[Tutorial ABS] Monstros do Mr.Mo ABS versão 1.0

    Compartilhe
    avatar
    jiraya
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    [Tutorial ABS] Monstros do Mr.Mo ABS versão 1.0

    Mensagem por jiraya em Sab Jan 29, 2011 2:11 pm

    [Autor: Cayoda ]
    venho aqui fazer um tutorial sobre o Mr.Mo ABS. Meu super tutorial irá falar tudo o que vc precisa saber sobre o Mr.Mo ABS e será dividido em partes. Hoje vcs irão entender como funciona e como fazer monstros pelo Mr.Mo ABS ^^.

    1º Passo: Aperte f10, você abriu o database, na aba "Monstros" crie o seu monstro colocando HP,SP etc...
    2º) Passo: Criado o seu monstro no database crie um evento no mapa que será o inimigo. LEMBRANDO QUE OS INIMIGOS SÃO FEITOS POR COMENTÁRIOS E NÃO POR CHAMAR SCRIPT:Veja a imagem:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Os Comentários
    O monstro do Mr.Mo ABS são feitos por comentários que definirão tudo do monstro. Vejam um exemplo:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Agora Vamos ver o que faz cada comentário:

    ABS: Inicia o evento como um monstro do ABS



    ID: O ID do monstro no database, Por exemplo, se vc criou o monstro na linha 038 do database e quer colocar este inimigo, Coloque:
    Código:
    ID 38



    Behavior: Define a inteligencia do Inimigo. Existe 4 tipos de Behavior:
    Behavior 0: Você ataca o inimigo, mas o inimigo não te ataca
    Behavior 1: O inimigo irá atacar o jogador apenas se puder "ver" o jogador
    Behavior 2: O inimigo irá atacar o jogador apenas se puder "Ouvir os passos" do jogador(o inimigo aqui não ouvirá o jogador se ele estiver em "Sneak"(aquele passo andando lento)
    Behavior 3: O inimigo irá atacar o jogador se puder "Ver" OU "Ouvir" o jogador.
    Behavior 4: O inimigo atacará o jogador apenas se outro monstro estiver sendo atacado.
    Ou seja na linha Behavior vc pode colcoar uns dos quatro:
    Código:
    Behavior X
    onde X é o número de algum behavior apresentado acima.



    Sight: Aqui é a distancia em que o monstro poderá ver. Se vc colcoar "Sight 1" ele poderá ver apenas um quadrado na frente, atras, lado esquerdo/direito, Se colocar "Sight 2" poderá ver dois quadrados e assim por diante.



    Sound: Aqui você irá colcoar a capacidade de ouvir o jogador. É a memso coisa do Sight, se vc colocar "Sound 1" ele ouvirá apenas os passos que estiverem a um quadrado a frente dele e assim por diante.




    ClosestEnemy: Aqui em vez de valores(1,2,3 etc..) você coloca true ou false. Esta Função faz com que o monstro ataque o monstro mais proximo dele(o monstro ataca outro monstro). Para que o monstro ataque a outro Você tem que colocar o código:
    Código:
    ClosestEnemy True

    e se não quiser:
    Código:
    ClosestEnemy False




    HateGroup: O inimigo irá atacar o grupo odiado. Se você colocar 0, ele automaticamente irá atacar jogadores. Se colocar outro numero ele irá apenas atacar um monstor cuja a ID do database for o número que você colocou. Ou seja se eu colocar:
    Código:
    HateGroup [0]
    Ele irá atacar jogadores
    Mas se eu colocar:
    Código:
    HateGroup [1]
    Ele apenas irá atacar o monstro cuja a ID é 1 no database



    Aggressiveness: Esta opção define o quão rápido será o ataque do inimigo. Quanto maior o número que você for botar, mais rápido ele ataca: EX:
    Código:
    Aggressiveness 1



    Speed; Aqui define a velocidade de movimento do monstro, quanto maior o número que você botar, mais rapido ele se move:
    EX:
    Código:
    Speed 1



    Frequency: Aqui é a frequencia de movimento do imigo, quanto mais frequencia um inimigo tem: Mais passos ele dá, o número de passos é infleuciado pela Speed e pelo Número.
    EX:
    Código:
    Frequency 1



    Trigger: Aqui define o que vai acotecer quando o inimgo morrer: Veja Os Tipos de Triger:
    Trigger 0: O inimigo é apagado quando morre
    Trigger 1 X: Ativa uma Swicht Quando o inimigo morre. O X é o ID da Swicht que vai ativar.
    Trigger 2 X X: Muda o valor de uma Variavel quando o inimigo more. o primeiro X é o ID da varaivel, e o segundo é o valor que vai mudar.
    Trigger 3 X: Ativa uma Swicht Local quando o inimigo morre. X é o ID da swicht local Sendo:
    1 = A
    2 = B
    3 = C
    4 = D
    Espero ter esclarecido todas as Dúvidas Possíveis. Qualquer dúvida pode postar aqui ^^
    PS: Este tutorial serve para todos os Netplays e jogos offlines que usam mr.mo abs 1.0 se for o caso.

      Data/hora atual: Qua Nov 22, 2017 7:37 am