TUTORIAL: Aprenda a desenhar no estilo Dragon Ball Z - Lição 1: Cabeças

    Compartilhe

    jiraya
    Administrador
    Administrador

    Mensagens: 1294
    Credibilidade: 54

    TUTORIAL: Aprenda a desenhar no estilo Dragon Ball Z - Lição 1: Cabeças

    Mensagem por jiraya em Seg Jan 03, 2011 9:44 pm

    Autor=Ronaldo


    Olá pessoal, hoje eu resolvi fazer um tutorial sobre desenho, mais precisamente voltado para o estilo Dragon Ball Z de Akira Toriyama que eu tanto admiro :-D. Dividi o tutorial em 6 lições: Cabeças, tronco, braços, pernas, roupas e posições. Vamos começar a lição 1 agora, as outras eu disponibilizarei conforme for fazendo, nao prometo nenhum tempo para dispor as lições seguintes. Bem, vamos começar.


    Os olhos em Estilo DBZ são bem diferentes de outros traços de mangá, porém mais simples de se fazer, pois o traço normalmente não apresenta muitas curvas e a íris (a bolinha do olho) não possui detalhes por dentro, exceto para as mulheres. Veja no quadro abaixo os principais tipos de olhos encontrados no estilo DBZ:

    figura 1

    Na linha de cima da figura 1 eu desenhei apenas a forma dos olhos, sem detalhes, no quadro abaixo de cada um está o mesmo olho com todos os detalhes. Há uma numeração em cada um deles que usaremos para identifica-los na hora de explicar cada um. No olho 1 voce pode ver o tipo mais comum em DBZ, é o olho do Goku, Kuririn e Gohan em suas formas normais, entre outros. Possui a forma de uma meia lua esticada verticalmente, (lembra um baú visto de lado x-D). Desenhando assa forma primeiro, voce deve apagar a linha vertical da esquerda do olho, e bem no meio de onde estava essa linha, deve desenhar a íris, ficando o desenho como no quadro abaixo do 1 na figura. Depois coloca-se a sobrancelha um pouco acima do olho. Esta lembra uma "lua nova", porem a ponta da esquerda é bem afinada e pontiaguda, já a da direita é mais engrossada. Abaixo do olho há uma "olheira" que é representada com alguns tracinhos riscados paralelamente ao traço da base do olho com uma pequena curvinha voltada pra cima na ponta da esquerda.
    O olho 2 é o mais comum entre os super saiyajins :superlohan: , é o olho do vegeta também, independente se está transformado. Este é feito basicamente com traços retos, porem apresenta uma leve curva na sobrancelha que muitos não dão atenção na hora de desenhar. Não há como indicar uma forma geometrica exata para se desenhar esse olho, mas muitos erroneamente desenham baseando em um quadrado. Preste bastante atenção nas inclinações de cada draço que forma as bordas do olho, os traços laterais apontam para fora, o traço da base é uma reta que liga os laterais. A íris é normalmente desenhada pela metade, colando na sobrancelha quando se quer fazer uma expressão mais séria. Os traços da sobrancelha possuem uma leve curvatura para cima na parte da direita, e para baixo na parte da esquerda, mas atenção, essa curva é tão leve que quase nem se percebe. A olheira abaixo do olho é feita da mesma forma que no anterior.
    O olho 3 é o tradicional olho do super saiyajin 3, é feito quase da mesma forma que o segundo, mas sem a sobrancelha e com uma especie de "vergão" no lugar. Observe que o olho em si parece um pouco menor até, pois os traços do vergão são bem mais notáveis. Na verdade se fechasse toda essa parte, ficaria como uma salsicha encima do olho, então veja bem os traços e vai ver que não é muito complicado.
    O olho número 4 é um tipo comum entre as mulheres e em certos personagens como os androides 17, 18 e 19, o supremo senhor kaio e freeza, entre outros. Este olho é mais simples pelo fato de que a sobrancelha é bem fina e não possui olheira abaixo do olho. Portanto a forma dele lembra um paralelogramo, porém com curvas bem leves na base e no traço de cima, na verdade lembra mais uma folha fina. A íris normalmente possui pupila preta dentro nesse caso. A sobrancelha é apenas um traço simples acima do olho, porem possui um pequeno pinguinho na ponta da esquerda. Nas mulheres são adicionados cílios a direita do olho.
    O olho 5 é o das mulheres em geral, entre elas, Bulma e Chichi. Nele voltamos a lembrar da meia lua esticada como no primeiro olho, agora com cilios, sobrancelha fina, pupila detalhada e não tem olheira. É uma especie de fusão entre o olho 1 e o 4 x-D.
    Veja agora alguns exemplos de olhos que eu encontrei olhando alguns fanarts por ai, notem que cada um deles está errado em algum ponto, portanto não faça como esses:

    figura 2

    Alguns olhos se modificam bastante conforme a expressão que o personagem está fazendo, então veja estes exemplos de expressões e note como o traço do olho toma outra forma:

    figura 3

    Bom, pra terminar quero ressaltar que tudo o que eu falei acima sobre os olhos, foram com base no olho esquerdo, para o olho direito do personagem deve-se fazer exatamente o contrario, ou seja, todos os detalhes ficam no lado oposto, o que é na direita fica na esquerda e assim vai.

    Figura 4

    O nariz é uma das partes mais simples de se fazer e possui poucos tipos dentro do estilo DBZ. O mais comum é o que voce pode ver na figura 4. O número 1 é o nariz de adulto visto de frente, o 2 é o mesmo visto de semi-perfil, o 3 é visto de perfil, o 4 é visto de cima e o 5 é o nariz de criança. (exemplos: kid Goku, Goten e chibi Trunks)
    O nariz é basicamente reto e sem elevações, observe bem os traços nos diversos angulos e não terá dificuldades para faze-lo.

    Figura 5

    nestá figura estão dois tipos de narizes diferentes encontrados em DBZ, o da esquerda é o do Napa, o saiyajin que veio a Terra com vegeta. E o da esquerda é o de Freeza, este é muito mais raro.


    Figura 6

    A boca é bastante expressiva e varia muito em qualquer estilo. Na figura 6 eu procurei representar as principais variaçoes de boca dentro do estilo DBZ. No numero 1 a boca é apenas formada por 2 traços, um que constitui a boca em si e outro bem menor que representa o labio inferior. O traço da boca apresenta dois seguimentos voltados pra cima nas pontas quando se quer fazer uma expressão de alegria ou confiança e voltados pra baixo quando se quer passar a ideia de seriedade. Em alguns casos como no número 3, há mais traços em torno da boca, semelhantes ao que realça o labio inferior, mas nas beiradas de cima da boca. Essas pequenas rugas surgem quando se quer fazer uma expressão maléfica, ou de extrema confiança, o que acontece muito com Vegeta. No número 5, 6 e 7 a boca aparece bem aberta e cheia de detalhes por dentro, tais como dentes e lingua. Tambem surgem mais rugas em torno da boca, especialmente nos casos 6 e 7, então preste muita atenção nesses detalhes, pois deixam o desenho mais completo e bem feito. O número 8 representa a boca vista de perfil, aberta e fechada.


    Figura 7

    Em DBZ os rostos não são muito complexos, mas deve-se atentar bastante para o tipo. O 1 e 2 da figura 7, representam rostos de pessoas normais como goku e outros. O 1 é o rosto de criança, bem menor que o 2 que é o de um adulto. Os traços são retos e curvados nas dobras, o queixo não é muito pontiagudo, possui uma leve curva. O 3 é o rosto de personagens mais bombados, como Napa e Reecon. Note que neste tipo a maçã do rosto é bem visivel e o queixo é bem mais aberto e possui uma covinha. O 4 é o rosto de personagens gordos como o senhor Kaio e Majin Boo. Veja que os traços do rosto são curvas o tempo todo, inclusive o queixo. Nesse tipo as bochechas ficam bem visiveis e a testa fica pequena. A boca normalmente é alterada nesse caso, fiz questão de desenha-la ali pra lhe mostrar como é. O 5 é o rosto normal como do 2, porém visto de perfil, note que nesse caso tudo se altera no rosto, e os labios da boca ficam ressaltados.


    Figura 8

    A orelha é uma parte fácil de se fazer pelo fato de que é um membro que nao altera sua forma em nenhuma circunstancia (a não ser que se dê um puxão). Na figura 8 voce pode ver na parte de cima a orelha comum desenhada em 3 passos, no primeiro somente a forma, no segundo se adicionam alguns detalhes e no terceiro ela está completa. Na parte de baixo desenhei 2 tipos de orelhas de elfos como Piccolo, uma mais esticada para o lado e outra mais alta. Repare que s detalhes de dentro dela seguem conforme o contorno da orelha.


    Figura 9

    O cabelo é uma parte muito interessante em DBZ, o tipo mais comum é o dos super saiyajins, ou seja, aquelas pontas grossas e retas, detalhadas por dentro. Este é o tipo numero 1 da figura 9. Com este tipo eu fiz dois desenhos abaixo, observe que um deles é parecido com o de Gohan e o outro com o de Goku. A forma do cabelo não importa muito quando se quer criar um personagem no estilo, voce simplesmente adiciona quandas pontas quiser até conseguir o tamanho e forma desejada. O cabelo 2 da figura lembra o de Kuririn na fase de Majin Boo. Este cabelo que é mais simples e não possui detalhes por dentro aparece mais em humanos comuns de DBZ, é um cabelo normalmente mais curto e ajeitado. As pontas partem de um ponto em cima da cabeça e vão seguindo para os lados até atingir a orelha. O cabelo 3 da figura é o mais comum em mulheres como Lunch e Zangya (do filme de Bojack). este cabelo é todo ondulado com vários seguimentos de traços por dentro dando a impressão de ser bem mais cheio. Pode-se desenhar algumas pontas em certas áreas, isto fica na criatividade do desenhista.
    Bem, estamos chegando ao final desta primeira lição do tutorial, espero que tenham gostado e que em breve eu possa escrever as outras lições para dispor aqui pra vocês. Quero dizer tambem que este tutorial é de minha total autoria tanto o texto quanto os desenhos e é proibido a reprodução dele em qualquer site ou fórum independente se vão me dar créditos por isso. Um abraço a todos e até mais!

      Data/hora atual: Sex Ago 01, 2014 9:20 pm