Variáveis

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    Theo.GB
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    Variáveis

    Mensagem por Theo.GB em Sab Jun 11, 2011 1:28 pm

    Por:
    xX Alemao Xx



    Então
    pessoal, eu sei que existem várias aulas de variáveis por aí e como
    funcionam.Cada um explica do seu jeito e tem pessoas que entendem em
    umas e não entendem outras.É bem por isso que venho aqui fazer a minha
    aula de variáveis para o pessoal aprender a mecher e também vou ensinar
    para que serve e como aplicar a variável em um evento ou sistema.Espero
    que entendam e que apartir dessa aula possam fazer seus sistemas
    sozinhos.

    Essa aula tem screens do VX, mas podem ser aplicadas no XP, e talvez no 2k/3k, não conheço a engine.
    Afinal,
    o que são variáveis?Números.Um número, assim você não entende e se
    sente confuso né?Então vamos expor as variáveis de outra forma.
    E se
    eu disse que as variáveis é o número da minha conta no banco, se eu
    disser que é o ataque do personagem, se eu disser que é a quantidade de
    um determinado iten que eu tenho?As variáveis podem ser inúmeras coisas,
    basta apenas você saber usá-las e onde aplicá-las.E aqui na aula você
    vai aprender isso.
    Uma coisa essencial que vocês precisam saber é que variáveis quase sempre andam de mão dadas com condições, então fiquem atentos!
    Não é tãão essencial, mas acho bom vocês conhecerem o menu das variáveis.
    Spoiler:
    A
    maioria dos eventers se atrapalham aí...Mas se você quer fazer um
    jogo...É IMPOSSÍVEL você não usar variáveis...Se quiser fazer o jogo
    bom, claro.Bem..A variável é um número.
    Quase tudo que você vai fazer
    (sistemas e etc) é usado variáveis.Mas claro, depende do que você vai
    fazer!!Então...Primeiro vou mostrar como vocês podem fazer mostrar
    quanto dinheiro tem, itens, ataque do personagem etc...
    Vá no opção de variável...
    Comandos
    1
    - Individual é uma única variável, você está selecionando apenas aquela
    variável para executar uma tal ação.Escolha uma variável, elas sempre
    começam com o valor 0, e também coloque nome nelas para se organizar.
    2 - Desde desde x até y desde a variável x até a variável y.Ex: Desde a variável 1 até a 3...
    3
    - Bem, operação, é ali que tudo acontece.Você pode substituir o valor
    atual por um que você vai definir ali em baixo, no operandos.Ou pode
    adicionar, ou substituir etc....É assim que funciona.
    4
    - Fomos agora para os operandos.No constante, você define o número, o
    valor.que, dependendo da Operação, você executa o que é dito.Ex: Quero
    que a variável 1 adicione 5 nela, ai eu coloca individual, variável 1,
    adicionar constante 5.Pronto.
    5 - Variável...Agora
    você faz na variável um, a operação com a variável 2.Ex: Quero que a
    variável 1 fique com o mesmo valor da 2, eu pego a variável 1, coloque
    Substituir e no Operandos, coloque Variável, e selecione a variável
    2...Simples não?
    6 - No Aleatório, você define o
    número "no dado", aleatoriamente, na sorte.Aí você coloca para
    sortear...Ex: Quero que na variável 3 sorteie um número de 1 á 3.Aí eu
    vou ali no Operandos Aleatório e na primeira caixinha eu coloco 1, na
    outra 3.
    7 - Ali você seleciona um iten e coloca
    naquela variável quantos você tem daquele iten.Ex: Eu tenho que ver
    quantas poções o personagem já pegou...Aí eu coloco na variável 1,
    operação, substituir e no operandos Item, seleciono o iten poção e aí
    vai aparecer na variável a quantidade de poções que o personagem tem.
    8
    - Aki você seleciona o herói, e o atributo...Ex: Seleciono o herói Adam
    e seleciono Ataque.Pronto, na variável que eu armazenei vai estar o
    ataque do personagem.Isso é muito usado em ABS por eventos para definir
    Ataque,MP,HP,Defesa e etc...
    9 - Também é usado em
    ABS por eventos.Digamos que eu quero criar um slime.Eu seleciono o
    Inimigo Slime, e depois o ataque dele e armazeno em alguma variável,
    depois a defesa em outra variável..E assim vai.
    10 -
    Aki você pode ver as coordenadas de um evento, onde ele está.Por
    exemplo...Se a bola estiver na Coor X tal e na Coor Y tal eu posso fazer
    acontecer alguma coisa.
    11 - No outro você seleciona outras coisas que você quer colocar na variável, dinheiro, timer, Nº de passos etc...

    Bem...São esses os comandos de variável...Espero que tenha aprendido á mecher e como usar.

    - Retirado de Comandos de Eventos VX - Funções e Como Usar - Feito por min.
    Eu
    acho que nas aulas, para alguém aprender, tem que ter interação com a
    aula, o que é interação?É quando quem está lendo participa e, lendo a
    aula, cria o que a aula ensina a criar.E é aqui que vocês vão fazer
    isso.Vou usar dois exemplos para vocês poderem usar as variáveis.Um
    fácil, e outro médio.

    1º Exemplo de Uso - Então
    pessoal, lembram que o personagem precisa fazer uma quest, e precisa ter
    x quantidade de itens para conseguir a quest?Aí quando você era novato
    (ou ainda é) você ia lá e colocava condição em baixo de condição e ia
    testar para ver se não dava bug e descobriu que só um iten daqueles já
    dava?Então.É aí que entram as variáveis.Você precisa de alguma coisa que
    diga quantos itens você tem.Lembram que eu disse que
    variável é um número?Então.Pode ser o número de quantos itens daquele
    você tem.Isso é um exemplo.Então, vamos fazer?
    Spoiler:
    1º Passo
    Precisamos que o herói tenha alguma coisa
    que precise buscar.Digamos que ele precise buscar 5 poções para um
    NPC.Então, vamos criar o NPC e colocar as falas e etc.Eu coloquei que um
    NPC está muito fraco e precisa de 5 poções para se recuperar.Aí
    coloquei escolhas, Sim e Não, se o personagem quiser, busca, senão, o
    NPC que morra xD.Depois, na escolha sim, eu coloquei para ativar a
    Switch Local A, ou seja, se o personagem quiser fazer a missão, vai
    acontecer uma coisa...Vai ativar a segunda página do evento.Veja como
    ficou o meu evento:
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    2º Passo
    Na
    segunda página, não se esqueça de colocar no condições de evento Switch
    Local A [ON].Crie uma variável e coloque nela o nome de Quantidade de
    Poções.Lá onde está escrito Operação, coloque Substituir, em operando
    selecione item e depois vai abrir uma aba para você escolher, escolha
    Poção.Mas pra que tudo isso?É só raciocinar.A variável 001, vai
    substituir seu atual valor (0) pela quantidade de poções que você
    tem.Analise a variável e logo você entenderá isso.Veja como ficou a
    minha variável:


    3º Passo
    Lembram
    que eu disse que variáveis andam ao lado de condições?Então.É aqui que
    entram as condições.Crie uma, e na condição selecione Variável, vai
    abrir uma aba.Selecione a variável 001.No constante, coloque 5 e vai ter
    uma aba em baixo, selecione Igual A.Mas o que isso significa?Observe a
    condição com atenção por um momento, preste atenção no que a condição
    significa.Ela significa que se a variável 001 for igual á 5 (constante é
    o número) acontece o que a gente colocar dentro da condição.Deixe com
    Exeção.Veja como ficou a minha condição:


    4º Passo
    Pronto!Já é meio caminho andado.Então, criamos a condição.Dentro da exeção coloque ele falando: "Você não tem 5 poções!".
    e dentro, coloque ele dizendo: "Muito obrigado, meu jovem!Tome 50G e 50EXP como recompensa!\G".
    OBS: Você reparou no \G?Ele serve para que mostre uma janelinha no canto da tela com a quantidade de dinheiro que o personagem tem.
    Voltando ás variáveis, faça com que o velhinho dê a EXP e o Gold ao personagem antes das falas.O \G não tem como adivinhar que depois
    o personagem vai ganhar o dinheiro.Depois, coloque para o velho retirar
    as 5 poções do personagem.É um detalhe, mas é essencial!Veja como ficou
    meu evento:
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    5º Passo
    Agora,
    já terminamos o trabalho com variáveis.Só vamos concluir o trabalho
    caprichando nele, você quer que o personagem possa fazer a quest
    novamente ou quer que ele não possa mais?Se quiser que ele possa fazer
    novamente, coloque Operação de Switch Local A [OFF].Se quiser que ele
    não possa mais fazer a quest, coloque: Operação de Switch Local B
    [ON].Crie uma nova página, no condições de evento coloque Switch Local B
    ON.Coloque apenas ele dizendo que será eternamente agradecido.Veja como
    o meu ficou:
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    6º Passo
    Agora
    é só fazer o personagem ganhar as poções.Você pode fazer o personagem
    batalhar com inimigos e ganhar as poções, fazer ele comprar ou apenas
    fazer com que um NPC dê para ele as 5 poções.Fica no seu critério.Mas se
    estiver querendo testar logo, faça com que um NPC dê as 5 poções para
    ele.

    Pronto!!Você fez seu primeiro ou não trabalho com variáveis!

    2º Exemplo de Uso
    - Se você já fez o 1º Exemplo, já tem uma noção básica de como usar
    variáveis, esse segundo exemplo vai reforçar e te fornecer algumas
    informações que o ajudarão muito nos seus sistemas.Que tal criar uma
    senha para o personagem?"Pode até ser um exemplo de variável mas para que eu usaria uma senha?"-
    Ora, para incrementar o jogo.Exemplo: Vou fazer um banqueiro.Pra deixar
    o jogo mais legal, vou fazer precisar de uma senha para o banqueiro
    aceitar a retirada/depósito.Mas aqui vamos apenas fazer a senha.Se
    quiser um sistema de banco completo para VX, eu fiz.Nele, você tem
    inúmeras possibilidades.Você cria uma senha para sua conta, tem como
    modificar a senha, cria uma nova conta, verificar saldo, depósito e
    retirada.Se você estudar ele vai descobrir muitas coisas sobre
    variaveis!Clique Aki para acessá-lo, eu atualizei ele e coloquei a versão 2.0 antes de lançar o tópico.
    Spoiler:
    1º Passo Faça um NPC e coloque para ele perguntar se
    quer criar uma senha, coloque opções.Na opção "Não" não coloque nada.Na
    opção Sim, coloque ele falando: "Ok, insira sua senha".E agora começa o
    trabalho com variáveis!Então, coloque para o personagem Armazenar Número
    na Variável 001.Coloque um nome na variável 002 de "Senha Digitada" com
    5 dígitos.Veja como ficou o meu evento:
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    2º Passo
    Ótimo,
    agora vamos fazer com que a senha digitada se transforme na senha real,
    ou seja, a senha que fica fixada, que ele sempre terá que digitar.Crie
    uma variável, variável 003.Com nome de "Senha Atual", coloque Substituir
    e coloque variável senha digitada.Agora preste atenção na variável.A
    variável senha atual, que é a que você selecionou vai se substituir pela
    variável Senha Digitada.Ou seja, a variável senha digitada vai passar
    seu número para a variável senha atual, fazendo com que a variável senha
    atual tenha o valor que o personagem digitou.
    "Mas porque não posso simplesmente armazenar o número na senha digitada e deixar lá?"
    - Porque aí, você vai ter que ficar criando um monte de variáveis para
    cada dígito de senha que for fazer.O que eu quero dizer é que o
    personagem vai ter que digitar a senha pra mudar ela, vai ter que
    digitar a senha pra usar ela em outras coisas e etc.Então ele precisa de
    uma variável para armazenar o que ele digita.Agora, veja como ficou a
    variável.


    3º Passo
    Agora,
    precisamos zerar a variável senha digitada para ela ser usada mais
    tarde, para isso é só ir em opção de variável, selecionar a variável
    002, substituir e no constante colocar zero.Depois, faça com que o NPC
    do banco diga: Sua Senha é \v[3]!
    OBS: Você reparou no \v[3]?
    Esse comando serve para mostrar uma variável, no caso, a variável 3,
    que é a variável senha atual.Depois, coloque: Opção de Switch Local A
    [ON].Para ele ir para a próxima página.Veja como ficou meu evento:
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    4º Passo
    Agora,
    crie uma nova página e no condições de evento coloque Switch Local A
    [ON].Agora faça o NPC dizer "O que você quer fazer?" e coloque três
    opções.Na primeira, coloque "Digitar Senha" na segunda, "Nova Senha", na
    terceira, "Nada".
    Deixe "Nada" em branco.No Digitar Senha, coloque: Armazenar Número 5 Dígitos, na variável 002 (É a variável senha digitada).Veja como está ficando meu evento:
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    5º Passo
    Agora,
    crie uma condição.Agora vamos inverter.Eu vou dizer o que é pra você
    fazer e você faz na condição o que você acha que é pra fazer.Então,
    coloque na condição: Se a variável 002(senha digitada) ser igual á
    variável 003(senha atual) acontece o que colocar dentro da condição.Com
    exeção.Agora, veja se você acertou, sua condição era pra ficar assim:

    Por que assim?Raciocine, observe a condição.Se, a variável Senha Digitada for, Igual A variável Senha Atual, acontece alguma coisa.

    6º Passo
    Dentro
    da exeção, coloque o NPC dizendo: "A senha está errada.", depois, você
    precisa zerar a variável 002,para isso é só ir em opção de variável,
    selecionar a variável 002, substituir e no constante colocar zero
    Dentro
    da condição, coloque o NPC falando: "A senha está certa!", depois, você
    precisa zerar a variável 002,para isso é só ir em opção de variável,
    selecionar a variável 002, substituir e no constante colocar zero e
    pronto!Veja como ficou o meu evento:
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    7º Passo
    Agora
    só falta fazer a nova senha.Para isso, faça o NPC dizer: "Ahh, então
    você quer uma nova senha?Então, me diga qual é.", aí coloque uma Label
    com o nome de Senha (você já vai saber por que.) em baixo coloque para
    Armazenar Número na variável 002, 5 Dígitos.A variável
    002 é a variável senha digitada.Agora, faça ele perguntando: "A senha
    digitada é \v[2], quer que essa seja sua senha?", depois coloque
    escolhas.Sim e Não.Na escolha não, faça o NPC dizer: "Então insira sua
    senha novamente."zere a variável 002, e coloque o comando "Ir para
    Label" e coloque exatamente o nome da Label que era "Senha".Então, ele
    vai voltar para aquele ponto do evento, em que você digita a senha.
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    8º Passo
    Estamos
    quase no final.Agora, na opção "Sim", vamos fazer ele dizendo:
    "Pronto".Depois, coloque: Opção de variável 003 (Senha Atual) Substituir
    pela Variável 002 (Senha Digitada).Assim, a variável 003, que é a senha
    atual se transforme na senha digitada, que é pra ser a nova.Veja a
    variável:


    9º Passo
    Depois, zere a variável senha digitada.Veja como ficou o evento:
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    Pronto, terminamos o segundo exercício.Espero que tenha aprendido, e boa sorte com seus sistemas!

    Estimo
    que perdi duas horas de sono fazendo essa aula, estive escrevendo,
    pensando, fazendo no evento, tirando screens, recortando screens e
    hospedando as imagens durante esse tempo para fazer esse tutorial.
    Por isso espero que vocês tenham mesmo aprendido a mecher e como aplicar as variáveis.Demorei um tempinho mas está aqui!
    Desfrutem.

    xX Alemao Xx - Fazer o tutorial, disponibilizar as imagens para ele e fazer as letras de design.
    MRM - Algun lugar para eu postar o suporte para os outros e mostrar meu esforço xD


    Última edição por jiraya em Dom Jun 12, 2011 11:51 am, editado 2 vez(es) (Razão : Esqueci de uma coisa)

      Data/hora atual: Qua Dez 07, 2016 7:24 am