Atenção pessoal!!!
Está chegando mais uma superprodução de Eddye44!
Super sistema de eventos: Aprisionar os inimigos em cartas.
Algumas
pessoas me pediram, aí está o resultado. Um sistema fácil de editar,
eficiente, sem Bugs, para praticamente qualquer sistema de batalha.
Único problema: VOCÊ AINDA NÃO O TEM!
Não preciso explicar o que o sistema faz, né? Me pareceu meio óbvio.
Nível de dificuldade:
Bem, vamos ao evento!
Nosso
primeiro passo será criar os ítens de cartas. Criaremos uma carta
vazia, e uma carta para cada monstro que possa ser capturado.
Carta Vazia:
Afeta: NADA
Consumo: NADA
Usável em: BATALHA E MENU (isso é para podermos visualizar a carta fora da batalha também.)
Evento Comum: 001
Carta Monstro
Afeta: NADA
Consumo: NADA
Usável em: BATALHA E MENU
Evento Comum: 002, 003, 004... (um evento comum para cada carta-inimigo)
*não é necessário, mas é bem legal ter as imagens das cartas com os inimigos, ok?
Fazendo tudo certinho, seus itens ficarão como as imagens abaixo:
- Spoiler:
Carta Vazia
Carta Homem-Chama
Agora a criação do novo personagem:
Após ser aprisionado, seu monstro poderá fazer parte da sua equipe, quando você invocá-lo.
Para tal feito, será preciso que se crie um novo personagem para o monstro que vai ser aprisionado.
Crie
como um personagem normal, e não esqueça de criar uma classe para ele,
com suas respectivas habilidades (isso dá um trabalhão)
O meu ficou assim:
- Spoiler:
Na hora de criar um inimigo, faça tudo normal também, a diferença vai ficar no Grupo de Inimigos:
Grupo de InimigosLembre de sempre colocar apenas 1 (um) inimigo por grupo. Isso é importante
Agora coloque os seguintes comandos:
<> Efeito de Flash (não esperar)
<> Deletar imagem: 1 (Já já você vai entender)
<> Mostrar imagem: 2 (imagem da carta com o monstro)
<> Reproduzir SE: "Saint5"
<> Esperar 120 Frames
<> Opções de Switch [001-Capturou] = OFF (depois você vai entender)
<> Mostrar Mensagem: "Você capturou Fulano" (Fulano=Nome do inimigo)
<> Parar Batalha
<> Mudar Item: "Carta Fulano" + 1 (Carta-Inimigo)
<> Deletar imagem: 2
Legenda:
Azul: Importante para o sistema
Laranja: Embeleza o sistema
Fazendo tudo conforme o dito, ficará do seguinte jeito:
- Spoiler:
Inimigo
Grupo de Inimigo
Chegamos à parte complicada.
Cada carta chamará um evento comum. Configuraremos aqui o evento da carta vazia e do 1º inimigo:
001-Carta VaziaVou colocar a screen e explicar:
- Spoiler:
(A). Essa variável deve ser colocada em aleatório de 0 a 100 (para porcentagem)
(B). Essa foi uma animação que criei para isso (não é necessária, mas fica legal)
(C). Mostrar a imagem da carta vazia (nº 1, lembra?)
(D). Essa condição indica a porcentagem da chance de acerto (40% = menor ou igual a 40)
O resto é fácil
Agora uma carta com monstro aprisionado:
Carta-Monstro
- Spoiler:
As partes sublinhadas são as partes que vão mudar de monstro para monstro em cada evento comum
Agora precisaremos de um 3º evento comum:
Evento comum - invocação
- Spoiler:
1. Processo paralelo
2. Switch Condicional: 002 (ativada no evento anterior)
3. Condição: Inimigo 1 Apareceu
4. Exceção: Remover todos os outros membros da equipe, deixar apenas o principal (para garantir)
ATENÇÃO: não é preciso repetir este evento comum. Todos os eventos chamarão este mesmo evento.
Preparei algumas screens de como funciona o sistema:
Reparem que esse sistema funciona bem com o Script de Battlers na batalha, estilo RPG Maker XP
- Spoiler:
Batalha normal do VX
Sistema de Batalha estilo XP (script)
São duas DEMOS que postarei aqui
Uma com a batalha normal, e outra com o script de batalha que você viu nas screens
se alguem desejar uma DEMO em outro sistema de batalha, mande o sistema, e eu criarei a DEMO (se possível)
espero que gostem
Batalha Normal
Battlers na Batalha (script)
Como eu preparei o sistema e precisei testar, e tal, preparei algumas imagens de cartas-monstro.
Abaixo disponibilizo algumas que fiz pra vocês usarem.
Vlw galera!
Espero que tenham gostado do sistema, em breve lançarei outros!
vlw