Sistema de Plataforma/Estilo Gravity Duck.

Compartilhe
    jiraya
    Administrador
    Administrador

Credibilidade : 54

Sistema de Plataforma/Estilo Gravity Duck.

Mensagem por jiraya em Sex Nov 18, 2011 4:44 pm

[Autor: GabrielM. ]

Espero que este sistema dê ideias se jogos diferenciais de plataforma,para não seguirem um padrão clichê de jogos de plataforma.Creditos a GabrielM.
    Ao sistema:

Ele é uma plataforma estilo(ou completamente igual) ao jogo Gravity Duck (http://www.playedonline.com/game/598950/gravity-duck.html) lá em baixo fiz um tutorial do sistema completo para que ajude você a entende-lo...Mais para conseguir dominar o sistema completamente você tera que estuda-lo.Eu fiz esta engine pois estou fazendo um Gravity Duck de rpg maker xp,o jogo vai ter coisas ineditas e com certeza graficos diferentes,logo mais posto meu projeto na mrm.

Note ai que é um completo sistema de plataforma normal,com os graficos originais do gravity duck,em que o obijetivo é pegar todos os ovos da fase.Fase 1 simples e nada de mais...

Spoiler:

Note agora a mudança de Gravidade,nesta fase ela não se faz util...

Spoiler:

Agora nesta aque ela se faz muito util, pois sem ela você não passa de fase.No tutorial la em baixo eu vou explicar o motivo de tantos espinhos na fase.

Spoiler:

AVISO: Este tutorial não ira explicar totalmente o sistema,so algumas coisas principais...Se você o quer no seu projeto você tera de estuda-lo bastante.Mais este tutorial não vai ser inutil,ele vai facilitar a aprendizagem do sistema,e olha que ele não é tão complicado assim...

Este tutorial é se você quizer colocar em um projeto ou modificar alguma coisa.Se você quer apenas colocar fases a mais mudar graficos fazer um jogo ja com os recursos da engine olhe a segunda espoiler.

Spoiler:
    Primeiramente,ao abrir meu sistema e colocar na areas de eventos você não vai enchergar eles por causa do fundo branco,mais isso não é problema basta você pintar o fundo dele com grama,assim vera os eventos...

Como você pode notar,os eventos do mapa fucionam como uma especie de gravidade,e eles realmente fucionam assim.Acontece que eles servem de bloqueio para quando a pessoa apertar pra cima ele não sair andando.
    Você pode notar também que a riscos no modelo da fase.O que acontece é que ali são os bloqueios de terreno da fase,pois ela não é feita apartir do tileset,mais sim de uma imagem que fica no mapa...
    veja na imagem abaixo que não ficou com o fundo da montanha porque eu "pintei" a fase com a grama,e a imagem da montanha é feita por panorama....

Ok.Agora que eu ja falei das ideias principais vamos aos eventos...

Bloqueio ou "Atmosfera" :

Responsaveis por manter o personagem no chão e empedir que ele se mova quando se é precionado para cima.
    Ele guarda uma swhitch Chamada Trans-2(Ou transição 2),quando ativada ela permite a passagem do heroi ao trocar de gravidade.Ela tem uma imagem com opacidade 0,so para bloqueiar a passagem mesmo...
    (Para melhor entendimento vá abrindo os eventos citados e os vendo).

Direção de personagem (movimentação do personagem quando esta no chão).
    Este evento é ativado por uma swhit chamada Trans-4,e ele guarda uma swhit chamada Trans-1.(swhits de trans ou transição foram feitas so para ativar paginas de eventos...elas não tem orderm certa ou funçoes ligadas).

Dentro do evento.

Gravidade ou Botão de gravidade.
    Este evento serve para ativar a gravidade do heroi.
    Ativando e desativando varias swhits emportantes,que sao muitas que se eu falasse aque ia levar muito tempo.
    Este eventos tem uma outra pagina ativada por uma swhit que é responsavel pela volta da gravidade normal do personagem.Ativando e desativando varios eventos emportantes.

Dentro do evento:

Segunda pagina:

[imghttp://img192.imageshack.us/img192/6879/topictuto9.png][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Este evento é responsavel pelo inicio da fase,se quer colocar uma mensagem antes do jogo ou instruções ou mesmo creditos é nele que você deve ir.E é nele que se deve colocar a imagem da fase...

Antes de continuar com o tutorial eu queria dizer que não usem o exemplo do mapa001,ele usa um sistema diferente quando ao heroi subir na fase.por exemplo,o heroi vai ter 20 frames para subir a fase,eu queria começar o tutorial pelo mapa2 so que quando me deparei ja tinha feito mta coisa...então peso que peguem o exemplo do mapa 002 que tem um sistema de evento comum que quando o personagem entra no terreno 1 ele ativa.(Se não entender nada estude o mapa 002 e entendera).Se for usar o sistema no seu projeto delete o mapa 001 e começe pelo 002.

Este evento serve para fazer o personagem subir.

Este evento serve para fazer o personagem descer.

Este evento serve para movimentar o personagem enquanto ele esta subindo na gravidade.Movendo assim para a direita ou para a esquerda.

Este evento serve para movimentar o personagem enquanto ele esta descendo na gravidade.Movendo assim para a direita ou para a esquerda.(Ele fica na area de eventos comuns,porque se deixar 2 eventos que movem o personagem no mesmo mapa da Bug.)

Pronto,agora todos os eventos do mapa acabaram.Você deve tar se perguntando o que é aquele unico que nao foi citado,ele é o ovo que se pega e passa de fase,nao tem emportancia na engine.
    Agora vamos falar dos eventos comuns.
    Os dois eventos comuns chamados bloqueios la em eventos comuns são os reponsaveis por desativar todas as swhits que nao vao ser usadas quando o heroi fica no chão.Ele fuciona atraves de uma variavel X e Y e uma condição,que quando o personagem fica X e Y com o terreno 1 a variavel terreno fica igual a 1 e ativa a condição que desativa as swhits e etc...
    Estude sobre variaveis para aprender isso,ou entao estude a engine.

Bem pessoal,é isso,espero que vocês fassam jogos bem legais e diferentes com esta engine,eu ja estou fazendo o meu.Se forem usar nao esqueçam de meus creditos (;
    Qualquer duvida opinião ou bugs falem comigo atraves dos comentarios.
    Agora vou falar de um bug,digo,uma coisa incompleta.Sabe o que eu disse de varios espinhos nas fases?é pelo fato de que toda dobra ele passa direto e você controla ele normalmente sem ser plataforma,isso foi devido a uma preguiça minha de não colocar um terreno que quando o heroi passase ele decia,então para resolver isso eu coloquei espinhos nas dobras,com isso fica mais dificil pro jogador,entao nao vi nescessidade de resolver.

E é isso gente,não deixem de estudar o sistema para aprender como usar...

Tutorial simplificado para usar recursos da engine:

Spoiler:
    Ainda não tive tempo de fazer o tutorial simplificado.

Spoiler:
    Devido a alguns bugs em uma das fases do sistema eu resolvi retira-la,foi por estar sem tempo pra corrigir,depois eu colocarei ela novamente,isto nao interfere no fucionamento dele.
    Link para baixar:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Gente qualquer coisa me desculpem mesmo,eu fiz este topico com uma torcicolo mizeravel,que ta me matando,qualquer erro ou qualquer coisa do tipo me avise nos comentarios que eu vo arrumar...até meu proximo sistema ^-^

Spoiler:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

GS Sistemas

Data/hora atual: Qua Mar 29, 2017 5:07 am