Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online

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    jiraya
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    Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online

    Mensagem por jiraya em Sab Jan 08, 2011 12:44 pm

    [Author: João Neto ]
    Mais uma vez eu começo uma aula com muita teoria. Porém, a teoria é extremamente indispensável no desenvolvimento, por isso devemos sempre nos focar nela. Vamos lá.
    A maioria dos makers quer fazer um jogo online. Procuram engines e mais engines para não perderem tempo com desenvolvimento, para que seu jogo possa ser lançado o mais rápido possível. Porém, a maioria deles não tem a mínima idéia de como funciona a comunicação via TCP/IP e porque o jogo precisa de um servidor, entre outras coisas.
    Então vamos começar do início.
    Toda vez que você, no seu computador, abre o Client(aplicação EXE do seu jogo) do seu Ragnarok, e tenta "Logar" no servidor, o que acontece...
    Seu PC, estando conectado à internet por qualquer meio (Modem, ADSL, Cable, 3G, Etc...) faz com que o mesmo possua um IP.
    Quando fazemos qualquer coisa na Internet, abrimos uma página, conversamos no MSN, ou qualquer outra coisa, seu computador e os computadores espalhados pela nuvem que é a internet trocam informações, e para isso serve o IP.
    O IP é uma chave, que torna sua conexão com a internet unica para que não haja conflito durante a "conversa" entre o seu computador e a Net.
    Quando você tenta logar no seu jogo favorito, você está enviando informações pela rede e aguardando respostas da mesma. Por esse motivo é chamado de Comunicação, pois sua máquina fala e ouve, e todas as máquinas na rede ouvem e respondem.
    Mas o que fazer jogos online e isso dae de cima tem a ver?? TUDO !!
    Quando você tenta se logar, você envia uma pergunta ao servidor do jogo, que por padrão já possui um IP/porta que ele deve acessar na rede e, quando ele acessa o mesmo, dentro daquela máquina há um aplicativo que todos chamam de server, o Listener.
    Mas que raios é um Listener??
    Listener é a aplicação que, através de uma configuração TCP/IP de IP e Porta, está "Ouvindo" aquela porta. Ouvindo sim, ela está aguardando chegar alguma coisa ali, para que ela possa interpretar e, se interpretado, devolver uma resposta a quem perguntou.
    Ao tentar logar, o seu Client envia uma pergunta para aquele IP/Porta, aguardando que, do lado de lá, haja um Listener, que vai ouvir a pergunta, interpretar, e responder para o seu Client "Seja bem vindo Fulano !!" se ele te reconhecer ou "Você não possui usuário e senha aqui seu atoa" se ele não te reconhecer.
    Então pense neste Fluxo:
    O que a sua aplicação Client deve fazer??

      Efetuar conexão com o Listener
      Enviar dados para ele

      Receber dados dele
      trabalhar os dados recebidos

    O que o seu server(Listener) deve fazer??

      Aguardar conexões de Clients
      Ouvir o que foi perguntado
      responder para os N clients conectados as perguntas feitas
      Compartilhar dados entre os Clients

    Tudo bem, não entendi nada do que você disse, e agora??
    Se você entendeu os dois ultimos itens, já é um começo. Será a partir deles que vamos começar o desenvolvimento de um jogo Online simples, para ser jogado por duas pessoas(um Pong) e iremos evoluindo até o início de um MMO básico.
    Várias pessoas podem dizer que existem milhares de milhoes de exemplos disso na net, e realmente tem, porém eu estarei dando as MELHORES DICAS, mostrando as MELHORES ENGINES e principalmente respondendo às MAIORES DÙVIDAS.
    Para começar, Usaremos um GM que funciona, a versão 6.1.
    Para quem ainda não tem baixe aqui.
    Eu não estarei ensinando GM aqui. Nossas lições estarão focadas no desenvolvimento Online.
    Então, se você ainda não sabe como colocá-lo no modo avançado, criar sprites, Objects, Rooms, e principalmente Scripts, acho melhor começar seu aprendizado em outros tutoriais.
    Para os mais curiosos, saibam que irei ensinar:

    Criando Clients e Servers
    Enviando/Recebendo Dados
    Criando um Chat
    Criando o primeiro game com movimento
    Banco de dados - Básico
    DB - Criando um sistema de Login
    DB - Iniciando um game com Conta
    DB - Criando um MMO básico

    Eu pretendo que os itens acima sejam só o começo. Como todos sabem, meu tempo é meio curto, e estou tentando me decidar ao máximo para que todos possam, como eu, se maravilhar com o GM.
    Até a próxima Lição.

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