Criando uma hud por eventos
Introdução
Introdução
Nível - Fácil/Intermediário
Nesse tutorial, irei ensinar a criar uma hud simples por eventos usaremos a barra do spoiler barra que representa o hp, com dimensões 160X20, o fundo para o hp do spoiler com a dimensão de 160X20 e a imagem do spolier com o nome de Ash, com dimensóes de 160X30. Só ensinarei a do Hp pois, se quiser colocar a de mp é algo análogo. Eu
aconselho usar a msm barra então salvem - na, ou baixem a demo.
Barra, fundo e nome do herói
- Spoiler:
Resultado final, deve ficar assim - ignore os chars
- Spoiler:
Tutorial
Vamos lá, Abram seus rpg´s maker xp. Criem um novo projeto, coloquem as imagens na pasta pictures e let´s go.
Vá em eventos comuns, e crie um novo evento comum com o nome de Hud ( Nome opcional ), em "Condição de início" deixe em processo paralelo, e do lado coloque um switch com o nome de "Início" ( Nome opcional ). Deve estar assim:
Imagem 1
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Agorá no evento comum vá em opções de variável ( 1ª aba ), e crie uma com o nome de "Hp herói" ( Nome opcional ), em operação deixe em substituir e em operando marque "Herói" e do lado deixe em "Hp". Deve estar ser assim:
Imagem 2
- Spoiler:
Pronto agora repita o processo só que agora crie uma váriável com o nome de "Hp máx herói" ( Nome opcional ), e em operação
deixe em "Hp Máx". Agora é com vc, crie + 1 variável, uma chamada de "Y da vida" ( Nome opcional )
e em operação, deixe em costante e do lado coloque 30 em vez de 0 ( Por que 30 ? Aguarde ). Seu evento deve estar assim:
Imagem 3
- Spoiler:
Agora vamos ao cálculos, creio eu que é o modo + simples ( é o único que eu conheço xP ), mas antes crie outra variável com o nome de "X da vida", em operação deixe em substituir e em operando marque a opção variável e escolha "Hp herói". Pronto agora sim vamos aos cáculos. O truque é o seguinte: pegue a variável "X da hud e multiplique pela largura da hud, que no nosso caso é 160 ( se não sabe fazer isso faz o seguite, vá em pções de variáveis, escolha a variável "X da Hud", em operação marque o símbolo de multiplicar e em operando, deixe em constante e coloque o valor 160). Agora divida ela pela variável "Hp máx herói" ( siga os procedimentos já citados ), e depois subtraia ela por 160, porque 160 ? Tenha em mente que quando o hp é 0, a hud deve estar no limite da borda esquerda da janela do jogo ( ver imagem 4 )
Imagem 4
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Daí é só fazer o seguinte:
160 ( largura da Hud ) - 0 ( distância da borda da janela do jogo até o limite direiro da barra da hud ) = 160
Pronto é por isso que vc deve subtrair 160 da variável "X da vida". Para não te deixar + confuso, lá vai uma screen:
Imagem 5
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Pronto agora é só inserir as imagens. Vá em "Mostar imagem" ( 2ª aba ), e escolha a imagem "Ash" ( a imagem do nome do herói )
Imagem 6
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Agora vá novamente em "Mostrar imagem", em imagem Nº coloque 2, e do lado escolha a imagem "Fundo vida" o fundo para o HP. Em posição deixe "X= 0" e "Y = 30" ( por que 30? Porque é onde a imagem do nome termena já que tem 30 de altura ) Feito isso vá denovo em "Mostrar imagem", em imagem Nº coloque 3, e do lado escolha a imagem "Hud vida". Em posição, coloque "Especificar por variável" em X coloque a variável "X da vida" e em Y coloque a variável "Y da vida" ( por isso ela á igual a 30 ). Pronto, acabou ^^, seu evento deve estar assim :
Imagem 7
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Não esqueçam de ligar o switch "Início" no começo do jogo, para ativar o evento comum
- Spoiler:
- Opção de Switch/escolher o "Início"/deixar ON/deixar o evento em processo paralelo/apagar o evento temporário
É isso galera, qq dúvida é só postar ou mandar MP, vou deixar uma demo para faciltar. Vlw e até o próximo.
Demo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Créditos: A mim por fazer o tutorial, ao Bruno e ao AlucarD da DM por me ajudarem a entender
Vlw