Aula 3: Classes e Métodos

    Compartilhe
    avatar
    jiraya
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 1299
    Credibilidade : 54

    Aula 3: Classes e Métodos

    Mensagem por jiraya em Qua Dez 08, 2010 6:19 pm

    Autor=Anderson Porto

    Conceito imagine você que você esteja fazendo um programa, imagine a dificuldade que seria programar vários objetos distintos com as mesmas características! Para facilitar a vida dos programadores existe a possibilidade de criar sistemas com características "pré-fabricadas", esses sistemas são as classes, elas são a chave de toda a programação orientada a objetos!
    Nosso 1º Script
    Para criar-mos nosso 1º script, iremos utilizar a idéia de classe, vá até seu banco de scripts (crie um novo projeto) e adicione uma nova seção acima do main, vamos agora instanciar nossa classe!
    Código:

    class Calc
    Para criar uma classe usamos a palavra reservada class e logo após colocamos o nome para ela, como faremos uma calculadora, utilizaremos como nome Calc!
    Método os métodos são conjuntos ou blocos de comandos, são utilizados para organizar e otimizar o script! Para criar um método utilizamos o termo def seguido do nome do próprio, exemplo:
    Código:

    def soma
    Temos agora nosso método de soma, precisamos agora especificar o que ele fará!
    Comando é um ou um conjunto de ações específicas, como operações matemáticas ou lógicas, loops, criação de objetos e etc...
    Os comandos que utilizaremos serão bem simples: operações matemáticas e o comando print!
    Para ajudar para auxiliar na produção de nosso script utilizaremos as variáveis do jogo, para acessar uma variável utilizamos:
    Código:

    $game_variables[id]
    Onde id é o id da variável na database!
    Definindo nosso método
    Até agora temos:
    Código:

    class Calc
      def soma
    Vamos utilizar a variável 3 para ser o resultado e a 1 e 2 para ser as que serão operadas, assim temos:
    Código:

        $game_variables[3] = $game_variables[1] + $game_variables[2]
        p $game_variables[3].to_s
    Obs.: não esqueça de colocar o comando print ou você nao saberá o resultado!
    Para finalizar nosso script colocamos um end no fim do método e outro no fim da classe
    O comando end
    Pense, se eu colocasse
    def soma
    def subtração
    ...
    O programa não conseguirir ler onde termina um método e começa outro, por isso utilizamos o comando end no fim de cada método, para as classes é o mesmo, sempre que terminamos uma classe, colocamos um end para que o interpretador saiba que a classe terminou ali!
    Nosso script ficou então:
    Código:

    class Calc
      def soma
        $game_variables[3] = $game_variables[1] + $game_variables[2]
        p $game_variables[3].to_s
      end
    end
    Para testar:
    Crie um evento em seu mapa, nele vá em chamar script. Assim como criamos objetos numéricos como a = 3, a vale 3, temos que criar objetos para as classes, então vou dizer que:
    calculadora = Calc.new
    Assim calculadora será um objeto do tipo Calc. O .new significa que estou criando um novo objeto Calc! Para executar os métodos basta chamá-los dentro do objeto que criamos.
    calculadora.soma
    Sempre utiliza-se classe.método, com isso temos no nosso chamar script:
    Código:

    calculadora = Calc.new
    calculadora.soma
    Execute o jogo e fale com o NPC para ver o resultado. Mude o valor das variáveis 1 e 2 para testar!
    Tags de busca

    • RGSS
    • Calculadora
    • Comando end

      Data/hora atual: Seg Jan 21, 2019 6:14 pm