Battle Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte para criação de Jogos


    Aula 4 - Variaveis

    Sasuke_Uchiha
    Sasuke_Uchiha
    Membro
    Membro


    Mensagens : 23
    Credibilidade : 0

    Aula 4 - Variaveis Empty Aula 4 - Variaveis

    Mensagem por Sasuke_Uchiha Dom Jul 04, 2010 1:57 pm

    Aula 4 - Variaveis
    Código:
    Criado Por Keven Fongaro Fonseca (Sasuke_Uchiha)


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Dando continuidade as minhas aulas sobre os comandos de programação de eventos, hoje vamos aprender um pouco sobre um dos comandos de eventos mais utilizados, "Operação de Variavel".

    -O que é uma variavel e o que ela faz?
    A variavel é nada mais e nada menos do que um objeto, elas tem a função de armazenar valores, por eventos esses valores só podem ser numéricos, mas por scripts as variáveis armazenam qualquer valor entre números, letras, simbolos, etc.

    Como de costume, eu gosto de fazer com que as pessoas aprendam na prática, vejam essa imagem explicativa:

    Clique para mostrar/esconder:

    Na imagem acima, estamos substituindo o valor da variavel de ID 001 por 10.



    Mas em que eu posso usar as variáveis?

    Em quase todos os sistemas complexos é preciso usar variáveis, mas eu vou dar um exemplo BEM simples no qual você pode usa-las:

    Suponhamos que para você passar em um lugar você tenha que ter 5 poções, naturalmente você irá tentar fazer isso usando simplesmente condições, e verá que nao da certo, pois na condição nao tem como você selecionar o número de itens que tem que ter.
    Mas isso pode ser facilmente feito usando variáveis, veja:

    Vamos usar a "Operação de Variavel", escolha uma variavel (Eu usarei a de ID 001, por exemplo), se quizer, de um nome a ela, para ficar mais facil de identifica-la, eu darei o nome de "Poções", agora na caixa "Operação" marcaremos "Substituir", e em "Operar" marcaremos "Item" e escolheremos o Item que tem que ter (escolha por exemplo 'Poção").

    Pronto, usando esse comando, a variavel escolhida (no caso a de ID 001) terá seu valor alterado para o número de itens que você escolheu (No caso poção), vai tar assim : "Igual A:", ai mudaremos para "Maior/Igual" e em constante colocaremos o numero de itens que tem que ter, por exemplo 5.

    Agora colocaremos na codição um teleport, e na exeção uma mensagem do tipo "Você nao tem 5 poções", pronto, você acabou de criar um mini-sistema.

    Veja como ficou:

    Clique para mostrar/esconder:

    As variaveis, ainda podem fazer operações matemáticas (adição, subtração, mutiplicação, etc), e ainda podemos atribuir a elas outros valores como as cordenadas do herói, o ID do mapa em que está, nivel do herói, hp do herói, entre muitos outros.

    Chegamos ao fim de mais uma aula. Aguardem a aula 5.

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 5:07 pm