caso queira ver a imagem completa, clique em cima dela normalmente. As outras imagens maiores também terão o mesmo esquema):
Figura 02 – Interface do Blender
Existe uma pequena diferença caso você utilize resoluções mais altas. Em 1024×768 (a resolução mais comum) aparece alguns dados adicionais, como o número de vértices dos objetos da cena. Na resolução 800×600 (que será usada neste tutorial), esses dados não aparecem, já que o Blender não redimensiona os seus menus.
Vamos começar a analisar a interface do Blender. Ela pode ser confusa à primeira vista, mas com o tempo você vai acabar acostumando (como eu disse anteriormente). Só vou falar de alguns comandos que conheço e uma explicação básica, para você já começar a usar a ferramenta. Outros comandos podem ser abordados em tutoriais futuros. Para a referência completa, consulte o site oficial.
Analisemos o menu superior (Figura 03):
Figura 03 – Menu Superior do Blender
Este botão
abre um sub-menu com algumas funcionalidades do Blender (Figura 04):
Figura 04 – Sub-menu do Blender (com algumas funcionalidades)
Este sub-menu também pode ser acessado na parte de baixo da tela, como visto na Figura 05:
Figura 05 – Interface do Blender, onde pode-se ver o acesso ao sub-menu de funções.
A diferença entre estes botões descritos na Figura 05 e o botão descrito na Figura 03 é que, no primeiro botão da Figura 05 (de baixo para cima) acessa perfeitamente as outras funções (o que é recomendado para iniciantes) e mostra as funções na tela de cena ( Figura 06). Já o botão de baixo mostra as funções onde está os botões de manipulação dos objetos ( Figura 07).
Figura 06 – Interface do Blender, onde os dados do Action Editor estão sendo mostrados na área de cena.
Figura 07 – Interface do Blender, onde os dados do Action Editor estão sendo mostrados na área de manipulação de objetos.
Se você salvar o modelo, a interface pode ficar desse jeito e para voltar ao normal, escolha 3D View (para o botão de cima) e Buttons Window (botão de baixo).
Curiosidade: O Blender também aceita outros temas, para você trocar o estilo da interface do programa. Ele já vem com o Rounded e você pode instalar outros. Para instalar, visite este tutorial.
Caso ache a interface dos botões (que fica na parte de baixo da interface) pequena, você pode apertar a tecla + (mais) do teclado numérico para aumentar os botões e labels (ou seja, deixar maior) ou pode diminuir (caso aumente demais) usando a tecla – (menos) do teclado numérico.
Curiosidade: a cada nova versão do Blender é realizado um concurso onde é escolhido a imagem da tela de splash (tela de apresentação) do software. A desta versão você pode ver acima, na Figura 01. Caso queira ver outras, visite o texto Blender Splash Screens Since 2.01 do Blender Total.
Com o Blender aberto, você verá a sua interface (Figura 02) (caso queira ver a imagem completa, clique em cima dela normalmente. As outras imagens maiores também terão o mesmo esquema):
Figura 02 – Interface do Blender
Existe uma pequena diferença caso você utilize resoluções mais altas. Em 1024×768 (a resolução mais comum) aparece alguns dados adicionais, como o número de vértices dos objetos da cena. Na resolução 800×600 (que será usada neste tutorial), esses dados não aparecem, já que o Blender não redimensiona os seus menus.
Vamos começar a analisar a interface do Blender. Ela pode ser confusa à primeira vista, mas com o tempo você vai acabar acostumando (como eu disse anteriormente). Só vou falar de alguns comandos que conheço e uma explicação básica, para você já começar a usar a ferramenta. Outros comandos podem ser abordados em tutoriais futuros. Para a referência completa, consulte o site oficial.
Analisemos o menu superior (Figura 03):
Figura 03 – Menu Superior do Blender
Este botão
abre um sub-menu com algumas funcionalidades do Blender (Figura 04):
Figura 04 – Sub-menu do Blender (com algumas funcionalidades)
Este sub-menu também pode ser acessado na parte de baixo da tela, como visto na Figura 05:
Figura 05 – Interface do Blender, onde pode-se ver o acesso ao sub-menu de funções.
A diferença entre estes botões descritos na Figura 05 e o botão descrito na Figura 03 é que, no primeiro botão da Figura 05 (de baixo para cima) acessa perfeitamente as outras funções (o que é recomendado para iniciantes) e mostra as funções na tela de cena ( Figura 06). Já o botão de baixo mostra as funções onde está os botões de manipulação dos objetos ( Figura 07).
Figura 06 – Interface do Blender, onde os dados do Action Editor estão sendo mostrados na área de cena.
Figura 07 – Interface do Blender, onde os dados do Action Editor estão sendo mostrados na área de manipulação de objetos.
Se você salvar o modelo, a interface pode ficar desse jeito e para voltar ao normal, escolha 3D View (para o botão de cima) e Buttons Window (botão de baixo).
Curiosidade: O Blender também aceita outros temas, para você trocar o estilo da interface do programa. Ele já vem com o Rounded e você pode instalar outros. Para instalar, visite este tutorial.
Caso ache a interface dos botões (que fica na parte de baixo da interface) pequena, você pode apertar a tecla + (mais) do teclado numérico para aumentar os botões e labels (ou seja, deixar maior) ou pode diminuir (caso aumente demais) usando a tecla – (menos) do teclado numérico.
Última edição por jiraya em Qui Dez 30, 2010 4:43 pm, editado 1 vez(es)