autor=ShodaimeDarkage
Iluminação #1
por ShodaimeDarkage
E aí galera Maker, tranks? Bem... estou trazendo meu primeiro tutorial sobre design e panz... Estarei usando o Photo Filtre Studio X, mas esse tutorial pode ser aplicado em muitos Programas de Design. Assumo que sou horrível com Design, mas vou tentar ser o mais detalhista possível e que
vocês consigam entender e aprender como criar uma Iluminação bacana para o seu jogo.
1 - Características
Permite criar um Sistema de Iluminação através de Pictures.
2 - Modo de preparo uso
Vamos à obra. Primeiramente, tire um Print do seu jogo in-game; de fato, do mapa que será iluminado.
Estarei usando um mapa maluco que eu fiz aqui.
Só para avisar aos navegantes: "não é necessário usar um mapa igual ao meu. Foque em criar
a Iluminação, não o mapa." Enfim... Crie uma camada sobre o Print do mapa. Ficará assim:
Usando o balde de tinta (este ícone ), pinte a camada sobre o Mapa de preto. Ficará assim:
Acalme-se, você não fez errado. É assim mesmo que quero seja feito. Agora, diminua a opacidade
da camada recentemente pintada de preto para 50%.
Agora, usando a borracha , configure-a assim:
Leve a borracha sobre a lua e aperte três vezes:
Agora, nossa Lua já ilumina algo. Agora, vamos fazer a iluminação to fogo. Usando o pincel , configure-o assim:
Usando a cor laranja, aperte uma vez (apenas) sobre a parte de baixo do fogo, pois é onde a brasa
está queimando e luz é mais forte.
Pronto, já criamos a iluminação. Mas calma, não é só isso; temos de aplicá-la ao jogo, não?
Pois bem. Primeiro, vamos ignorar o fundo (Print do mapa), deixando-o invisível.
Agora, salve a imagem na Pasta Pictures do seu projeto. Lembre-se de alterar o formato
da imagme para .png, se não o PF salva como .pfi; o RMXP não lê .pfi...
Vá ao RMXP e crie um evento em Início Automático e configure-o assim:
3 - Demo
Sem necessidades.
4 - Agradecimentos
Enterbrain - Por criar a Engine
To.mat (ShodaimeDarkage) - Por criar a Demo e publicá-la.
Você - Por ter me aturado e, talvez, aprendido com o Tutorial.
Então é isso galera... Se você gostou do Sistema, inscreva-se no Fórum ali em cima e deixe seu comentário .
Lembrando aos trolls e desinformados que fazer estas duas coisas é opcional. Então, peço que não editem meu post ou arremessem seus pedregulhos contra mim... :-D
Enfim Makers... Tôindoterminarotutorialpraapertaremenviapraevocêslerem e tchau! /momentofast'
Valeu! :ok:
por ShodaimeDarkage
E aí galera Maker, tranks? Bem... estou trazendo meu primeiro tutorial sobre design e panz... Estarei usando o Photo Filtre Studio X, mas esse tutorial pode ser aplicado em muitos Programas de Design. Assumo que sou horrível com Design, mas vou tentar ser o mais detalhista possível e que
vocês consigam entender e aprender como criar uma Iluminação bacana para o seu jogo.
1 - Características
Permite criar um Sistema de Iluminação através de Pictures.
2 - Modo de preparo uso
Vamos à obra. Primeiramente, tire um Print do seu jogo in-game; de fato, do mapa que será iluminado.
Estarei usando um mapa maluco que eu fiz aqui.
- Spoiler:
Só para avisar aos navegantes: "não é necessário usar um mapa igual ao meu. Foque em criar
a Iluminação, não o mapa." Enfim... Crie uma camada sobre o Print do mapa. Ficará assim:
- Spoiler:
Usando o balde de tinta (este ícone ), pinte a camada sobre o Mapa de preto. Ficará assim:
- Spoiler:
Acalme-se, você não fez errado. É assim mesmo que quero seja feito. Agora, diminua a opacidade
da camada recentemente pintada de preto para 50%.
- Spoiler:
Ficará assim:
Agora, usando a borracha , configure-a assim:
- Spoiler:
Leve a borracha sobre a lua e aperte três vezes:
- Spoiler:
Apagado, ficará assim:
Agora, nossa Lua já ilumina algo. Agora, vamos fazer a iluminação to fogo. Usando o pincel , configure-o assim:
- Spoiler:
Usando a cor laranja, aperte uma vez (apenas) sobre a parte de baixo do fogo, pois é onde a brasa
está queimando e luz é mais forte.
- Spoiler:
Pincelando, ficará assim:
Pronto, já criamos a iluminação. Mas calma, não é só isso; temos de aplicá-la ao jogo, não?
Pois bem. Primeiro, vamos ignorar o fundo (Print do mapa), deixando-o invisível.
- Spoiler:
Ficará assim:
Agora, salve a imagem na Pasta Pictures do seu projeto. Lembre-se de alterar o formato
da imagme para .png, se não o PF salva como .pfi; o RMXP não lê .pfi...
Vá ao RMXP e crie um evento em Início Automático e configure-o assim:
- Spoiler:
In-game, ficará assim:
3 - Demo
Sem necessidades.
4 - Agradecimentos
Enterbrain - Por criar a Engine
To.mat (ShodaimeDarkage) - Por criar a Demo e publicá-la.
Você - Por ter me aturado e, talvez, aprendido com o Tutorial.
Então é isso galera... Se você gostou do Sistema, inscreva-se no Fórum ali em cima e deixe seu comentário .
Lembrando aos trolls e desinformados que fazer estas duas coisas é opcional. Então, peço que não editem meu post ou arremessem seus pedregulhos contra mim... :-D
Enfim Makers... Tôindoterminarotutorialpraapertaremenviapraevocêslerem e tchau! /momentofast'
Valeu! :ok: