Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    Dicas para iniciantes

    jiraya
    jiraya
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    Dicas para iniciantes  Empty Dicas para iniciantes

    Mensagem por jiraya Qua Jan 26, 2011 5:57 pm

    Bom,venho aqui pra postar algumas dicas para iniciantes na área de 3D.
    Eu venho estudando essa área a nem muito tempo,mais o tanto que eu sei posso dar dicas para iniciantes,que vivem perguntando isso a mim.

    Então, ai vai...

    1- Começando

    A primeira vez que você abrir um programa,seja qual for,ele provavelmente vai estar todo em Inglês.
    Ai vai a dica:

    Evite deixar ele em Português,ou você pode se dar mal vendo tutoriais,apostilas etc.

    2- Tutoriais/Apostilas

    Quando você quiser aprender sobre o programa,pesquise em Inglês e você vai ter mais ou menos mais 20% de chance de achar o que você quer,dependendo do programa.
    Aqui vai alguns tutoriais que pode te ajudar,querido iniciante.

    a)Modelando um dado:
    blendertotal.wordpress.com/tutorial-modelando-um-dado/

    b)Modelando uma Caneca:
    blendertotal.wordpress.com/tutorial-modelando-uma-caneca/

    c)[i]Bola de pelo
    :
    blendertotal.wordpress.com/tutorial-particulas-atualizado/

    3- Modelando

    Quando você for criar seu primeiro modelo 3D,vai sentir uma certa dificuldade,e seu modelo pode sair a coisa mais feia do mundo.
    Ai vai a dica:

    Comece modelando objetos mais simples,por exemplo: caneca, dado,bolinha de pelo etc.E se sair tudo errado,não desista, vai tentando até chegar no melhor resultado possível,isso se chama força de vontade.

    4- Renderizando

    Bom,Renderizar é você transformar sua cena 3D em uma foto/imagem estática,para postar na internet ou depois de uma animação pronta,renderizar os KeyFrames transformando sua animação em formatos de vídeo,como .avi,.wmv,.mpg etc.
    Ou seja,a conclusão do seu trabalho para postagem.
    No Blender 3D basta você apertar a tecla F12 que vai criar uma renderização estática.

    5- Animações

    Bom,primeiramente e igualmente a dica 4,não pense que você vai fazer um filme logo de cara,e que todo mundo vai assistir sua animação.Você pode levar um tempo até aprender animar,pois eu acho um passo bem complicado(particularmente). Na animação você vai aprender muitas coisas que te ajudarão em outros programas,tanto 2D quanto 3D.
    A animação é formada por vários quadros/fotos que executam rapidamente uma depois da outra,dando a impressão de movimento.
    Ai vai alguns tutoriais:

    a)Animando com KeyFrames:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    a)Animando passos/andando (WalkCycle):
    vimeo.com/2837407


    6- Postando

    Quando você postar seu trabalho,querido iniciante,pelo amor de Deus,aceite as críticas,e valide-as colocando ela no seu trabalho.
    Se você achar que seu trabalho estiver bom,perfeito,guarde isto pra você,e mesmo assim aceite todas as críticas,pois ela te ajudará muito na sua evolução.

    7- Game Engine

    Bom,agora que estamos na Blender Game Engine (BGE),você pode tentar criar um RPG Online Revolucionário,como se tivesse alguns botões que adicionasse inimigos AI,criasse os cenários,selecionasse os gráficos etc. Mas não é nada assim,no Blender é tudo do zero,nada tem de graça pra você,a não ser os Logic Bricks e umas funções que pode te ajudar,mas mesmo assim tem que saber usar.
    Ai vai a dica:

    Para você criar seu primeiro game,não tenha a mente muito grande,pense antes em fazer games simples,carrinhos que andam pelo cenário,ou personagens que coletam maçãs e moedas etc.
    Bom,eu particularmente indico que os iniciantes em Game Engine estudem linguagens de programação,aconselho Python e C++.
    Game Éngine é um caso meio complicado,mas é um porte com fácil aprendizagem,e com bons tutoriais.
    Ai vai umas dicas:

    a) Jogo de corrida(P1,P2,P3):
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    b) Jogo completo (3ªP):
    blendertotal.wordpress.com/2009/01/10/tu...do-um-jogo-completo/

    8- Boa Sorte

    Bom,espero que tudo o que eu disse ai em cima ajude você ao máximo,e aproveite,porque informática da sim uma boa grana no futuro.
    Para ter uma idéia,aqui na minha cidade um cara vez uma vinheta (animação de propaganda ou logotipo) de 20s e cobrou R$ 2.000 tranquilo e ainda foi um valor justo,é isso aii galera.
    Boa sorte!

    By: João Pedro Bezerra Ferreira
    Website: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Obrigado a todos,sem a ajuda de vocês eu não poderia escrever isso... *-*

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 3:26 pm