Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    [Aula]Aula Básica de Composição #4

    Theo.GB
    Theo.GB
    Membro Experiente
    Membro Experiente


    Mensagens : 138
    Credibilidade : 6

    [Aula]Aula Básica de Composição #4 Empty [Aula]Aula Básica de Composição #4

    Mensagem por Theo.GB Ter Jan 25, 2011 11:51 pm

    preischadt-mau3000

    Oi gente, tudo bem? E novamente estou aqui para escrever mais uma aula básica sobre composição. Lembro-me que na última aula tratamos dos acordes básicos, ensinei na prática e teoria como fazer um C. Bem, estaremos desviando um pouco do assunto "Acordes" pelo fato de ser muito extenso e um pouco menos importante do que o assunto da aula de hoje, mais para frente, poderei voltar em acordes para falar dos acordes M(Gm, Bm, Em) e Sétimos (G7, E7, A7).
    Introdução:
    Bem, nas últimas aulas demos uma revisadinha em teoria musical para podermos então finalmente, estar criando nossas primeiras músicas. Hoje vou estar tratando dos vários tipos de instrumentos e dos "truques e macetes" para junta-los numa música só e fazer um belo som.

    Tocar Instrumentos:
    Mas espere um pouco... como vou adicionar, por exemplo, uma Guitarra em minha música se eu só toco Piano? Simples! Todos os instrumentos (exceto os de percursão) tem a mesma e forma de escrita padrão (existem outras formas não padrões que estarei citando) que é a Partitura. Ou seja, todos os intrumentos tem Do Re Mi Fa Sol etc.
    Logo, não é necessário saber mais de um instrumento para se compor vários!
    O Arranjo
    Bem... é aqui que a maioria dos compositores se atrapalha... Fazer a escolha certa de quais instrumentos usar é incrivelmente complicado, encontrar a harmonia certa é difícil, mas não impossível. Vou estar dando algumas dicas e citando alguns instrumentos que fazem boa harmonia entre si. Estarei colocando uma ordem (não obrigatória) de como começar sua música, aconselho a começar seguindo-a, depois criar sua própria ordem.
    Primeiro Instrumento:
    É o grave da sua música. O baixo é o que vai te dar as primeiras noções de som da sua música, é o instrumento que mais faz base numa música, você difícilmente o escurá de forma clara ou fazendo solos, somente em raras exceções. É com o baixo que você começa a sua música, para ter uma noção de qual vai ser a parte grave dela. Existem algumas pequenas regras (não obrigatórias, mas é aconselhável seui-las) sobre o baixo:
    Não use Acordes nem Bicordes (Notas Duplas)
    O Baixo geralmente composto somente de notas únicas.
    Use notas repetidas, evite notas longas.
    O Baixo quase sempre tem uma batida repetida, e raramente usa notas longas. Se você parar para escutar somente o baixo de uma música (acho bem legal estudar outras músicas, mas copiar nunca!) verá que sua batida geralmente é "tondondondondondondondon".
    Abuse de todos as técnicas que o baixo e a guitarra nos dão.
    As técnicas de Hammer On, Pull-Off, Tapping On, Slide são usadas no baixo também (se você não sabe o que é aconselho assistir video aulas de guitarra no Youtube), logo, use e abuse!

    Crie seu baixo se baseando em uma nota, por exemplo, um Do. Se criar um Do como nota Base do baixo, repita ele várias vezes e faça trocas rápidas, para mudar seu ritmo. Por exemplo:
    [Aula]Aula Básica de Composição #4 Acbaixo
    Se quiser ouvir como ficou, baixe minha MIDI no Link abaixo:
    Baixo
    Mas está... tão estranho, vazio... Acalme-se! Ainda temos chão para caminhar... aí vem o "salvador da pátria":
    Segundo Instrumento:
    O Segundo instrumento é o instrumento mediano, aquele que vai, ao mesmo tempo, acompanhar o baixo e o instrumento principal (Intrumento 3). Sua composição é muito versátil e diversificada e pode ser feita da forma que você quiser, aí vão algumas dicas.
    Use muitos Acordes
    Por ser um instrumento mediano, o uso de acordes é muito aconselhável. Os acordes tem um som cheio e harmonioso (como citado em outra aula) e pode, ao mesmo tempo, acompanhar seu baixo (já criado). Para usar acordes que combinem com seu baixo, use a técnica da aula passada e crie acordes baseados nas notas do seu baixo. Por exemplo, se seu baixo está fazendo um , faça um C com seu Instrumento 2, para acompanhar.
    Apesar da dica anterior, não prenda-se só em acordes!
    Acordes são ótimos, mas é sempre bom uma notinha ou outra solta para acompanhar o futuro instrumento, o instrumento três.
    Crie uma nova pista em seu programa de composição, escolha o som que você quer que ela tenha e abuse da criatividade!
    Aí vai meu exemplo, eu escolhi uma Guitarra e criei um instrumento baseado no baixo que coloquei acima:
    [Aula]Aula Básica de Composição #4 Acguitarra
    Se quiser escutar, aí está a MIDI (Guitarra e Baixo Juntos!)
    Guitarra e Baixo
    Opa... está melhorando! Mas ainda falta... aquele toque! É para isso que vem o nosso protagonista da história:
    Terceiro Instrumento:
    É a parte mágica da música, esse som é o som que as pessoas vão gravar quando escutarem sua música, é a essência da sua música. Como no Instrumento 2, não há regras para esse Instrumento. Nele, o céu é o limite! Aí vão algumas dicas de como fazer um bom Instrumento 3 para você:
    Evite Acordes
    Use apenas Bicordes (Powerchords) para acompanhar o Instrumento 2. O "Lead" (Intrumento Principal) da música raramente faz acordes, os bicordes soam mais leve e acompanham muito bem também.
    Evite Notas longas ou Repetida
    Faça de tudo para trocar de nota sempre e tente repetir uma nota no máximo 3 vezes. Claro, como eu disse, o céu é o limite e você pode usar notas longas ou repetidas e fazer um ótimo lead!
    Abuse de todos os efeitos
    Efeitos são ótimos para o Lead, desde mudança de tom até os efeitos de guitarra. Eles fazem seu som algo bonito de se ouvir e algo diferenciado.
    Certo. Crie outra pista e escolha seu Intrumento 3. Eu escolhi o Violino. Nele, comece a colocar suas notas baseando-se (um pouco) nos Instrumentos 1 e 2, mas lembre-se de variar bastante! Estarei postando 2 exemplos diferentes, 1 com notas bastante variadas e outro com notas longas.
    Notas Longas:
    [Aula]Aula Básica de Composição #4 Acviolino
    Aqui a MIDI, para ouvirem como ficou: (MIDI com os 3 Instrumentos)
    Baixo, Guitarra e Violino (Notas Longas)
    Notas Variadas:
    [Aula]Aula Básica de Composição #4 Acviolino2
    Aqui a MIDI (3 Intrumentos)
    Guitarra, Baixo e Violino (Notas Variadas)
    Está aí! Criei um trechino de uns 8 segundos, que está agradável de se ouvir. É claro que você pode adicionar muito mais coisas e instrumentos à ele, se você souber percurção, melhor ainda! (não é meu forte, então não estarei ensinando)
    Lição de Casa:
    Crie! Faça, refaça, comece e recomece. Treine seu ouvido musical, treine sua habilidade com acordes e crie MIDIs, sejam longas ou curtas. Não pare de treinar até que consiga fazer MIDIs profissionais como as de Final Fantasy, Megaman etc. Na próxima aula estarei dando uma pinceladinha em efeitos de Guitarra e efeitos "Techno". Mandem suas MIDIs para mim, poderei estar avaliando e ajudando da melhor forma! Aguardo-os na próxima aula, até mais!

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 11:35 am