Variáveis [ vx e XP ]

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    jiraya
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    Variáveis [ vx e XP ]

    Mensagem por jiraya em Sab Jan 15, 2011 5:51 pm

    [Autor: xX Alemao Xx ]
    Então pessoal, eu sei que existem várias aulas de variáveis por aí e como funcionam.Cada um explica do seu jeito e tem pessoas que entendem em umas e não entendem outras.É bem por isso que venho aqui fazer a minha aula de variáveis para o pessoal aprender a mecher e também vou ensinar para que serve e como aplicar a variável em um evento ou sistema.Espero que entendam e que apartir dessa aula possam fazer seus sistemas sozinhos.
    Essa aula tem screens do VX, mas podem ser aplicadas no XP, e talvez no 2k/3k, não conheço a engine.
    Afinal, o que são variáveis?Números.Um número, assim você não entende e se sente confuso né?Então vamos expor as variáveis de outra forma.
    E se eu disse que as variáveis é o número da minha conta no banco, se eu disser que é o ataque do personagem, se eu disser que é a quantidade de um determinado iten que eu tenho?As variáveis podem ser inúmeras coisas, basta apenas você saber usá-las e onde aplicá-las.E aqui na aula você vai aprender isso.
    Uma coisa essencial que vocês precisam saber é que variáveis quase sempre andam de mão dadas com condições, então fiquem atentos!
    Não é tãão essencial, mas acho bom vocês conhecerem o menu das variáveis.
    Spoiler:
    A maioria dos eventers se atrapalham aí...Mas se você quer fazer um jogo...É IMPOSSÍVEL você não usar variáveis...Se quiser fazer o jogo bom, claro.Bem..A variável é um número.
    Quase tudo que você vai fazer (sistemas e etc) é usado variáveis.Mas claro, depende do que você vai fazer!!Então...Primeiro vou mostrar como vocês podem fazer mostrar quanto dinheiro tem, itens, ataque do personagem etc...
    Vá no opção de variável...
    Comandos
    1 - Individual é uma única variável, você está selecionando apenas aquela variável para executar uma tal ação.Escolha uma variável, elas sempre começam com o valor 0, e também coloque nome nelas para se organizar.
    2 - Desde desde x até y desde a variável x até a variável y.Ex: Desde a variável 1 até a 3...
    3 - Bem, operação, é ali que tudo acontece.Você pode substituir o valor atual por um que você vai definir ali em baixo, no operandos.Ou pode adicionar, ou substituir etc....É assim que funciona.
    4 - Fomos agora para os operandos.No constante, você define o número, o valor.que, dependendo da Operação, você executa o que é dito.Ex: Quero que a variável 1 adicione 5 nela, ai eu coloca individual, variável 1, adicionar constante 5.Pronto.
    5 - Variável...Agora você faz na variável um, a operação com a variável 2.Ex: Quero que a variável 1 fique com o mesmo valor da 2, eu pego a variável 1, coloque Substituir e no Operandos, coloque Variável, e selecione a variável 2...Simples não?
    6 - No Aleatório, você define o número "no dado", aleatoriamente, na sorte.Aí você coloca para sortear...Ex: Quero que na variável 3 sorteie um número de 1 á 3.Aí eu vou ali no Operandos Aleatório e na primeira caixinha eu coloco 1, na outra 3.
    7 - Ali você seleciona um iten e coloca naquela variável quantos você tem daquele iten.Ex: Eu tenho que ver quantas poções o personagem já pegou...Aí eu coloco na variável 1, operação, substituir e no operandos Item, seleciono o iten poção e aí vai aparecer na variável a quantidade de poções que o personagem tem.
    8 - Aki você seleciona o herói, e o atributo...Ex: Seleciono o herói Adam e seleciono Ataque.Pronto, na variável que eu armazenei vai estar o ataque do personagem.Isso é muito usado em ABS por eventos para definir Ataque,MP,HP,Defesa e etc...
    9 - Também é usado em ABS por eventos.Digamos que eu quero criar um slime.Eu seleciono o Inimigo Slime, e depois o ataque dele e armazeno em alguma variável, depois a defesa em outra variável..E assim vai.
    10 - Aki você pode ver as coordenadas de um evento, onde ele está.Por exemplo...Se a bola estiver na Coor X tal e na Coor Y tal eu posso fazer acontecer alguma coisa.
    11 - No outro você seleciona outras coisas que você quer colocar na variável, dinheiro, timer, Nº de passos etc...
    Bem...São esses os comandos de variável...Espero que tenha aprendido á mecher e como usar.
    -

    Eu acho que nas aulas, para alguém aprender, tem que ter interação com a aula, o que é interação?É quando quem está lendo participa e, lendo a aula, cria o que a aula ensina a criar.E é aqui que vocês vão fazer isso.Vou usar dois exemplos para vocês poderem usar as variáveis.Um fácil, e outro médio.
    1º Exemplo de Uso - Então pessoal, lembram que o personagem precisa fazer uma quest, e precisa ter x quantidade de itens para conseguir a quest?Aí quando você era novato (ou ainda é) você ia lá e colocava condição em baixo de condição e ia testar para ver se não dava bug e descobriu que só um iten daqueles já dava?Então.É aí que entram as variáveis.Você precisa de alguma coisa que diga quantos itens você tem.Lembram que eu disse que variável é um número?Então.Pode ser o número de quantos itens daquele você tem.Isso é um exemplo.Então, vamos fazer?
    Como Fazer:
    1º Passo
    Precisamos que o herói tenha alguma coisa que precise buscar.Digamos que ele precise buscar 5 poções para um NPC.Então, vamos criar o NPC e colocar as falas e etc.Eu coloquei que um NPC está muito fraco e precisa de 5 poções para se recuperar.Aí coloquei escolhas, Sim e Não, se o personagem quiser, busca, senão, o NPC que morra xD.Depois, na escolha sim, eu coloquei para ativar a Switch Local A, ou seja, se o personagem quiser fazer a missão, vai acontecer uma coisa...Vai ativar a segunda página do evento.Veja como ficou o meu evento:

    2º Passo
    Na segunda página, não se esqueça de colocar no condições de evento Switch Local A [ON].Crie uma variável e coloque nela o nome de Quantidade de Poções.Lá onde está escrito Operação, coloque Substituir, em operando selecione item e depois vai abrir uma aba para você escolher, escolha Poção.Mas pra que tudo isso?É só raciocinar.A variável 001, vai substituir seu atual valor (0) pela quantidade de poções que você tem.Analise a variável e logo você entenderá isso.Veja como ficou a minha variável:

    3º Passo
    Lembram que eu disse que variáveis andam ao lado de condições?Então.É aqui que entram as condições.Crie uma, e na condição selecione Variável, vai abrir uma aba.Selecione a variável 001.No constante, coloque 5 e vai ter uma aba em baixo, selecione Igual A.Mas o que isso significa?Observe a condição com atenção por um momento, preste atenção no que a condição significa.Ela significa que se a variável 001 for igual á 5 (constante é o número) acontece o que a gente colocar dentro da condição.Deixe com Exeção.Veja como ficou a minha condição:

    4º Passo
    Pronto!Já é meio caminho andado.Então, criamos a condição.Dentro da exeção coloque ele falando: "Você não tem 5 poções!".
    e dentro, coloque ele dizendo: "Muito obrigado, meu jovem!Tome 50G e 50EXP como recompensa!\G".
    OBS: Você reparou no \G?Ele serve para que mostre uma janelinha no canto da tela com a quantidade de dinheiro que o personagem tem.
    Voltando ás variáveis, faça com que o velhinho dê a EXP e o Gold ao personagem antes das falas.O \G não tem como adivinhar que depois o personagem vai ganhar o dinheiro.Depois, coloque para o velho retirar as 5 poções do personagem.É um detalhe, mas é essencial!Veja como ficou meu evento:

    5º Passo
    Agora, já terminamos o trabalho com variáveis.Só vamos concluir o trabalho caprichando nele, você quer que o personagem possa fazer a quest novamente ou quer que ele não possa mais?Se quiser que ele possa fazer novamente, coloque Operação de Switch Local A [OFF].Se quiser que ele não possa mais fazer a quest, coloque: Operação de Switch Local B [ON].Crie uma nova página, no condições de evento coloque Switch Local B ON.Coloque apenas ele dizendo que será eternamente agradecido.Veja como o meu ficou:

    6º Passo
    Agora é só fazer o personagem ganhar as poções.Você pode fazer o personagem batalhar com inimigos e ganhar as poções, fazer ele comprar ou apenas fazer com que um NPC dê para ele as 5 poções.Fica no seu critério.Mas se estiver querendo testar logo, faça com que um NPC dê as 5 poções para ele.
    Pronto!!Você fez seu primeiro [s]ou não[/s] trabalho com variáveis!
    2º Exemplo de Uso - Se você já fez o 1º Exemplo, já tem uma noção básica de como usar variáveis, esse segundo exemplo vai reforçar e te fornecer algumas informações que o ajudarão muito nos seus sistemas.Que tal criar uma senha para o personagem?"Pode até ser um exemplo de variável mas para que eu usaria uma senha?"- Ora, para incrementar o jogo.Exemplo: Vou fazer um banqueiro.Pra deixar o jogo mais legal, vou fazer precisar de uma senha para o banqueiro aceitar a retirada/depósito.Mas aqui vamos apenas fazer a senha.Se quiser um sistema de banco completo para VX, eu fiz.Nele, você tem inúmeras possibilidades.Você cria uma senha para sua conta, tem como modificar a senha, cria uma nova conta, verificar saldo, depósito e retirada.Se você estudar ele vai descobrir muitas coisas sobre variaveis![Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] para acessá-lo, eu atualizei ele e coloquei a versão 2.0 antes de lançar o tópico.
    Como Fazer:
    1º Passo Faça um NPC e coloque para ele perguntar se quer criar uma senha, coloque opções.Na opção "Não" não coloque nada.Na opção Sim, coloque ele falando: "Ok, insira sua senha".E agora começa o trabalho com variáveis!Então, coloque para o personagem Armazenar Número na Variável 001.Coloque um nome na variável 002 de "Senha Digitada" com 5 dígitos.Veja como ficou o meu evento:

    2º Passo
    Ótimo, agora vamos fazer com que a senha digitada se transforme na senha real, ou seja, a senha que fica fixada, que ele sempre terá que digitar.Crie uma variável, variável 003.Com nome de "Senha Atual", coloque Substituir e coloque variável senha digitada.Agora preste atenção na variável.A variável senha atual, que é a que você selecionou vai se substituir pela variável Senha Digitada.Ou seja, a variável senha digitada vai passar seu número para a variável senha atual, fazendo com que a variável senha atual tenha o valor que o personagem digitou.
    "Mas porque não posso simplesmente armazenar o número na senha digitada e deixar lá?" - Porque aí, você vai ter que ficar criando um monte de variáveis para cada dígito de senha que for fazer.O que eu quero dizer é que o personagem vai ter que digitar a senha pra mudar ela, vai ter que digitar a senha pra usar ela em outras coisas e etc.Então ele precisa de uma variável para armazenar o que ele digita.Agora, veja como ficou a variável.

    3º Passo
    Agora, precisamos zerar a variável senha digitada para ela ser usada mais tarde, para isso é só ir em opção de variável, selecionar a variável 002, substituir e no constante colocar zero.Depois, faça com que o NPC do banco diga: Sua Senha é \v[3]!
    OBS: Você reparou no \v[3]? Esse comando serve para mostrar uma variável, no caso, a variável 3, que é a variável senha atual.Depois, coloque: Opção de Switch Local A [ON].Para ele ir para a próxima página.Veja como ficou meu evento:

    4º Passo
    Agora, crie uma nova página e no condições de evento coloque Switch Local A [ON].Agora faça o NPC dizer "O que você quer fazer?" e coloque três opções.Na primeira, coloque "Digitar Senha" na segunda, "Nova Senha", na terceira, "Nada".
    Deixe "Nada" em branco.No Digitar Senha, coloque: Armazenar Número 5 Dígitos, na variável 002 (É a variável senha digitada).Veja como está ficando meu evento:

    5º Passo
    Agora, crie uma condição.Agora vamos inverter.Eu vou dizer o que é pra você fazer e você faz na condição o que você acha que é pra fazer.Então, coloque na condição: Se a variável 002(senha digitada) ser igual á variável 003(senha atual) acontece o que colocar dentro da condição.Com exeção.Agora, veja se você acertou, sua condição era pra ficar assim:

    Por que assim?Raciocine, observe a condição.Se, a variável Senha Digitada for, Igual A variável Senha Atual, acontece alguma coisa.
    6º Passo
    Dentro da exeção, coloque o NPC dizendo: "A senha está errada.", depois, você precisa zerar a variável 002,para isso é só ir em opção de variável, selecionar a variável 002, substituir e no constante colocar zero
    Dentro da condição, coloque o NPC falando: "A senha está certa!", depois, você precisa zerar a variável 002,para isso é só ir em opção de variável, selecionar a variável 002, substituir e no constante colocar zero e pronto!Veja como ficou o meu evento:

    7º Passo
    Agora só falta fazer a nova senha.Para isso, faça o NPC dizer: "Ahh, então você quer uma nova senha?Então, me diga qual é.", aí coloque uma Label com o nome de Senha (você já vai saber por que.) em baixo coloque para Armazenar Número na variável 002, 5 Dígitos.A variável 002 é a variável senha digitada.Agora, faça ele perguntando: "A senha digitada é \v[2], quer que essa seja sua senha?", depois coloque escolhas.Sim e Não.Na escolha não, faça o NPC dizer: "Então insira sua senha novamente."zere a variável 002, e coloque o comando "Ir para Label" e coloque exatamente o nome da Label que era "Senha".Então, ele vai voltar para aquele ponto do evento, em que você digita a senha.

    8º Passo
    Estamos quase no final.Agora, na opção "Sim", vamos fazer ele dizendo: "Pronto".Depois, coloque: Opção de variável 003 (Senha Atual) Substituir pela Variável 002 (Senha Digitada).Assim, a variável 003, que é a senha atual se transforme na senha digitada, que é pra ser a nova.Veja a variável:

    9º Passo
    Depois, zere a variável senha digitada.Veja como ficou o evento:

    Pronto, terminamos o segundo exercício.Espero que tenha aprendido, e boa sorte com seus sistemas!
    Estimo que perdi duas horas de sono fazendo essa aula, estive escrevendo, pensando, fazendo no evento, tirando screens, recortando screens e hospedando as imagens durante esse tempo para fazer esse tutorial.
    Por isso espero que vocês tenham mesmo aprendido a mecher e como aplicar as variáveis.Demorei um tempinho mas está aqui!
    Desfrutem.
    xX Alemao Xx - Fazer o tutorial, disponibilizar as imagens para ele e fazer as letras de design.

      Data/hora atual: Seg Dez 05, 2016 9:48 pm