[Aula]Aula Básica de Composição #2

    Compartilhe
    avatar
    Theo.GB
    Membro Experiente
    Membro Experiente

    Mensagens : 138
    Credibilidade : 6

    [Aula]Aula Básica de Composição #2

    Mensagem por Theo.GB em Ter Jan 25, 2011 11:40 pm

    Autor: preischadt-mau3000

    Bem gente... aqui estou eu de novo (achei que não voltaria...) para dar a segunda aula de composição.
    Na última aula dei os primeiros "toques" de como compor, falei um pouco sobre o tempo, de onde começar... etc... Se estiverem bem lembrados, a última coisa que falei foi como começar, colocando sua primeira nota. É disso que essa aula vai tratar, disso e mais... como continuar a partir dessa nota, vamos por a mão na massa?
    A Primeira Nota!
    Bem... começar não é difícil... continuar é mais. Agora, feche os olhos e imagine o primeiro som a soar na sua música... se vai ser grave ou agudo... imagine. Se você tiver um ótimo ouvido musical, após imaginar, simplesmente coloque a nota que imaginou... caso não tenha um ouvido musical treinado, vá por tentativas... veja se sua nota é um DÓ ou um RÉ... Vou começar com um DÓ:


    Que legal! Minha primeira nota! Mas... e agora? Agora temos que imaginar qual vai ser o tempo dela... sua duração... Pode ser longa, pode ser curta. Para isso, você precisa ter uma básica noção de Tempos e Compaço. Vou dar uma explicação bem básica sobre isso, caso queiram se aprofundar, há aulas muito boas aqui mesmo no Fórum.
    Tempo:
    O que é um tempo musical? Básicamente falando, o tempo é cada "batitidinha" da música. Ãh? Bem... numa música básica, geralmente ela tem seu compasso 4/4, o que seria isso? Siginifica que você pode colocar 4 Tempos por compasso. Fácil, não? Cada nota tem o seu tempo, e eles foram divididos em alguns grupos...
    Semibreve: É uma nota que ocupa 4 tempos, ou seja, numa música 4/4 ela "enche" um compasso.
    Mínima: É metade de uma semibreve, ou seja, uma nota de 2 tempos. Logo, precisam de duas para "encher" um compasso 4/4.
    Semínima: Metade da mínima, ou seja, uma nota de 1 tempo. Logo, são necessárias 4 para "encher" um compasso 4/4.
    Colcheia: Metade da semínima, ou seja, meio tempo. São necessárias 8 para "encher" um compasso 4/4.
    Semicolcheia: Metade da colcheia, nota de de 0,25 tempo. São nececessárias 16 para encher um compasso 4/4.
    Fuso: Metade de uma colcheia, nota de 0,125 tempo. São necessárias 32 para encher um compasso 4/4.
    Há mais algumas, mas são (na minha opinião) um tanto quanto desnecessárias. As notas Fusas já passam tão rápido que seu som é quase imperceptível, logo, mais rápidas que elas não são necessárias.
    O Compaço
    É aquele "4/4" no começo de cada música. Ele pode ser alterado pelo programa... Você pode alterar da forma que quiser, para 6/4 por exemplo (nesse caso, serão 6 tempos por compasso) etc.
    Voltando Ao Nosso "Dó"
    Bem... depois de tudo isso, agora podemos escolher a duração do nosso Dó. Vou escolher 4 tempos, assim, ele será duradouro, uma nota "grande".

    Isso! Mas não sei... parece tão vazio... por quê? Simplesmente por ser um único instrumento e uma única nota. Há varias formas de "enchermos" esse som, podemos simplesmente adicionar um outro instrumento mais grave ou criar mais notas para acompanharem o Dó... formando então nosso primeiro...
    Acorde
    O que é? Um conjunto de notas. O acorde é uma das "apelações" da música, tem um som forte e harmônico, e é sempre bom começar com ele (não que seja obrigatório).
    Como Formar Um Acorde?
    Um acorde é formado por várias notas que harmonizam entre si. Teóricamente, é juntar várias notas que "combinam". Mas a música é uma ciência exata e isso de combinar não convence...
    Conclusão:
    Nessa aula, demos uma "geral" em tempos e compasso e criamos nossa primeira nota. Vimos também, que uma nota sozinha não surge muito efeito, e que é sempre bom apelar para um acorde. Na próxima aula estaremos vendo as notas que harmonizam, para poder formar nossos acordes. Espero por vocês, até a próxima aula!

      Data/hora atual: Dom Dez 16, 2018 1:53 pm