[Autor: Tiozim]
<> Opções de Switch: [0001:Descrição] = ON
<> Comentário: Voltamos com as aulas de eventos .
Caso você não tenha visto, eu fiz uma Aula sobre variáveis e ela está no fim do tópico .
Enfim, a aula de hoje vai falar sobre switches e algumas possibilidades do que você pode fazer com ela .
E a definição da mesma .
Ainda não exploraremos as condições, acho que ela vai ser alvo da próxima aula .
Enfim, aproveite aí e não deixe de comentar x)
Até .
<> Opções de Switch: [0001:Descrição] = OFF
<> Opções de Switch: [0002: Aula] = ON
<> Opções de Switch: [0003: Introdução] = ON
<> Comentário: Como eu aprendi Switches? Bem, muito simples .
"Vamos dizer que temos uma lâmpada acesa . Quando abaixamos o interruptor, a lâmpada apaga e quando levantamos o interruptor, a lâmpada acende ."
Agora se adaptarmos para eventos, ficaria assim:
"Vamos dizer que temos um evento ( lâmpada ) operando normalmente ( acesa ) . Quando deixamos a Switch ( interruptor ) Off ( abaixado ), o evento ( lâmpada ) para de funcionar ( apaga ), e quando deixamos a Switch ( interruptor ) ON ( erguido ), o evento ( lâmpada ) volta à funcionar ( acende ) ."
Essa é a função da switch assim como é a única função de um interruptor .
Mas para criar essa coisada toda, precisamos da condição .
Não vou explora-la muito nessa aula porque ela se refere à switches, mas ela pode ser o alvo da próxima aula x)
<> Opções de Switch: [0003: Introdução] = OFF
<> Opções de Switch: [0004: Switches?] = ON
<> Comentário: Vamos fazer como na outra aula todo aquele processo de abrir um Evento novo e panz, só que dessa vez vamos selecionar "Opções de Switch" .
<> Comentário: Assim como as variáveis, podemos administrar as Switches individualmente ou várias de uma vez . Você pode deixar uma Switch ON ou OFF . Geralmente, quando você deixa uma switch ON você permite que tal evento seja acionado . E quando você deixa uma Switch OFF, você "desliga" tal evento que fora acionado com a mesma Switch, certo?
Agora vamos partir para as switches locais .
<> Opções de Switch: [0004: Switches?] = OFF
<> Opções de Switch: [0005: Switches Locais] = ON
<> Comentário: Diferentes das Switches ( Normais ), as Switches Locais podem ser usadas várias vezes em vários mapas . Tá, as Switches Normais também, mas como assim?
Seguinte,
Você deixa uma Switch Local ON em um Evento do Mapa 1 .
Quando você cria o Mapa 2, essa Switch "reinicia", mas no Mapa 1 ela continua atuando normalmente .
Interessante, não?
Mas infelizmente você só pode usar 4 vezes por mapa .
Elas também são boas para cancelar eventos automáticos e introduções ^.^
[color=red]
<> Opções de Switch: [0005: Switches Locais] = OFF
<> Opções de Switch: [0006: Mão na massa!] = ON
<> Comentário: Lembra que eu falei que eu aprendi a mexer com Switches com o exemplo da lâmpada? Então, vamos faze-lo agora!
Primeiro, abra um evento normal .
Depois, clique na caixinha do gráfico dos eventos...
<> Comentário: ...e selecione o gráfico do lampião apagado .
<> Comentário: Agora, vamos inserir um comando ( Lembre-se que para isso, você tem que dar um duplo clique ou apertar Enter na linha de comandos ) de uma Switch . Para isso, como fizemos para estuda-la, clique em "Opções de Switch"
<> Comentário: E então, renomeie uma Switch para o nome que quiser . No caso, eu escolhi a Swtich 0001, e renomeei ela para "Lâmpada", para uma organização melhor . Abaixo, clique em "ON" e dê "Ok" .
<> Comentário: É muito importante, que você coloque "Pressionar Tecla", porque, o evento só será acionado se o personagem estiver próximo à ele e pressionar a tecla de ação . E também, deixar a prioridade "Junto ao herói", para que a lâmpada não esteja, nem acima, nem abaixo dele .
<> Comentário: Nosso evento ficará assim:
<> Comentário: Agora, no Canto Superior, você pode perceber que há um botão escrito "Nova página" . Clique nele .
<> Comentário: Calma, calma . Seu evento não foi apagado .-.'
Apenas foi adicionada uma nova página ao evento . Você pode navegar pelas páginas, através das seguintes abas:
<> Comentário: E, como se pode ver, estamos na página 2 . Caso clique no número 1, você retornará para a página 1 e poderá ver que os comandos que fizemos antes estão são e salvos . Bom, agora, nos gráficos de Evento, selecione o lampião aceso .
<> Comentário: Para fazermos o lampião acender, temos que colocar uma condição . Como assim? Assim como deixamos a Switch ON, temos que fazer uma condição para que se aquela Switch estiver ON, o lampião acender ( Assim como o exemplo do interruptor, se ele estiver levantado, a lâmpada irá acender ) . Para isso, vamos analisar essa parte da página do evento:
<> Comentário: E então, para deixar uma condição, cheque a caixinha ao lado da palavra "Switch" e escolha a Switch que você deixou ON na primeira página do evento . Eu deixei a Switch: [0001: Lâmpada] então, eu devo escolher ela . Ficará assim:
<> Comentário: E... TADAM! Criamos um dos mais simples sistemas de eventos já criados :D
Bom, só para complementar o restinho, para deixar o lampião apagado, faça o mesmo comando que você fez na página 1, mas ao invés de deixar "ON" você deixa "OFF" .
<> Comentário: Agora é só testar o sistema .
<> Opções de Switch: [0006: Mão na massa!] = OFF
<> Opções de Switch: [0002: Aula] = OFF
<> Opções de Switch: [0007: Considerações Finais] = ON
<> Comentário: Primeiramente, me perdoem por não ter conseguido postar na data... eu errei -q
Enfim, espero que tenham gostado e para lembrar aos veteranos, isso são aulas para iniciantes, servem tanto para ensinar quanto para dar um empurrãozinho aos iniciantes no RPG Maker .
Embora tenha falado de condições nessa aula, a aula tem o foco em Switches .
Ou seja, vamos analisar melhor as tais condições na próxima aula .
Espero que tenham gostado,
Um abraço e...
Até!
<> Opções de Switch: [0001:Descrição] = ON
<> Comentário: Voltamos com as aulas de eventos .
Caso você não tenha visto, eu fiz uma Aula sobre variáveis e ela está no fim do tópico .
Enfim, a aula de hoje vai falar sobre switches e algumas possibilidades do que você pode fazer com ela .
E a definição da mesma .
Ainda não exploraremos as condições, acho que ela vai ser alvo da próxima aula .
Enfim, aproveite aí e não deixe de comentar x)
Até .
<> Opções de Switch: [0001:Descrição] = OFF
<> Opções de Switch: [0002: Aula] = ON
<> Opções de Switch: [0003: Introdução] = ON
<> Comentário: Como eu aprendi Switches? Bem, muito simples .
"Vamos dizer que temos uma lâmpada acesa . Quando abaixamos o interruptor, a lâmpada apaga e quando levantamos o interruptor, a lâmpada acende ."
Agora se adaptarmos para eventos, ficaria assim:
"Vamos dizer que temos um evento ( lâmpada ) operando normalmente ( acesa ) . Quando deixamos a Switch ( interruptor ) Off ( abaixado ), o evento ( lâmpada ) para de funcionar ( apaga ), e quando deixamos a Switch ( interruptor ) ON ( erguido ), o evento ( lâmpada ) volta à funcionar ( acende ) ."
Essa é a função da switch assim como é a única função de um interruptor .
Mas para criar essa coisada toda, precisamos da condição .
Não vou explora-la muito nessa aula porque ela se refere à switches, mas ela pode ser o alvo da próxima aula x)
<> Opções de Switch: [0003: Introdução] = OFF
<> Opções de Switch: [0004: Switches?] = ON
<> Comentário: Vamos fazer como na outra aula todo aquele processo de abrir um Evento novo e panz, só que dessa vez vamos selecionar "Opções de Switch" .
<> Comentário: Assim como as variáveis, podemos administrar as Switches individualmente ou várias de uma vez . Você pode deixar uma Switch ON ou OFF . Geralmente, quando você deixa uma switch ON você permite que tal evento seja acionado . E quando você deixa uma Switch OFF, você "desliga" tal evento que fora acionado com a mesma Switch, certo?
Agora vamos partir para as switches locais .
<> Opções de Switch: [0004: Switches?] = OFF
<> Opções de Switch: [0005: Switches Locais] = ON
<> Comentário: Diferentes das Switches ( Normais ), as Switches Locais podem ser usadas várias vezes em vários mapas . Tá, as Switches Normais também, mas como assim?
Seguinte,
Você deixa uma Switch Local ON em um Evento do Mapa 1 .
Quando você cria o Mapa 2, essa Switch "reinicia", mas no Mapa 1 ela continua atuando normalmente .
Interessante, não?
Mas infelizmente você só pode usar 4 vezes por mapa .
Elas também são boas para cancelar eventos automáticos e introduções ^.^
[color=red]
<> Opções de Switch: [0005: Switches Locais] = OFF
<> Opções de Switch: [0006: Mão na massa!] = ON
<> Comentário: Lembra que eu falei que eu aprendi a mexer com Switches com o exemplo da lâmpada? Então, vamos faze-lo agora!
Primeiro, abra um evento normal .
Depois, clique na caixinha do gráfico dos eventos...
<> Comentário: ...e selecione o gráfico do lampião apagado .
<> Comentário: Agora, vamos inserir um comando ( Lembre-se que para isso, você tem que dar um duplo clique ou apertar Enter na linha de comandos ) de uma Switch . Para isso, como fizemos para estuda-la, clique em "Opções de Switch"
<> Comentário: E então, renomeie uma Switch para o nome que quiser . No caso, eu escolhi a Swtich 0001, e renomeei ela para "Lâmpada", para uma organização melhor . Abaixo, clique em "ON" e dê "Ok" .
<> Comentário: É muito importante, que você coloque "Pressionar Tecla", porque, o evento só será acionado se o personagem estiver próximo à ele e pressionar a tecla de ação . E também, deixar a prioridade "Junto ao herói", para que a lâmpada não esteja, nem acima, nem abaixo dele .
<> Comentário: Nosso evento ficará assim:
<> Comentário: Agora, no Canto Superior, você pode perceber que há um botão escrito "Nova página" . Clique nele .
<> Comentário: Calma, calma . Seu evento não foi apagado .-.'
Apenas foi adicionada uma nova página ao evento . Você pode navegar pelas páginas, através das seguintes abas:
<> Comentário: E, como se pode ver, estamos na página 2 . Caso clique no número 1, você retornará para a página 1 e poderá ver que os comandos que fizemos antes estão são e salvos . Bom, agora, nos gráficos de Evento, selecione o lampião aceso .
<> Comentário: Para fazermos o lampião acender, temos que colocar uma condição . Como assim? Assim como deixamos a Switch ON, temos que fazer uma condição para que se aquela Switch estiver ON, o lampião acender ( Assim como o exemplo do interruptor, se ele estiver levantado, a lâmpada irá acender ) . Para isso, vamos analisar essa parte da página do evento:
<> Comentário: E então, para deixar uma condição, cheque a caixinha ao lado da palavra "Switch" e escolha a Switch que você deixou ON na primeira página do evento . Eu deixei a Switch: [0001: Lâmpada] então, eu devo escolher ela . Ficará assim:
<> Comentário: E... TADAM! Criamos um dos mais simples sistemas de eventos já criados :D
Bom, só para complementar o restinho, para deixar o lampião apagado, faça o mesmo comando que você fez na página 1, mas ao invés de deixar "ON" você deixa "OFF" .
<> Comentário: Agora é só testar o sistema .
<> Opções de Switch: [0006: Mão na massa!] = OFF
<> Opções de Switch: [0002: Aula] = OFF
<> Opções de Switch: [0007: Considerações Finais] = ON
<> Comentário: Primeiramente, me perdoem por não ter conseguido postar na data... eu errei -q
Enfim, espero que tenham gostado e para lembrar aos veteranos, isso são aulas para iniciantes, servem tanto para ensinar quanto para dar um empurrãozinho aos iniciantes no RPG Maker .
Embora tenha falado de condições nessa aula, a aula tem o foco em Switches .
Ou seja, vamos analisar melhor as tais condições na próxima aula .
Espero que tenham gostado,
Um abraço e...
Até!