Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


2 participantes

    Tutorial 1 – A interface do Blender

    jiraya
    jiraya
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

     Tutorial 1 – A interface do Blender Empty Tutorial 1 – A interface do Blender

    Mensagem por jiraya Qui Jul 15, 2010 4:56 pm

    Oi vim postar aki um tutorial que eu vi a muito tempo na internet espero que voceis gostem e aproveitem...


    Curiosidade: a cada nova versão do Blender é realizado um concurso onde é escolhido a imagem da tela de splash (tela de apresentação) do software. A desta versão você pode ver acima, na Figura 01. Caso queira ver outras, visite o texto Blender Splash Screens Since 2.01 do Blender Total.

    Com o Blender aberto, você verá a sua interface (Figura 02) (caso queira ver a imagem completa, clique em cima dela normalmente. As outras imagens maiores também terão o mesmo esquema):
     Tutorial 1 – A interface do Blender Tutorialblender0102thum

    Figura 02 – Interface do Blender

    Existe uma pequena diferença caso você utilize resoluções mais altas. Em 1024×768 (a resolução mais comum) aparece alguns dados adicionais, como o número de vértices dos objetos da cena. Na resolução 800×600 (que será usada neste tutorial), esses dados não aparecem, já que o Blender não redimensiona os seus menus.

    Vamos começar a analisar a interface do Blender. Ela pode ser confusa à primeira vista, mas com o tempo você vai acabar acostumando (como eu disse anteriormente). Só vou falar de alguns comandos que conheço e uma explicação básica, para você já começar a usar a ferramenta. Outros comandos podem ser abordados em tutoriais futuros. Para a referência completa, consulte o site oficial.

    Analisemos o menu superior (Figura 03):
     Tutorial 1 – A interface do Blender Tutorialblender0102thum

    Figura 03 – Menu Superior do Blender

    Este botão  Tutorial 1 – A interface do Blender Tutorialblender0102thum

    abre um sub-menu com algumas funcionalidades do Blender (Figura 04):
     Tutorial 1 – A interface do Blender Tutorialblender0102thum

    Figura 04 – Sub-menu do Blender (com algumas funcionalidades)

    Este sub-menu também pode ser acessado na parte de baixo da tela, como visto na Figura 05:
     Tutorial 1 – A interface do Blender Tutorialblender0102thum
    Figura 05 – Interface do Blender, onde pode-se ver o acesso ao sub-menu de funções.

    A diferença entre estes botões descritos na Figura 05 e o botão descrito na Figura 03 é que, no primeiro botão da Figura 05 (de baixo para cima) acessa perfeitamente as outras funções (o que é recomendado para iniciantes) e mostra as funções na tela de cena ( Figura 06). Já o botão de baixo mostra as funções onde está os botões de manipulação dos objetos ( Figura 07).
     Tutorial 1 – A interface do Blender Tutorialblender0102thum

    Figura 06 – Interface do Blender, onde os dados do Action Editor estão sendo mostrados na área de cena.
     Tutorial 1 – A interface do Blender Tutorialblender0102thum
    Figura 07 – Interface do Blender, onde os dados do Action Editor estão sendo mostrados na área de manipulação de objetos.

    Se você salvar o modelo, a interface pode ficar desse jeito e para voltar ao normal, escolha 3D View (para o botão de cima) e Buttons Window (botão de baixo).

    Curiosidade: O Blender também aceita outros temas, para você trocar o estilo da interface do programa. Ele já vem com o Rounded e você pode instalar outros. Para instalar, visite este tutorial.

    Caso ache a interface dos botões (que fica na parte de baixo da interface) pequena, você pode apertar a tecla + (mais) do teclado numérico para aumentar os botões e labels (ou seja, deixar maior) ou pode diminuir (caso aumente demais) usando a tecla – (menos) do teclado numérico.


    Última edição por jiraya em Qui Dez 30, 2010 4:43 pm, editado 1 vez(es)
    DDRL
    DDRL
    Membro
    Membro


    Mensagens : 14
    Credibilidade : 0

     Tutorial 1 – A interface do Blender Empty Re: Tutorial 1 – A interface do Blender

    Mensagem por DDRL Qua Set 15, 2010 7:49 pm

    Cara, eu sempre quis aprender a mexer direito no Blender, mas agora eu vejo uma oportunidade  Tutorial 1 – A interface do Blender Icon_smile
    jiraya
    jiraya
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

     Tutorial 1 – A interface do Blender Empty Re: Tutorial 1 – A interface do Blender

    Mensagem por jiraya Qua Set 15, 2010 8:42 pm

    eu tenho muito coisa aki sobre blender mais to meio sem tempo mais assim que der um tenho vo postar alguns tuto que tenho aki ^^
    DDRL
    DDRL
    Membro
    Membro


    Mensagens : 14
    Credibilidade : 0

     Tutorial 1 – A interface do Blender Empty Re: Tutorial 1 – A interface do Blender

    Mensagem por DDRL Qui Set 16, 2010 5:33 am

    Tou esperando hein? Hehe  Tutorial 1 – A interface do Blender Icon_biggrin Quando chegar eu vou ler logo e ganhar experiência, xD

    Conteúdo patrocinado


     Tutorial 1 – A interface do Blender Empty Re: Tutorial 1 – A interface do Blender

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 2:32 am